Exposição “O Culto do Espírito Santo no Brasil Meridional” abre nesta terça-feira

02/09/2014 10:19

Uma das maiores expressões da Cultura Açoriana no Estado de Santa Catarina é o Culto ao Espírito Santo. Esta herança é demonstrada através das Festas do Divino, onde o sagrado e o profano convivem lado a lado, e foi esta temática que Joi Cletison escolheu para esta exposição.

A exposição é composta por 20 fotos no tamanho 50X70 cm, ampliadas em papel fotográfico fosco em cores. As imagens foram capturadas em diversas festas do Divino que acontecem no litoral de Santa Catarina. Na exposição será mostrando a devoção que a comunidade do litoral tem no Espírito Santo, bem como os cortejos, a coroação, os peditórios, as novenas, etc.

Esta exposição já foi mostrada em Porto Alegre durante o 2º Congresso Internacional das Festas do Divino Espírito Santo. Também foi exposta em 2006 no Palácio dos Capitães Generais na cidade de Angra do Heroísmo nos Açores/Portugal. Outra coleção está itinerante pelas outras ilhas do Arquipélago dos Açores e depois circulou o Canadá e os EUA onde possui uma colônia muito forte de açorianos.

Sobre o fotógrafo:

     Joi Cletison Alves, natural do estado de Santa Catarina/Brasil, é historiador e especialista em história de Santa Catarina. Atualmente exerce a função de Diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Atuou na direção do Departamento Artístico Cultural da UFSC onde implantou a Galeria de Arte desta Universidade, também dirigiu várias Instituições culturais no Estado de Santa Catarina. Atua como fotógrafo há mais de 30 anos com dezenas de exposições realizadas no Brasil e outros países.

SERVIÇOS:

Abertura:

02 de setembro de 2014 às 19:30 horas.

 Local:

Casa da Interdependência – Santo Antônio de Lisboa.

 Visitação:

03 a 07/09/2014 durante a festa.

 Realização:

Núcleo de Estudos Açorianos/ Universidade Federal de Santa Catarina.

Para mais informações:

Fone: 3721-8302 / FAX: 3721-8605
www.nea.ufsc.br
nea@nea.ufsc.br

Fonte: Joi Cletison Alves – Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.