Exposição Fotográfica: Abandono II no Centro de Cultura e Eventos

01/08/2018 10:06

Exposição Abandono II – Foto: Jery Carlos de Souza Junior

O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC recebe nesta quarta-feira, 01 de agosto, a exposição fotográfica “Abandono II” do professor aposentado da UFSC Milton Muniz.

Percorrendo as ruas de Florianópolis, observando a fachada do seu casario verifica-se uma sobreposição de estilos, de tempo, de poder econômico representando ariáveis culturais. Sua observação requer isolar cada fachada do seu entorno, avaliando valores intrínseco e extrínseco, histórico, estético e relevância cultural. Podendo estarem isoladas, circundadas por prédio, ou formando conjuntos contínuos, dificultando avaliações do ponto de vista arquitetônico, estético ou urbanístico. Não se preocupando com o poder econômicos histórico. Verifica-se em vários autores, que há uma preocupação constante nessa aparente contradição em relação onde morar, trabalhar ou espairecer tendo uma vida digna, confortável, prazerosa, seja em casa, apartamento. Oficina ou escritório. É importante valorizar a fachada das edificações.

A preocupação é dar minha despretensiosa contribuição à discussão como preservar, conservar ou demolir o casario antigo histórico ou não, dando significado a sua existência, se houver. Quando a edificação deixa de ser uma residência, para a qual foi projetada e construída, assumindo outra função, pode estar preservada sua existência, ou encaminhada à demolição, dando lugar a outra construção. Abandonada, sua existência torna incerta, declara Milton.

Nilton Muniz ingressou na UFSC em 1977 como Prof. de Genética no Departamento de BLG, hoje Departamento de Biologia Celular, Embrionária e Genética (BEG), do Centro de Ciências Biológicas, (CCB).  O interesse dele pela fotografia despertou no ano de 2011 após a realização de um curso fotográfico no SENAC. A exposição Abandono é o resultado de um trabalho realizado entre os anos de 2013 a 2016, no qual o Professor captou cerca de 400 imagens de edificações do centro de Florianópolis.

Foto: Milton Muniz

Para a exposição foram selecionadas 60 imagens, as fotográficas digitais foram captadas no formato RAW e reveladas através do aplicativo Lightroom, preservando o formado original da câmara. As imagens foram impressas nas dimensões 30 x 45 cm e, na apresentação as fotos foram adesivadas, com fita transparente, em recortes de papelão nas dimensões 35 x 50 cm e dispostas no formato varal de fotografias.

A Exposição “Abandono II” permanece no Espaço Expositivo do Centro de Cultua e Eventos até o dia 30 de agosto e esta aberta para visitação de segunda à sexta-feira das 8h às 20h.

O ciclo de exposições “Abandono” iniciou em julho deste na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) com a montagem “Abandono I”, este ano será montada no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE) a exposição Abandono III e o Hall da Reitoria receberá “Abandono IV”.

Serviço:

O quê: Exposição Abandono II de Nilton Muniz
Quando: de 01 de agosto até 30 de agosto de segunda à sexta-feira das 8h às 20h
Onde: Espaço Expositivo – Centro de Cultura e Eventos da UFSC