Exposição do artista plástico luso-brasileiro Miguel Noronha, até o dia 10/04 no Hall da Reitoria da UFSC

04/04/2018 16:07

“Paraísos em Chamas”, obra de Mignor.

A exposição “Portugal-Brasil: Paraísos em Chamas”, do artista plástico luso-brasileiro Miguel Noronha, conhecido como Mignor, permanece aberta à visitação pública até esta terça-feira, dia 10. São 30 quadros com técnicas que vão de desenhos digitais a tintas acrílicas sobre tela. A mostra é aberta á comunidade e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, no Hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. Depois de ter sido apresentada em outros espaços da cidade, agora a mostra chega à UFSC.

Com uma profusão de cores, o artista chama a atenção para a riqueza natural e cultural dos dois países, Brasil e Portugal, e diz que o “paraíso em chamas” refere-se às potencialidades dos dois países de atingirem um estágio de paraíso, mas reconhece que atualmente os países passam por suas crises. O artista trata de assuntos sérios, como a desigualdade social, em que metade da riqueza do planeta está nas mãos de 1% da população, e faz isso numa explosão de cores que mescla diversão e denúncia.

“Procura-se o calor da chama, o incêndio dos desejos e das promessas não cumpridas. Ainda está por concretizar a modernidade do bem-estar para todos. E se existe a metáfora do fogo enquanto cor e forma visual, também é possível vermos o seu elemento contrário: a água oceânica que separa as duas nações”, define o artista.

Miguel Noronha, nascido em Angola, chegou a Florianópolis ainda criança, em 1975. O premiado artista luso-brasileiro possui um estilo próprio, versátil e criativo. Estudou arte em Florianópolis, no Centro Integrado de Cultura e na Universidade do Estado de Santa Catarina, e é formado em pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Encontra-se representado com suas obras em países como Brasil, Portugal, Espanha, França, Austrália e Alemanha.

A realização desta exposição na UFSC tem o apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade.

Desenho do artista Mignor.

Serviço:

O quê: Exposição de desenhos e pinturas do artista plástico luso-brasileiro Miguel Noronha (Mignor)
Onde: Hall da Reitoria da UFSC, Trindade, Campus da UFSC Florianópolis, SC.
Quando: De 20 de março a 10 de abril de 2018. Visitação de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas.
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Contato: Assessoria do artista: (48) 98478-5373. Na UFSC: (48) 3721-7233

Veja Currículo do Artista

Veja “Uma poética da alegria” texto crítico de Péricles Prade, na Revista Osíris: Artes Visuais

[CW] DAC: SeCArte: UFSC, com textos e fotos do artista.