Exposição comemorativa dos 50 anos da Independência de Angola

07/11/2025 10:30

Na terça-feira, 11 de novembro, às 18h, será aberta no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (MArquE/UFSC) a exposição comemorativa dos 50 anos da Independência de Angola. A mostra é promovida pelo Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas e pela Associação dos Angolanos em Florianópolis, com apoio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), MArquE, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER).

Com curadoria da antropóloga Ilka Boaventura Leite, coordenadora do Instituto Kadila e do Projeto Kadila — Culturas e Ambientes (2012–2018), a exposição apresenta um panorama histórico e cultural de Angola, abordando desde o período colonial, passando pela guerra civil e o processo de independência em 1975, até os desafios e conquistas do país na contemporaneidade.

Entre os temas abordados estão a geografia e as riquezas naturais, as línguas e etnias, a educação, a literatura, a música, a culinária e a urbanidade. A mostra também destaca experiências de campo realizadas por professores da UFSC no Deserto do Namibe, no sul de Angola, durante o Projeto Kadila.

Durante a exposição, será exibido o vídeo “Línguas de Angola”, produzido pelo projeto “Multilinguismos: diálogos com a Educação” (CNPq), sob coordenação da professora Cristine Gorski Severo, com edição dos estudantes Gregório B. K. Tchitutumia e Luiz Fillipe Fernandes.

A comunidade angolana representa a maior parte dos estudantes africanos da universidade e constitui o maior grupo de imigrantes do continente africano em Florianópolis. Diante do desconhecimento generalizado sobre a história e a relevância de Angola no contexto africano, esta é a primeira exposição dedicada ao continente africano realizada no MArquE, com forte caráter educativo e cultural.

O MArquE funciona de terça a sexta-feira, das 7h às 19h (entrada até 18h30). A exposição ficará aberta ao público até o início de fevereiro de 2026. Visitas mediadas podem ser agendadas diretamente com a administração do Museu.

>> Serviço

O quê: Exposição comemorativa dos 50 anos da Independência de Angola
Onde:  Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE) – Campus Trindade, Florianópolis
Quando: Abertura – terça-feira, 11/11/2025 | 18h – visitação  de terça a sexta-feira |  7h às 19h (entrada até 18h30)
Informações e agendamentos:  museu.ufsc.br | marque@contato.ufsc.br | 48 3721-6421

Tags: 50 anos da Independência de AngolaArteCulturaexposiçãoMArquE – Museu de Arqueologia e EtnologiaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina