Exposição Açores: Fotografias de Maurício Abreu

17/06/2016 10:32

convite_expo_acores_JPGEm parceria com o Museu Histórico Emílio da Silva, o Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC apresenta a exposição fotográfica “AÇORES” do fotógrafo português Mauricio de Abreu. A mostra traz a nostalgia do arquipélago com imagens da zona rural de varias ilhas. A religiosidade, a forma simples de cultivar o campo, a arquitetura e também paisagens naturais. São 32 fotografias 30×40 ampliadas em papel fotográfico brilhante. É a partir de 12 de junho no museu que fica na cidade de Jaraguá do Sul/SC e poderá ser visitada até dia 15 de julho de 2016.

O Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina atua na pesquisa e também na divulgação e preservação das raízes açorianas no Brasil e em especial no litoral do Estado de Santa Catarina. Também atua na divulgação do Arquipélago dos Açores para os descendentes dos colonizadores açorianos de diversas gerações que chegaram aqui no século XVIII. Promovem cursos, palestras, mostras de filmes, folclore, artesanato e de fotografias com os temas mais diversos para mostra a realidade dos Açores.

LOCAL: Museu Histórico “Emílio da Silva”                                                           ExpoAcores_MauricioAbreu_03
Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 247 – Praça Ângelo PiazeraBairro: Centro – CEP: 89251-700 – Jaraguá do Sul – SC

PERÍODO: 12/06 a 15/07/2016

VISITAÇÃO: Terça a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 16h30

sábado, das 9 às 12 horas.

CONTATOS: (48) 3721.8606 ou  (47) 3371-8346

PROMOÇÃO:

Museu Histórico “Emílio da Silva”

Universidade Federal de Santa Catarina

Secretaria de Cultura e Arte

REALIZAÇÃO:

Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC

APOIO: Direcção Regional das Comunidades – Governo dos Açores
ExpoAcores_MauricioAbreu_04            ExpoAcores_MauricioAbreu_09             ExpoAcores_MauricioAbreu_10

Maurício Abreu – Nasceu em Coimbra em 1954. Concluiu a licenciatura em engenharia eletrotécnica no IST em 1978. A partir de 1983, dedicou-se exclusivamente à fotografia, tendo desenvolvido diversos trabalhos como fotógrafo, produtor e editor, nas áreas do patrimônio natural e cultural, da etnografia e da arquitetura tradicional. É autor e editor de uma coleção de livros fotográficos sobre várias regiões de Portugal: Alentejo, Ribatejo, Açores, Madeira, Algarve, Setúbal e Norte Alentejano, além disso tem diversos livros publicados nas principais editoras portuguesas. Em 1997 recebeu  a Medalha de Honra de Cultura da Cidade de Setúbal. E em 2009 foi eleito QEP (Qualified European Photographer) pela FEP ( Federação das European National Professional Photographers Associations ) na Bélgica.

Mais informações sobre o fotografo poderão ser obtidas no endereço www.mauricioabreu.com