Experimenta: performance “Céu” de Volmir Cordeiro, nesta terça, 30/10

30/10/2018 10:00

Céu, espetáculo do artista Volmir Cordeiro, hoje residente na França, será apresentado primeira vez em Florianópolis, nesta terça-feira, 30 de outubro, às 19h, na Sala de Espetáculo Caixa Preta, Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. A performance Céu faz parte da programação da terceira edição do Experimenta | Semana de Arte da UFSC, evento realizado pela Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC que ocorre de 29 de outubro a 01 de novembro de 2018. Após a apresentação haverá um debate com a presença do artista.

Os ingressos para os espetáculos “Céu” estão disponíveis gratuitamente no Departamento de Cultura e Eventos, piso terro do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Também serão distribuídos no local do evento antes da apresentação.

[Confira aqui e confira a programação completa da terceira edição do Experimenta]

Sobre o espetáculo “Céu”

Considerado por seu criador uma “dança de posturas”, o solo Céu traça uma espécie de parentesco corporal com a imagem de corpos associados à uma parcela marginal da humanidade.

No espetáculo de 30 minutos, criado em 2012 como parte do mestrado que concluía na França, Volmir parte da ideia de que o céu é um espaço infinito e sem hierarquias, onde não existe a diferença entre as pessoas. Aliado a esse conceito, surge a ideia de se expor e o bailarino convida o público a lhe conhecer. Nessa intenção, dança com um figurino que “veste a nudez”, nas suas palavras. Trata-se de um collant transparente que vai da barriga aos joelhos, deixando seu sexo à mostra. “É uma roupa que produz estranhamento, porosidade e fricção, além de ser muito frágil, aumentando ainda mais esse aspecto da exposição”, explica o artista.

“Qual é a política desse gesto de incluir o espectador sem uma proposta participativa? O desafio é ter a participação do público só a partir da atividade do olhar. O que é e como identificar esses gestos que se endereçam ao espectador? Essas são algumas perguntas que vou tentando responder com a pesquisa de Céu”, elabora Volmir.

O tom do espetáculo é performático – parte da ação. Não há uma narrativa tradicional que permeia a obra. A luz escolhida por Volmir também é expositiva e sem movimentos. Na trilha sonora, um desfecho musical que reconecta Volmir ao Brasil: a canção Peixe, dos Doces Bárbaros (grupo musical do período tropicalista, dos anos 1970, composto por Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil), que, com a repetição dos versos “Peixe, deixa eu te ver, peixe, deixa eu te ver, peixe”, também elucida a proposta de aproximação de Volmir com o público.

Céu nasceu no Mestrado em Dança, Criação e Performance, sediado no Centre Nacional de Dança Contemporânea (CNDC), dirigido pela coreógrafa Emmanuelle Huynh, em parceria com Universidade Paris VIII e a Escola de Belas Artes de Angers, na França. Foi com esse espetáculo que Volmir se lançou no mercado da dança como coreógrafo profissional.

Apresentado com frequência na França, o espetáculo esteve em países como Canadá, Cuba, Bélgica, Alemanha, Espanha, Bélgica, Portugal, Alemanha, Suíça, entre outros.

Sobre o artista

Volmir Cordeiro (Brasil, 1987) é doutorando em dança pela Universidade Paris 8 (França). Em 2011 muda para a França para realizar estudos coreográficos no Mestrado Essais – Centre National de Danse Contemporaine d’Angers (direção Emmanuelle Huynh). Artista-pesquisador, trabalhou como intérprete com os coreógrafos Alejandro Ahmed, Lia Rodrigues, Cristina Moura, Xavier Le Roy, Laurent Pichaud & Rémy Héritier, Emmanuelle Huynh, Jocelyn Cottencin et Vera Mantero.

A partir de 2012 começa a realizar seus próprios projetos como coreógrafo, apresentando suas peças em diversos festivais internacionais. Volmir Cordeiro foi artista associado durante o ano de 2015 na Ménagerie de Verre, em Paris, e a partir de 2017 é artista associado ao Centre National de la Danse (CND) em Pantin (França). Ensina regularmente em escolas de formação coreográfica como no Mestrado Exerce – Montpellier, França, Mestrado Drama – Gent, Bélgica e no Espaço Nave, em Chile, na formação Por que me muevo? e na P.A.R.T.S, na Bélgica.

3ºExperimenta

Realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) o Experimenta visa divulgar a nova produção cultural desenvolvida na UFSC baseada na pesquisa em arte, proporcionado o acesso a diferentes linguagens artísticas e culturais, oferecendo a comunidade acadêmica um espaço de apresentação artística além de promover o interesse pela arte no meio universitário e incentivar a união dos diversos departamentos da UFSC em torno da cultura e da arte.

A terceira edição do Experimenta tem o apoio da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD), Departamento Artístico Cultural (DAC), Departamento de Cultura e Eventos (DCEven), Departamento de Artes (ART) e do Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC).

Serviço:

O quê: Performance “Céu” | Volmir Cordeiro
Quando: 30 de outubro | 19h
Onde: Sala Caixa Preta | Bloco D – CCE |UFSC – Campus Trindade.

(Após a performance haverá debate com a presença do artista)

Ficha Técnica de Céu

Coreografa, interpretação e figurino: Volmir Cordeiro.
Luz: Beto de Faria
Fotos: Laurent Friquet
Agradecimentos: Centre National de Danse Contemporaine d’Angers, Emmanuelle Huynh, Aymar Crosnier, Anne Kerzerho, Marie Leduc, Jennifer Lacey, Nuno Bizarro, Isabelle Launay, Claudia Triozzi, Valdete Cordeiro, Lia Rodrigues, Ana Kamozaki, Jamil Cardoso, Anne-Lise Le Gac, Ana Rita Teodoro, Anna Gaiotti, Katerina Andreou, Carolina Campos, Mélanie Papin e Pauline Baillemont
Apoio: Institut Français.