Experimenta: Lançamento do livro ‘Luz em Einstein’, de Carmen Fossari, com projeção de imagens, na Igrejinha da UFSC, dia 30/10

30/10/2018 09:50

Capa do livro

O livro “Luz em Einstein”, escrito por Carmen Fossari sobre a vida e a obra de Albert Einstein, será lançado em sessão de autógrafos no dia 30 de outubro, terça-feira, às 19h30min, na Igrejinha da UFSC. Durante o lançamento do livro haverá intervenção visual com projeção de fotografias da vida do cientista nas paredes externas da Igrejinha (se chover, dentro da Igrejinha). A autora é coordenadora e ministrante da Oficina Permanente de Teatro do Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC. Este lançamento do livro faz parte da terceira edição do Experimenta: evento realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, que objetiva levar atrações culturais a diversos espaços da Universidade.

O livro “Luz em Einstein”, com trabalho editorial de Luiza Moreira, é um lançamento da Editora Delicatta, de São Paulo, cidade onde foi lançado neste ano, na Bienal Internacional do Livro  A obra traz a peça teatral cuja montagem, dirigida por Carmen Fossari com o Grupo Pesquisa Teatro Novo do DAC (UFSC), teve estreia em fins do ano passado.

O texto começou a ser pesquisado para a celebração do Ano da Luz da Unesco, mas, por diversos motivos, acabou se prolongando. A motivação para a continuidade do trabalho a autora credita às palestras do astrofísico Adolfo Stotz Neto proferidas ao Grupo Pesquisa Teatro Novo, sobre o universo da obra de Albert Einstein: “Desde então, milhares de páginas lidas, desde biografias, a obras autorais e sobre ele, em três anos intensos, onde o sol e a lua eu espreitava sob o prisma einsteiniano”, diz a autora.

Luz em Einstein – o livro

A obra ‘Luz em Einstein’ prioriza e estabelece uma relação entre espaço/tempo com a presença simultânea de Albert Einstein em tempos diferenciados de sua vida, recriando a cultura da paz tanto pregada por ele, que era ferrenho antibelicista.  Dentre os fatos que o cientista viveu estão a Alemanha antes da segunda Guerra Mundial; a criação do Estado de Israel; o erro – por Einstein assumido e lamentado – ao projetar que a Alemanha estava produzindo uma bomba atômica, o que o fez escrever uma carta alertando tal fato ao Presidente Roosevelt – carta essa que, caindo em outras mãos, acabou acelerando a criação e o uso da bomba atômica, projeto que já estava em andamento nos Estados Unidos. A militância antibelicista neste livro revela um aspecto muito marcante da vida do gênio.

O texto perpassa pelas teorias que vão sendo reveladas ao público no transcorrer da peço, mescla-se à rigidez de algumas cenas do universo da Ciência, como os postulados de Einstein com cenas onde habitam personagens do universo de cotidianidades que evocam o lado lúdico do cientista em seu dia a dia, concomitante habitava seu mundo laboral abstrato (para ele concreto) da física, tudo com o intuito de tornar o universo da Ciência matéria prima à arte. Einstein e seus enunciados científicos revolucionaram a Ciência, junto com seus pares cientistas – a física quântica quebrou paradigmas. O desenvolvimento acelerado das tecnologias modernas que abarcam a sociedade do conhecimento bem como a compreensão do movimento do universo, da relatividade do tempo, o tempo-espaço — como uma dimensão indissociável — não resultam, dada a genialidade de seus enunciados, menores do que o exercício de sua cidadania: apregoou um mundo mais humano e de paz. O cientista e o cidadão, o humor e o amor, a mente laboratório e o coração imenso, esse foi Albert Einstein.

Carmen Fossari

Sobre a autora

Mestre em Literatura Brasileira, pela UFSC, com opção em Teatro, e doutora, também pela UFSC, em Engenharia e Gestão do Conhecimento com a tese “Criacão do Conhecimento em Processos Dramatúrgicos à Luz do Texto Literário”. Diretora de Espetáculos do Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC. Coordenadora e professora da Oficina Permanente de Teatro da UFSC. Diretora e fundadora do Grupo Pesquisa Teatro Novo/UFSC.

Atriz, escritora, produtora e diretora teatral, já dirigiu e produziu mais de 60 peças teatrais nas categorias de Teatro Adulto, Infantil, de Títeres e de Rua.

Textos das orelhas do livro

Luz em Einstein

A Arte é uma ciência onde a humanidade descobre e inventa a si mesma. A Ciência é uma arte onde a humanidade descobre e inventa o seu próprio caminho. Unir as duas é tarefa nobre e reservada aos que sendo artistas são verdadeiros cientistas ao fazê-lo. Luz em Einstein demonstra claramente o quanto a teatróloga Carmen Fossari se torna uma cientista da arte ao nos encantar no palco com a vida do maior gênio do século vinte, imortal para todos os séculos, como a peça que aqui vira livro.

Adolfo Stotz Neto – Astrofísico e escritor, Diretor do Grupo de Estudos Astronômicos (GEA) da UFSC

O estético e o ético em “Luz em Einstein”

“Luz em Einstein” de Carmen L. Fossari é, sem dúvida, um excelente espetáculo no sentido estético. Ótima direção, bons atores, figurino primoroso, iluminação perfeita e cenário criativo. Há, todavia, em “Luz em Einstein”, um sentido ético que não se esgota no deslumbramento dos sentidos. Ali é mostrado um Einstein perseguido, tanto na Alemanha nazista, quanto pelo macartismo americano. Alguém que manteve seus ideais de liberdade e lutou pela paz e contra a injustiça. O que vi em “Luz em Einstein” não foi apenas uma pérola para os sentidos, mas um aviso de tempos sombrios e de injustiças. “Luz em Einstein” nos lembra que a arte é também consciência de um tempo. Ela nos alerta para o que foi e pode ser novamente, para o totalitarismo que anda à espreita.

Maria de Lourdes Alves Borges “Dudi” – Dra. em Filosofia, escritora e professora de Filosofia da UFSC.

3º EXPERIMENTA

A terceira edição do Experimenta acontece entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro e tem por objetivo levar aos diversos espaços da Universidade atrações culturais como dança, música, teatro, performances e workshops, proporcionando à comunidade acadêmica universitária uma semana de espetáculos nas mais diversas formas de expressão artística. O evento, realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC com o apoio do SESC, é aberto ao público e gratuito.

Veja a programação completa do Experimenta em http://secarte.ufsc.br/experimenta/

Serviço:

O quê: Lançamento do livro “Luz em Einstein”, de Carmen Fossari
Quando: dia 30 de outubro de 2018, terça-feira, às 19h30min.
Onde: Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC).
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Contato: Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC: (48) 3721-3853, 3721-6493 ou 3721-9447 | www.dac.ufsc.br

Matheus Bonfim/ Estagiário de Jornalismo/ DAC/ SeCArte/ UFSC/ com textos e fotos da autora