Experimenta: Exposição de Gravuras Digitais de Carlos Fante abre no Hall da Reitoria da UFSC, dia 25 de outubro, às 19h30

24/10/2018 13:38

Gravura Digital de Carlos Fante.

Abre nesta quinta-feira, dia 25 de outubro, às 19h30, no Hall da Reitoria da UFSC, a exposição artística de Gravuras Digitais, autoria de Carlos Fante. A exposição contará com cerca de 20 gravuras elaboradas a partir do processo gráfico de software de imagens. A exposição é gratuita e aberta à comunidade e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 07 às 20 horas, até o dia 08 de novembro. A mostra faz parte da terceira edição do Experimenta, evento realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, que pretende levar aos diversos espaços da Universidade atrações culturais, proporcionando à comunidade universitária uma semana de espetáculos nas mais diversas formas de expressão artística.

A exposição

Produzidas a partir de imagens fotográficas, pinturas, colagens ou de imagens livres, as Gravuras Digitais são expressões artísticas de caráter gráfico reproduzidas sobre superfícies bidimensionais trabalhadas em software livres de imagens e, posteriormente, são materializadas e impressas em suporte de papel. A exposição não possui uma temática fechada, tratando-se de figuras abstratas, com formas e cores diversas, em tamanhos variáveis, com dimensões entre de 30 e 55cm, que expressam a arte de Carlos Fante. Os trabalhos foram produzidos em 2016 e 2017; alguns são inéditos e outros já foram apresentados em exposição.

ravura Digital de Carlos Fante.

O artista

Carlos Fante é um artista autodidata, amante de texturas e de imagens, acadêmico de História, é servidor da UFSC junto ao Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte onde coordena o projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte; atua também como Coordenador de Arte e Cultura da Associação Círculo Artístico Teodora. Iniciou os seus estudos em gravuras na década de 1980, influenciado por Doraci Girrulat, artista plástica que teve um papel expressivo na introdução da arte contemporânea em Santa Catarina. O artista já trabalhou como figurinista e com cenários de peças de teatro, além de apresentar, no ano passado, a exposição “Amores Modestos”, no Círculo Artístico Teodora, também com gravuras digitais.

Experimenta

A terceira edição do Experimenta acontece entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro e tem por objetivo levar aos diversos espaços da Universidade atrações culturais como dança, música, teatro, performances e workshops, proporcionando à comunidade acadêmica universitária uma semana de espetáculos nas mais diversas formas de expressão artística. O evento, realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, tem o apoio do SESC e é gratuito e aberto ao público.

“Experimentar” significa incentivar a produção no campo das artes e aproximar essas diferentes linguagens artísticas. “Queremos mostrar o que a UFSC produz em relação às artes, mudar essa ideia que a arte é só extensão. Arte também é pesquisa e produção”, explica a Secretária de Cultura e Arte da UFSC, Maria de Lourdes Alves Borges.

Este ano, o evento enfatiza a liberdade de expressão artística e enfoca a questão de gênero. Na opinião da Secretária de Cultura e Arte da UFSC, Profa. Maria de Lourdes Alves Borges, a arte atua na intervenção da realidade e provoca reações. “Nós entendemos que a arte precisa de liberdade para florescer, sendo uma dimensão essencial para o desenvolvimento da prórpia humanidade. Nesse sentido, a Universidade fomenta e apoia as manifestações artísticas, nas suas várias linguagens.” declara a Secretária de Cultura e Arte da UFSC.

A abertura oficial do Experimenta será na segunda-feira, dia 29 de outubro, às 19h30, no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. Logo em seguida, no mesmo local, às 20 horas, haverá a apresentação do espetáculo: “Domínio Público” em que quatro artistas se colocam diante do público – sem a intermediação de plataformas digitais – com microfones abertos para amplificar o que sabemos sobre aquilo que pensamos.

Veja a programação completa do Experimenta em secarte.ufsc.br/experimenta

Serviço:

O quê: Exposição artística de Gravuras Digitais, de Carlos Fante
Quando: Abertura: dia 25 de outubro de 2018, quinta-feira, às 19h30. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, até 08 de novembro.
Onde: Hall da Reitoria, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis (SC)
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade
Classificação: Livre
Contato: Telefone: +55 (48) 3721-2498, 3721-9447  |  E-mail:
3º EXPERIMENTA: secarte.ufsc.br/experimenta

Matheus Bonfim/ Estagiário de Jornalismo/ DAC/ SeCArte/ UFSC