Experimenta: Espetáculo “Clownsificados” do Grupo Abapuru e Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC se apresentam na UFSC, Campus Araranguá

31/10/2018 07:40

A terceira edição do Experimenta vai até o Compus da UFSC em Araranguá, são duas atrações que serão apresentadas em três sessões. Na segunda-feira, 29 de outubro, às 13h e às 20h, o Grupo Abapuru de Florianópolis apresenta o espetáculo CLOWNSIFICADOS, e no dia 31 de outubro, quinta-feira, às 13h o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC apresentam seu repertório variado, com músicas populares e eruditas, de autores brasileiros e internacionais. As atrações se apresentam no Hall da Unidade do bairro Jardim das Avenidas.

O Experimenta, evento realizado pela Secretária de Cultura e Arte da UFSC, que pretende levar aos diversos espaços da Universidade atrações culturais como dança, música, teatro, performances e workshops proporcionando a comunidade universitária uma semana de espetáculos nas mais diversas formas de expressão artística.

CLOWNSIFICADOS

Formado dentro do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Grupo Abaporu apresenta “Clownsificados”, um espetáculo que aborda, de forma cômica, a triste realidade da vida do artista. O grupo leva aos palcos um divertido enredo, onde quatro palhaços desempregados buscam uma nova fonte de sustento diante do público. Valendo-se de uma dose certa de humor, o trabalho questiona o fazer artístico e os problemas de não se poder ganhar a vida somente com a arte.

Sinopse

A vida nem sempre é feita de sorrisos, nem mesmo quando você nasceu para ser palhaço. Quando faltam as gargalhadas, falta também o papel-moeda. O que seria do artista se ele fosse forçado a não mais fazer arte? Como se sairia tendo que performar um papel que não o de sua natureza? Em “Clownsificados” os palhaços do Grupo Abaporu tentam ganhar a vida em outros trabalhos. Quatro clowns a procura de um emprego encontram em uma folha de jornal a solução: uma plateia!

Grupo Abapuru | Foto: Divulgação

Histórico do Grupo

O grupo, inicialmente de pesquisa acadêmica, formou-se no ano de 2014 dentro do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O foco da companhia gira em torno do interesse pelas fascinantes máscaras larvárias, e especificamente pela pedagogia do pedagogo teatral francês Jaques Lecoq. Partindo da orientação de Sassá Moretti, professora da UFSC e coordenadora do FITA (Festival Internacional de Teatro de Animação), os seis integrantes do grupo, composto por discentes e egressos do Curso de Artes Cênicas da UFSC, desenvolvem nestes anos inúmeras pesquisas em torno da máscara. O grupo conta ainda, com apoio de produção de Olivia Dias, egressa da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O nome “Abaporu” batizou o grupo devido à estética das máscaras larvárias, que tradicionalmente têm proporções muito maiores do que o rosto humano, assim como no quadro homônimo da pintora Tarsila do Amaral.

Madrigal e da Orquestra de Câmara da UFSC | Foto: Jair Quint

Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC

Criados em 2009, os projetos de extensão Madrigal da UFSC e Orquestra de Câmara da UFSC têm por objetivo fomentar e difundir a música vocal e instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que fazem parte dos cursos de graduação da UFSC, um espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais. Os projetos também visam divulgar a música erudita e popular, através de apresentações, incentivando a formação e a cultura local. O Madrigal e da Orquestra de Câmara veio enriquecer, ainda mais, as atividades musicais desenvolvidas pelo DAC. Com o apoio da administração central da UFSC, os estudantes podem dedicar-se à música, desenvolvendo ainda mais os seus potenciais. A realização cultural é uma ação social onde se exercita, se descobre e se mostra a identidade individual e coletiva. É uma transmissão de informações com variadas possibilidades. Os trabalhos do Madrigal e da Orquestra de Câmara são coordenados por Miriam Moritz, que é regente do Coral da UFSC desde 2004.

Experimenta

A terceira edição do Experimenta acontece entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro e tem por objetivo levar aos diversos espaços da Universidade atrações culturais como dança, música, teatro, performances e workshops, proporcionando à comunidade acadêmica universitária uma semana de espetáculos nas mais diversas formas de expressão artística. O evento, realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, tem o apoio Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD), Departamento Artístico Cultural (DAC), Departamento de Cultura e Eventos (DCEven), Departamento de Artes (ART) e do Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC). Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público.

“Experimentar” significa incentivar a produção no campo das artes e aproximar essas diferentes linguagens artísticas. “Queremos mostrar o que a UFSC produz em relação às artes, mudar essa ideia que a arte é só extensão. Arte também é pesquisa e produção”, explica a Secretária de Cultura e Arte da UFSC, Maria de Lourdes Alves Borges.

Este ano, o evento enfatiza a liberdade de expressão artística e enfoca a questão de gênero. Na opinião da Secretária de Cultura e Arte da UFSC, Profa. Maria de Lourdes Alves Borges, a arte atua na intervenção da realidade e provoca reações. “Nós entendemos que a arte precisa de liberdade para florescer, sendo uma dimensão essencial para o desenvolvimento da própria humanidade. Nesse sentido, a Universidade fomenta e apoia as manifestações artísticas, nas suas várias linguagens.” declara a Secretária de Cultura e Arte da UFSC.

A abertura oficial do Experimenta será na segunda-feira, dia 29 de outubro, às 19h30, no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. Logo em seguida, no mesmo local, às 20 horas, haverá a apresentação do espetáculo: “Domínio Público” em que quatro artistas se colocam diante do público – sem a intermediação de plataformas digitais – com microfones abertos para amplificar o que sabemos sobre aquilo que pensamos.

Veja a programação completa do Experimenta em secarte.ufsc.br/experimenta

Serviço 1:

O quê: Espetáculo CLOWNSIFICADOS – Grupo Abapuru
Quando: Dia 29 de outubro de 2018, segunda-feira, às 13 horas e às 20 horas
Onde: Hall da Unidade do bairro Jardim das Avenidas, UFSC (Campus Araranguá)
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
3º EXPERIMENTA: secarte.ufsc.br/experimenta

Para contato com o Grupo Abapuru: grupoabaporu@gmail.com | (48) 99905-3283
Rede Social: facebook.com/grupoabaporu

Serviço 2:

O quê: Apresentação do Madrigal e da Orquestra de Câmara da UFSC
Quando: Dia 31 de outubro de 2018, quarta-feira, às 13 horas.
Onde: Hall da Unidade do bairro Jardim das Avenidas, UFSC (Campus Araranguá)
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
3º EXPERIMENTA: secarte.ufsc.br/experimenta
Para contato com o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC: +55 (48) 3721-4437 | +55 (48) 3721-4436

Matheus Bonfim/ Estagiário de Jornalismo/ DAC/ SeCArte/ UFSC