Espetáculos teatrais e muita música marcam o terceiro dia de atrações do “Experimenta – Florescer a Primavera”

19/09/2023 15:29

Quarta-feira, 20 de setembro, a 8ª edição do Experimenta – Florescer a Primavera reunirá na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), diversas atrações de lazer, audiovisual, cine debate, oficina, além de espetáculos teatrais e muita música.

Até o domingo, 24 de setembro o evento reunirá mais de 50 ações em diversos locais da UFSC, nos campi de Florianópolis, Blumenau e Curitibanos. A arte expressa-se por meio de produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, performances entre outras atrações.

A programação completa das atrações está disponível na página: secarte.ufsc.br/experimenta.

Atrações desta quarta-feira, 20 de setembro:

10h | Caminhada – ComparTrilhando: Rota de Arte na UFSC
Onde: Em frente à Igrejinha da UFSC

A atividade desenvolvida pelo Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL), vinculado à SeCArtE. Essa rota se propõe a realizar um percurso de Caminhada Orientada pelo Campus UFSC – Trindade, com o objetivo de conhecer a localização dos Museus (MArquE, Museu do Brinquedo, NEA), Galerias e Obras de Arte (esculturas, mosaicos, murais, pinturas), bem como, outros espaços de referência sócio, histórico e cultural existentes no Campus.

Ao final do percurso será realizado um “piquenique artístico” e, durante o qual cada participante tem a oportunidade de se expressar artisticamente em meio à discussões crítico-reflexivas sobre o experienciado durante a caminhada, manifestando suas percepções, memórias, significações, conexões de sentido etc.

A intenção da rota é ampliar o conhecimento dos participantes, bem como, despertar e sensibilizar o olhar para a percepção de si, para a presença da arte, da beleza e da(s) história(s), que permeia(m) os espaços e lugares que percorremos em nosso cotidiano.

Informações importantes:
a) Qual o tempo de percurso? A atividade tem duração média de 2 horas.
b) O que levar? Água, boné, filtro solar, repelente, roupa confortável, tênis e muita disposição e alegria.
c) E se chover? Em caso de chuva a atividade será cancelada.

“Todo mundo canta a sua terra, eu também vou cantar a minha”. Foto: divulgação.

10h | Oficina – “Todo mundo canta a sua terra, eu também vou cantar a minha”
Onde: Miniauditório do CFH

O projeto decolonial e afroperspectivista, Todo mundo canta a sua terra, eu também vou cantar a minha é um espaço de experimentações/ trocas / aprendizados criado em 2017 tendo início em São Luís do Maranhão. Um projeto que envolve múltiplas linguagens artísticas: música, dança, teatro, folhetins, ebó literário, artesanato (abayomi) e de escrita criativa (letras pretas). Algumas iniciativas realizadas pelo projeto, atuando, alcançou as ruas em vários contextos regional e interregional. Em particular, voltado para a comunidade afrodescendente quiçá aos defensores dos direitos humanos e civis. Apresentado em 2022 no 14° Congresso Mundo de Mulheres sediado em Maputo – Moçambique. fazendo parte do coletivo de Mulheres Negras do Maranhão-Coletivo Mamaputo.

Cantor, compositor e musicista Nunes. Foto: Divulgação.

12h30 | Música – Festival 30 anos – Projeto 12:30 | Nunes e a Onda Perfeita
Onde: Praça da Cidadania | Palco 12:30

Nunes é um cantor, compositor e musicista natural do interior do Paraná, que cresceu em Brasília e reside em Florianópolis. Com influências do Hip Hop, R&B Contemporâneo, MPB, Reggae e música negra, o artista busca trazer sempre originalidade, passeando e combinando diversas referências musicais.

Em seu EP “Bote Um” lançado em 2018, o artista buscou explorar suas ideias de arranjo e composição e buscou amadurecer e solidificar seu trabalho, apresentando em 2021 o EP “Bote Dois”. Em 2022, junto de Aksel , Nico, Martín e Carqueja fundou a banda “Onda Perfeita” e vêm conquistando cada vez mais espaço no cenário autoral.

Projeto Santisystem Reaggae e Dub. Foto: divulgação.

14h30 | Música – Festival 30 anos – Projeto 12:30 | Projeto Santisystem Reaggae e Dub
Onde: Praça da Cidadania | Palco 12:30

O Projeto Santisystem tem a missão de celebrar a vida trazendo a cultura Reaggae Music de origem. O Reggae jamaicano transcende fronteiras como uma voz de protesto e esperança. Originado na luta contra opressão, suas batidas cativantes e letras conscientes ecoam apelos por justiça social, igualdade e liberdade. Cultiva união cultural e promove mudanças, ecoando a alma do povo e inspirando movimentos por direitos civis globalmente.

Dona Bilica – Naquele Tempo. Foto: Vanessa Soares.

14h30 | Espetáculo – Dona Bilica – Naquele Tempo com Vanderleia Will
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos
Classificação: 12 anos

Em ‘Dona Bilica – Naquele Tempo’, a Dona Bilica abre as portas de sua casa para contar como era viver ‘Naquele Tempo’. Entre rezas e cantorias, ela volta ao tempo dos antigos e relembra a história de sua família, sua infância e juventude, conta causos que ouviu nos engenhos de farinha, histórias de bruxas e assombrações. Sempre com seu humor muito peculiar, Dona Bilica nos lembra de costumes perdidos na memória de uma cidade em constante transformação.

Kiko Goifman. Foto: divulgação.

15h | Audiovisual – Mostra Kiko Goifman
Onde: Teatro Carmen Fossari
Classificação: 16 anos

Mostra em homenagem à Kiko Goifman com a exibição de filmes selecionados que pontuam momentos-chave da carreira do cultuado diretor. O evento culminará no dia 25 de setembro, segunda-feira, a partir das 15h, com a presença do diretor que gentilmente se disponibilizou para uma conversa com interessados em diferentes áreas relacionadas ao cinema.

Kiko Goifman dirigiu e produziu vários longas, médias e curtas-metragens e programas de TV premiados. Diretor dos longas: “33” (Festival de Locarno, Rotterdam e melhor roteiro do cinema paulista, 2004); “Atos dos Homens” (Festival de Berlin, melhor documentário no Festival 3 Continentes, Nantes, 2006); “FilmeFobia” (Festival de Locarno e grande vencedor do Festival de Brasília, 2008); “Olhe pra mim de novo” (Festival de Berlim, Prêmio especial do Festival do Rio, 2010), “Periscópio” (Festival de Roterdam, Munique e Festival do Rio) e “Bixa Travesty” (Vencedor do 16h30 – FilmeFobia (2008) – 83 minutosJean-Claude (Jean-Claude Bernardet) é o diretor de um documentário que explora os limites psicológicos das pessoas, colocando-as diante de suas fobias.Teddy Bear em Berlim, Prêmio de Público em Brasília), além de mais de 30 prêmios nacionais e internacionais.

Programação Mostra Kiko Goifman:

15h – 33 (2003) – 72 minutos- Kiko Goifman é filho adotivo, e no ano em que completou 33 anos, decidiu procurar sua mãe biológica. A partir de pistas dadas por detetives de São Paulo e Belo Horizonte, o cineasta parte nessa jornada, documentando com humor e ironia todo seu trajeto em um diário on-line que foi transformado em material para seu filme.

16h30 – FilmeFobia (2008) – 83 minutos – Jean-Claude (Jean-Claude Bernardet) é o diretor de um documentário que explora os limites psicológicos das pessoas, colocando-as diante de suas fobias.

18h – Bixa Travesty (2019) – 74 minutos – O corpo político de Linn da Quebrada, artista e ativista trans, é a força motriz desse documentário que captura a sua esfera pública e privada, ambas marcadas não só por sua presença de palco inusitada, mas também por sua incessante luta pela desconstrução de estereótipos de gênero, classe e raça.

19h30 – Periscópio (2013) – 87 minutos – Dois homens vivem no mesmo apartamento: Eric, de 76 anos e Élvio, de 43. Para eles, o mundo lá fora parece não existir e, entre eles, sobram provocações. Subitamente, um estranho objeto surge do nada no apartamento de baixo e tudo se modifica.

25/09/2023 – segunda-feira | 15h – Palestra e conversa com o cineasta Kiko Goifman
Onde: Auditório Henrique Fontes – Bloco B – CCE

Banda Africatarina. Foto: divulgação.

17h30 | Música – Festival 30 anos – Projeto 12:30 | Banda Africatarina
Onde: Praça da Cidadania | Palco 12:30

A Banda Africatarina é um grupo musical oriundo da Bateria do Bloco Africatarina, bateria essa, de samba reggae, regida pelo Mestre Edinho Roldan. A Banda vem se estruturando desde 2017, no entanto, foi em 2022 quando se consolidou enquanto um grupo fixo e fechado para desenvolver seu repertório musical e performance de palco.

Hoje a banda possui em média 12 artistas. O repertório é composto por músicas autorais do próprio Bloco Africatarina, por músicas populares de bandas famosas como Olodum, Margareth Menezes, Leci Brandão, Chico César, Tim Maia, Jorge Ben Jor, Timbalada, Baiana System, Luedji Luna, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes, entre outros.

Seus cantores e tocadores de caixas, repiques, surdos de marcação, surdos de virada, timbal, contrabaixo e guitarra proporcionam ao público uma viagem pelos ritmos brasileiros, passando pelo Samba reggae, Reggae, Maracatu, Ijexá, Ragga, Maculelê, Funk e Forró.

Cine Debate: “Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo”. Foto: divulgação.

19h | Cine Debate – Batalha do Conviva Apresenta – Cine Debate: “Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo”
Onde: Miniauditório do CFH
Classificação: 14 anos

A organização da Batalha do Conviva é uma manifestação cultural independente, cujo objetivo principal é fazer parte da construção do movimento hip hop, fomentando a arte e a cultura de rua, ao mesmo tempo em que promove a interação entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis. Buscando preservar a espontaneidade e liberdade dos artistas envolvidos, para o Experimenta, haverá dois palestrantes para uma reflexão após a exibição do documentário “Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo”. Este momento será de ensino-aprendizagem e uma forma de manifestação da persistência da primavera em continuar florescendo.

Desajustada com Vanderleia Will. Foto: divulgação.

19h30 | Espetáculo – Desajustada com Vanderleia Will
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos
Classificação: 14 anos

Desajustada segue a linha do humor sem palavras e é um desdobramento das pesquisas desenvolvidas pela atriz desde 2003 com o espetáculo De Malas Prontas. Vanderleia explica que o espetáculo busca retratar a sensação de desajuste, de inadequação, que muitas mulheres já experimentaram e ainda experimentam na vida, por conta de cobranças já arraigadas na sociedade.

Com uma capacidade extremamente sensível e com muita apropriação ancorada em pesquisas, mágicas, gags e palhaçaria, a atriz consegue produzir um enredo que nos faz refletir sobre como as estruturas patriarcais podem aprisionar o corpo, a fala e os destinos das mulheres.

O Experimenta – aberto ao público e gratuito – propõe fortalecer a dimensão cidadã e o papel humanizador no broto da criação artístico-cultural. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

>> Serviço

O quê: Experimenta – Florescer a Primavera
Quando: de 18 a 24/09/2023
Programação: secarte.ufsc.br/experimenta
Redes sociais:
 instagram.com/secarte.ufsc | facebook.com/secarte.ufsc
Informações: experimenta.secarte@contato.ufsc.br | telefone: 48 3721-2376

Tags: ArteCulturaExperimentaExperimenta - Florescer a PrimaveraUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina