Espaço Estético CA UFSC inaugura exposição ‘Expressarte do Aplicação’

09/08/2018 10:47

O Espaço Estético CA UFSC inicia nesta sexta-feira, 10 de agosto, a exposição Expressarte do Aplicação. A Expressarte acontece desde 2012, tendo como objetivos expor os desenhos e trabalhos artísticos realizados por estudantes do Colégio de Aplicação da UFSC e estimular a integração dos diversos setores da instituição. Esse ano a Expressarte Jr, voltada para os trabalhos do Ensino Fundamental II, foi incorporada à Expressarte.

A mostra já acontece há 7 anos e tem mostrado bons resultados, sendo muito valorizada por professores e estudantes. A exposição iniciou apenas com o Ensino Médio, estendeu-se para o Fundamental II, através da Expressarte Jr. e nessa sétima edição passa a incluir o Fundamental I. Desde 2015, os desenhos mais votados das exposições também são incluídos na Agenda do CA, valorizando ainda mais o trabalho de todas e todos que participam da exposição.

As Expressartes surgiram como uma iniciativa dos alunos para os alunos, não sendo coordenadas por nenhum professor (exceto colaboração da Coordenação do Espaço Estético). As exposições não têm como finalidade exibir o desenho esteticamente mais agradável e sim mostrar que o Espaço Estético, antes muito utilizado apenas por professores, também pode ser dos estudantes. Buscamos também integrar todos os setores (professores, TAEs, bolsistas e estudantes) como forma de promover a igualdade: naquele espaço todos ganham o mesmo destaque.

Alunos do CA e integrantes da comunidade escolar ainda podem trazer desenhos e contribuições artísticas, pois há espaço disponível para acolher mais trabalhos além daqueles que foram recebidos durante o período de seleção. A exposição, com entrada gratuita, fica aberta das 7h às 18h até o dia 06 de setembro.

A Expressarte é organizada por dois ex-alunos: João Vitor Costa e Carol Goméz.

Espaço Estético

Inaugurado em março de 1998, através de um projeto de ensino e extensão, o Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC caracteriza-se como uma atividade permanente da escola com o objetivo de propiciar alfabetização visual e melhor sistematizar processos de ensino-aprendizagem, visando uma efetiva educação estética. O espaço viabiliza exposições e ações educativas, encontros com artistas/autores, debates e oficinas que reflitam sobre a pesquisa em artes visuais produzida, abrindo espaço para interações do universo escolar com o entorno.

O Espaço Estético é localizado em um lugar de passagem, tornando-se, assim, parte do cotidiano escolar, para que seja um local de apreciação, leitura, reflexão, análise e discussão de diversas produções visuais.

Informações acesse: espacoesteticoca.wixsite.com/espaco-estetico