Edital para uso externo do Centro de Cultura e Eventos recebe inscrições até 16 de setembro

06/09/2016 09:12

Centro_eventosA Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC divulga edital para ocupação dos espaços do Centro de Cultura e Eventos pelo público externo. O edital destina-se à realização de eventos culturais e artísticos no período de 10 de outubro a 4 de dezembro de 2016. As inscrições são gratuitas e estão abertas de 6 a 16 de setembro, até 17h.

O edital define os critérios para seleção de propostas nas áreas cultural e artística, mediante pagamento de taxa de ocupação do espaço público a ser utilizado, conforme resolução normativa 04/CC de 29 de novembro de 2010. Podem participar da seleção pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos. Cada proponente pode inscrever até quatro projetos diferentes e as especificações de cada espaço estão disponíveis no site do Departamento de Cultura e Eventos. O resultado será divulgado em 23 de setembro.

A secretária de Cultura e Arte, Maria de Lourdes Alves Borges, explica que o edital está amparado na legislação e o uso deve ser de caráter oneroso, pois o espaço  será pago pelo seu uso. “É um edital para a comunidade externa, que inclui eventos não gratuitos.” Quando houver cobrança de ingresso, além do pagamento pelo uso do espaço, a universidade também terá como contrapartida 100 ingressos-cortesia, por espetáculo, para serem distribuídos aos estudantes. A verba será revertida para despesas e manutenção do próprio espaço.

“Vamos voltar a disponibilizar o teatro para a cidade”, ressalta Maria de Lourdes. “O Centro de Eventos foi reformado em 2011 e hoje é um teatro bem equipado, com condições adequadas para grandes espetáculos. Nossa capital tem poucos espaços como esse, por isso é importante oferecermos mais um local para shows, peças de teatro, entre outras atrações para a comunidade. A universidade também tem o papel de promover a cultura e a arte.”

O Centro de Cultura e Eventos tem a capacidade para 1.370 lugares e passou, recentemente, por uma manutenção preventiva de toda sua estrutura. “Ele tem uma boa acústica, é um espaço privilegiado para a realização de concertos e, inclusive, de apresentações de música erudita. Não podemos privar a cidade de ter acesso a esse equipamento cultural de alta qualidade”, afirma Maria de Lourdes.

A diretora do Departamento de Cultura e Eventos, Rosemar da Silva, complementa que é importante manter o caráter público que o espaço representa: “Ele deve estar à disposição de toda a sociedade. A universidade, enquanto espaço de formação, deve fazer emergir o diálogo da cultura com a comunidade externa.”

O edital está disponível aqui.

Mais informações pelo e-mail secarte@contato.ufsc.br ou pelos telefones (48) 3721-3850 ou 3721-6318.

Daniela Caniçali/Jornalista da Agecom/UFSC