Dia Internacional da Dança será celebrado na UFSC, na quinta-feira, 27 de abril

24/04/2023 08:27

Para comemorar o Dia Internacional da Dança (29 de abril) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte, juntamente com o Departamento de Artes do Centro Comunicação e Expressão (CCE) e com o Departamento de Educação Física do Centro de Desportos (CDS), promovem na próxima quinta-feira, 27 de abril, o acesso gratuito a oficinas que contemplam diversas linguagens da dança.

São diversas oficinas livres que serão oferecidas gratuitamente no CDS, CCE, além de espaços alternativos no campus da UFSC. A ação objetiva promover a interação e difusão de saberes e fazeres no campo da dança, buscando contribuir para o enriquecimento das experiências corporais e o compromisso com à pluralidade cultural.

Programação especial Dia Internacional da Dança | 27/04 | quinta-feira:

>> 10h às 11h30min. | Introdução ao Contato Improvisação | Sala 208 Bloco D – CCE | com: Kelly Elizabeth Lincoln

>> 12h às 13h15min. | Jazz Funk | espaço aberto – Varandão do CCE | com: Bruna Letícia de Borba

>> 13h30min. às 14h45min. | Floorwork | Sala de Dança A (CDS) | com: Luisa Krakhecke Amaro

>> 14h30min. às 15h45min. | Sapateado | Sala de Dança B (CDS) | com: Aurora De Santis

>> 15h às 16h | Samba no Pé | espaço aberto – Reitoria I | com: Vanderlan da Costa Júnior

>> 16h às 17h | Forró | espaço aberto – Varandão do CCE | com: Bruna Fernandes e Iana de Araújo Fonteles

>> 17h às 17h10min | Ensaio aberto | espaço aberto – Varandão do CCE | com: Projeto de extensão Compondo Gestos

>> 17h15min. às 18h45min. | FrutÁfrica corpos que pulsam na conexão da dança e percussão! | Hall externo do Centro de Cultura e Eventos | com: Abou Sidibèu

Origem do Dia Internacional da Dança

Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês. Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.

Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.

A data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança!

A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia Internacional da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

:: Serviço

O quê: Dia Internacional da Dança na UFSC
Quando: 27/04/2023 | quinta-feira | a partir dás 10h
Onde: diversos locais da UFSC