Departamento de língua promove evento da Proclamação da República italiana

01/06/2023 04:00

A área de italiano do departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC, em colaboração com o Departamento Artístico Cultural (DAC), a Secretaria de Cultura e Arte (SeCArtE), o Cinema do CIC e o Círculo Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina, promove evento aberto ao público com palestras e apresentações artístico-musicais em italiano com entrada gratuita. A programação é em referência ao 2 de junho, que marca a Proclamação da República italiana.

Na abertura da programação, na sexta-feira, 2 de junho, na Igrejinha da UFSC, haverá, às 10h, palestra on line do professor italiano Giorgio Massei, da Universidade de Macerata e da Dante Alighieri. Também estão previstas leitura dramatizada e apresentação musical ao longo do dia.

A programação ocorre também no dia 6 de junho, no cinema do CIC, com exibição e debate de filmes, e no dia 9 de junho, com apresentação musical.

Programação gratuita:

Sexta-feira | 02 de Junho | Igrejinha da UFSC

10h | Abertura do evento com a Palestra on-line do professor italiano Giorgio Massei da Universidade de Macerata e da Dante Alighieri, intitulada “La festa del due giugno, tra ingua e identità nazionale”. Mediação Sergio Romanelli (UFSC), Alessandra Carioni (CIB) e Cleide Giacomelli (CIB)

11h15 | Leitura dramatizada – “La Patria”, da poetisa italiana Patrizia Cavalli com os integrantes do projeto de extensão “Do texto à cena” do Curso de Letras Italiano: Amanda Bruno de Mello, Luciáh Tavares, Mariele Tortelli, Mônica Medeiros,  Paulo Minardi, Sergio Romanelli e Soraia Fachini. Tal projeto de extensão, suspenso por causa do covid desde 2020, retomou suas atividades no semestre passado coordenado pelos professores Claudia Alves, Patrícia Peterle e Sergio Romanelli.

11h40 | “Censurate” (Clássicos italianos censurados) show musical com Dhanilo Macedo (voz), Michel Antoniolli (piano), Pedro Henrique Barbosa (violão) e Sergio Romanelli (voz).

Terça-feira | 06 de junho | Cinema do CIC

19h | Debate e Projeção do filme “Roma Città Aperta” de Roberto Rossellini com Anna Magnani e Aldo Fabrizi, mediação Prof. Sergio Romanelli. Entrada franca (retirada dos ingressos a partir das 18h30 no Cinema)

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O quê: Settimana Della Repubblica Italiana na UFSC
Quando: de 02/06 a 09/06/2023
Onde: Igrejinha da UFSC | Cinema do CIC