Dança e Diferença – tema dos eventos promovidos pelo “Café com Dança “ desta semana

09/10/2013 09:01

“Café com Dança” promove, nesta semana, dois eventos que visam promover o debate e a reflexão sobre questões relacionadas à área da dança.  Nesta quinta feira, 10 de outubro, às 15h, na sala 403 (Artes Cêncicas) do bloco B do CCE, ocorrerá a palestra Dança e Diferença com a convidada da Universidade Federal da Bahia, Profª Lucia Matos. Na sexta feira, dia 11, às 9h, no mesmo local, as Professoras Ida Mara Freira (UFSC) e Lucia Matos (UFBA) irão promover um ciclo de debates tendo como tema central a Política de expansão nos cursos universitários e seus reflexos na área da dança e diretrizes curriculares para o curso de Dança. Após o debate será servido um café e em seguida haverá a exibição do vídeodança: Beach Birds for câmera: Merce Cunningham e Elliot Caplan. Os eventos são abertos ao público e gratuitos.

Sobre as palestrantes:

Lúcia Matos

Doutora em Artes Cênicas. Na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, coordena o Programa de Pós-graduação em Dança e é editora da Revista Dança. É co-líder do Grupo de Pesquisa PROCEDA – Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança. Atualmente desenvolve a investigação “Mapeamento dos campos artístico e de formação em Dança”. Foi membro do Colegiado Setorial de Dança do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, tendo sido relatora do Plano Nacional de Dança. Foi Diretora de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Foi avaliadora do BASis- INEP, avaliando cursos de graduação na área de Artes Cênicas. Fez parte da diretoria da Dance and the Child internacional (daCi), tendo sido presidente da daCi Brasil e da 9th daCi International Conference. Coordenou o Curso de Artes Cênicas da Faculdade Social da Bahia. Atuou como professora de dança na rede pública de ensino (Curso Técnico e na Educação de Surdos). É autora do livro Dança e Diferença.

Ida Mara Freire

Possui graduação em Pegagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba, Especialização em Dança Cênica pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Pós-doutorado em Arte Inclusiva pela University of Nottingham. Pós-Doutorado em Dança na Universtiy of Cape Town. Atualmente ocupa o cargo de Professora Associada na UFSC. É membro do conselho editorial dos periódicos DaPesquisa e Research in Dance Education. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Comunicação, atua principalmente no estudo e na pesquisa sobre os temas: alteridade, arte, cegueira, corpo, dança e formação de professores. Lider do Alteritas grupo de estudos e pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação. Diretora, coreógrafa e dançarina do Potlach Grupo de Dança. Autora do blog: www.escrevedance.blogspot.com/

Programação

Ciclo de debates: Temas do debate: Política de expansão nos cursos universitários e seus reflexos na área da dança e Diretrizes curriculares para o curso de Dança

Dia: 11 de outubro

Local: sala 403 – artes cênicas – bloco B do CCE

Horário: 9h

Palestrantes:  Prof. Dra. Ida Mara Freire (UFSC) e Prof. Dra. Lucia Matos (UFBA)

11h – Coffee Break

11h20 – Ciclo de vídeo-dança: Beach Birds for Camera: MerceCunnigham e Eliot Caplan. 1993, 28 min.

Palestra: Dança e Diferença

Data: 10 de outubro

Palestrante: Prof. Dra. Lucia Matos (UFBA)

Horário: 15:00 horas

Local: sala 403 – artes cênicas – bloco B do CCE

Comissão Organizadora: Debora Zamariolli (DALi), Janaina Trasel Martins (DALi), Janaina Santos (PROGRAD), Vera Torres (CDS).

Contato: www.semanadadanca.wix.com/semanadadanca

Facebook: Semana da Dança – UFSC