Curta que homenageia vítimas da pandemia estreia dia 17 no CIC

09/10/2023 10:05

Estreia na próxima terça-feira, 17 de outubro, o curta-metragem Palavras cruzadas, trabalho de conclusão de curso da estudante de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Marthina Baldwin. A exibição ocorre no Cinema Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, às 20h. São disponibilizados 137 ingressos, que serão distribuídos gratuitamente a partir das 19h.

O projeto foi idealizado em 2021, durante a pandemia, e aborda elementos autobiográficos da experiência da diretora com a crise sanitária de covid-19. A obra é pensada como uma homenagem a seu avô e a todas as vítimas da pandemia, trazendo temáticas como o luto, o trauma pandêmico, o envelhecimento e a subjetividade feminina.

“Nas palavras cruzadas que acompanham o café, uma lacuna em branco suscita o rearranjo dos espaços e tempos que compõem a casa de uma senhora. A residência, que abrigava um cotidiano monótono, se remolda para dar vida aos que já se foram, rememorar traumas e reações emocionais, em um embaralhamento temporal que, vivido ou não, conduziu ao que, a depender do ponto de vista, consideramos como o cenário do fim: a folha de jornal, a embalagem de bala e a caneca dourada”, informa a sinopse.

Realizado por meio de financiamento coletivo, o filme foi produzido com apoio do Laboratório de Cinematografia (Labcine) e do Laboratório de Gravação e Edição de Som (Labsom) e junto de uma extensa equipe formada por alunos do curso de Cinema. As gravações ocorreram em novembro de 2022, com apoio do Núcleo de Produção Digital (NPD/SC), situado no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que emprestou uma câmera de cinema.

📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O quê: curta-metragem Palavras cruzadas
Quando: 17/10/2023 | terça-feira | 20h
Onde: Sala de Cinema Gilberto Gerlach | Centro Integrado de Cultura (CIC) | Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis