“Convite Ao Olhar” Será Apresentado Na Ufsc (12.11)

09/11/2015 14:11

Foto Pedro Ivo 1O espetáculo “Convite ao Olhar”, idealizado pela Companhia Lápis de Seda de Florianópolis, volta a se apresentar na Capital dentro da programação da 14ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), neste dia 12.11 (quinta-feira), às 15h., ao ar livre, na frente da Reitoria. A iniciativa é do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da UFSC com o apoio da Secretaria de Cultura (SeCult) em parceria com o Centro de Pesquisas Baobah Novas Formas de Inteligência. Em caso de mau tempo a atividade será no hall da Reitoria.

A Companhia Lápis de Seda realizou apresentações no último mês de setembro e outubro em Joinville e Itajaí, dando continuidade a uma agenda itinerante que começou ano passado. As apresentações são sempre gratuitas e abertas à comunidade.

O projeto da Cia Lápis de Seda visa à execução do plano de atividades de um grupo de dança contemporânea, composto por bailarinos e bailarinas com capacidades e formações bem diversificadas, alguns “considerados” com algum tipo de “deficiência”.

O espetáculo estreou em maio de 2014 e desde então realizou 17 apresentações em 5 cidades catarinenses (Joaçaba, Treze Tílias, Florianópolis, Campos Novos e Anita Garibaldi, Joinville e Itajaí), atingindo um público de quase 3.000 espectadores, entre estudantes de ensino fundamental, médio e comunidade em geral. “Convite ao Olhar” foi contemplado com o Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura em 2014.

Foto Pedro Ivo 7A Companhia Lápis de Seda é vinculada ao Baobah Novas Formas de Inteligência, centro de pesquisas humanas transdisciplinares, dirigido pela psicóloga Jussara Paraná Sanches Figueira, que possui uma proposta inovadora ao trabalhar com o desenvolvimento pessoal a partir de novos recursos e de uma concepção ampliada de inteligência.

Sob a direção artística de Analu Ciscato, os bailarinos e bailarinas dançam com elásticos que, ao mesmo tempo em que prendem os seus corpos, permitem a eles se soltarem no espaço, jogando com as possibilidades e limitações do corpo humano. A sensação de ambiguidade, explorada nos movimentos desses bailarinos e bailarinas, funciona como metáfora dos encontros e da própria vida. A configuração espacial, as diferenças entre os corpos, os desenhos das tramas, o tipo de dança que se constrói a partir desta combinação e a própria condição humana são aspectos que propõem ao espectador um olhar diferenciado sobre a cena e sobre a vida.

FICHA TÉCNICA – CIA LÁPIS DE SEDA

Coordenação Geral do Projeto: Jussara Paraná Sanches Figueira.
Direção Artística e preparação de elenco: Ana Luiza Ciscato.
Pesquisa: Jussara Paraná Sanches Figueira e Marisa Naspolini.
Direção Musical: Luiz Gustavo Zago.
Assistente de direção musical: Cláudia Passos.
Cenografia: Ramon André Noro.
Figurino: Emmanuel Bohrer Junior.
Produção Executiva: Marisa Naspolini.
Produção: Leandro Magalhães.
Artistas-preparadores: Cláudia Passos, Emmanuel Bohrer Júnior, Gláucia Grigolo, Marisa Naspolini e Ramon André Noro.

Foto Pedro Ivo 7Bailarinos:
Ana Flávia Piovezana dos Santos
Aroldo Gaspar Pereira Filho
Deivid Oliveira Velho
Fabiana Cristina de Souza
Gabriel Sanches Figueira
João Paulo Marques
Laís Bittencourt Fortes
Maura Marques
Ramon Noro
Roberta Nastari de Oliveira.

Divulgação Lápis de Seda – Jornalista Marcos Heise (MTb-SC 0932 JP) – 48 9962.3006 – heise@unetvale.com.br