Confiras às atrações desta sexta-feira no “Experimenta – Florescer a Primavera”

21/09/2023 14:40

Sexta-feira, 22 de setembro, a 8ª edição do Experimenta – Florescer a Primavera apresentará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), diversas atrações de música, audiovisual, além de sarau literário, oficinas e espetáculo teatral.

Até o domingo, 24 de setembro o evento reunirá mais de 50 ações em diversos locais da UFSC, nos campi de Florianópolis, Blumenau e Curitibanos. A arte expressa-se por meio de produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, performances entre outras atrações.

A programação completa das atrações está disponível na página: secarte.ufsc.br/experimenta.

Atrações desta sexta-feira, 22 de setembro:

9h | Oficina – Flores-Ser com Suelen Fernandes Vieira
Onde: Fundos | Centro de Cultura e Eventos

Partindo do pensamento que corpo é tecnologia, e trás em si, todas as ferramentas necessárias e indispensáveis para a própria cura e florescer, nasce esta oficina.

A atividade, conduzida por Suelen Vieira, técnica administrativa e também multiartista, consistirá centralmente numa roda de conversa poética.

Iniciaremos do começo de tudo e do todo, o corpo.
Com alguns exercícios de soltura, de respiração, de remexer para criar.

Depois, com o que emergir desta incursão pelo corpo, teremos o momento de conversa livre, afetuosa e poética.

Por fim, materializaremos por meio de corte e colagem, toda a atividade.

Traga sua revista antiga para revisitar, seu corpo para remexer e seu coração para se emocionar.

Oficina – Antropologia Anarquista e a Flora Alimentícia Selvagem. Foto: divulgação.

9h30 | Oficina – Antropologia Anarquista e a Flora Alimentícia Selvagem
Onde: Bosque do CFH

Caminharemos pelo campus, especialmente no bosque do CFH e conversaremos sobre Antropologia Anarquista e Flora Alimentícia Selvagem, identificando ideias e plantas alimentícias selvagens.

Conectaremos o pensamento selvagem contemporâneo ao campo da biologia, botânica e derivadas. Estimularemos a percepção do ambiente, paisagem, explorando também técnicas de meditação da terapia florestal e budismo.

A oficina é uma realização do Núcleo de Estudos e Ações em Antropologia Anarquista – NEAA.

Mais Uma. Foto: divulgação.

12h | Música – Mais Uma
Onde: Caixa Preta | Bloco D – CCE

Descubra novas fronteiras artísticas com a “Mais Uma” em um show experimental imperdível. Misturando sons inovadores e atmosferas envolventes, a banda catarinense vai te levar a uma jornada sonora singular pelos arredores dos sonhos e pesadelos.

Uma experiência que desafia o convencional, com uso de sintetizadores e guitarras incomuns, e expande horizontes. Junte-se a nós e mergulhe nessa aventura folclórica musical.

Oficina – Criando Amuletos Simbólicos em Cerâmica. Foto: divulgação.

14h | Oficina – Criando Amuletos Simbólicos em Cerâmica
Onde: Espaço Cultural Gênero e Diversidades | IEG
Classificação: 18 anos

A oficina ”Amuletos simbólicos em cerâmica” foi pensada para propiciar uma experiência coletiva com a modelagem manual em argila e os processos introdutórios de feitura da cerâmica. Considerando a potencialidade do barro de criar conexões e mobilizar afetos, buscamos com o tema amuletos desenvolver peças pequenas tipo pingentes, que carregam significados individuais e/ou coletivos de afetos, memórias, proteção, entre outros elementos do nosso imaginário e universo simbólico.

Objetivo dessa prática é estimular a atividade lúdica e criativa a partir do acesso ao fazer cerâmico.
– Apresentaremos algumas técnicas e cada participante poderá criar de forma livre tendo relação com o tema escolhido.
– O intuito da atividade não é focar em técnicas específicas de cerâmica, mas estimular o exercício lúdico e criativo a partir do acesso ao fazer cerâmico.

Ceramistas:
Mirian Carvalho – @ceramicarvalho
Sandra Tanhote – @acordelado

Colaboradores:
Buba Benjamim Pacheco
Juliana Bleides da Silva

Audiovisual | Cinédito exibe:
14h | “Pule Amanhã” (2001) – 97min – Classificação: 12 anos
16h | “O Embalsamador” (2002) – 91min – Classificação: 16 anos
Onde: Sala de Projeção do LEC – sala 108 | Bloco D – CCE

O cineclube Cinédito promove a exibição de dois longas-metragens: Pule Amanhã (2001) e O Embalsamador (2002). Os filmes foram legendados para o português pelo Première Acessível, projeto de extensão da UFSC dedicado à formação de legendistas através da tradução e legendagem de obras cinematográficas indisponíveis ou de difícil acesso no Brasil. Em Pule Amanhã (Jump Tomorrow) — filme que rendeu um prêmio BAFTA ao diretor Joel Hopkins —, acompanhamos a tragicômica jornada de George, um jovem nigeriano prestes a firmar um casamento arranjado por sua família, mas que passa a questionar suas decisões no seu percurso para as Cataratas do Niágara, onde deve encontrar sua futura esposa. Em O Embalsamador (L’imbalsamatore) — filme inspirado em um caso italiano e vencedor de 16 premiações —, um solitário taxidermista e seu jovial recém-assistente envolvem-se em um mórbido relacionamento profissional e pessoal, agravado pela chegada de uma mulher.

Jornal Poesia – no 1. Foto: divulgação.

16h | Sarau Literário – Lançamento do Jornal Poesia – no 1 – Primavera de 2023
Onde: Hall | Centro de Cultura e Eventos

O Jornal Poesia, idealizado e editado por Flavia Renata Quintanilha – poeta, professora de filosofia, doutoranda em Estudos da Tradução na UFSC e coordenadora do Mulherio das Letras de Santa Catarina – será lançado na próxima Primavera e se configura como o espaço aberto à todas as escritoras que desejarem apresentar sua poética para o mundo leitor. Seu foco é receber poesia das mulheres brasileiras, bem como tradução de poetas de outros países. O jornal impresso estará disponível gratuitamente e terá pontos de distribuição, além de Florianópolis, nos estados de Minas Gerais, Brasília, Paraná, Pernambuco, Paraíba, Goiás e também na Universidade da Geórgia. Além disso, poderá ser assinado para quem quiser recebê-lo em casa. É claro que, para que esta ideia tão arrojada tenha êxito, abriremos as assinaturas e colaborações voluntárias no dia do lançamento, para que todas as pessoas que são leitoras e amam impressos, possam participar deste lindo projeto. O jornal, em formato tabloide, terá inicialmente 16 páginas coloridas e um suporte de mídia digital no site www.jornalpoesia.com.br e cada edição terá seu próprio ISBN.

As chamadas para publicação são em fluxo contínuo; para publicar na estação vindoura, os textos deverão ser entregues até 45 dias antes do próximo número através do site do jornal.

Na edição de primavera, seu lançamento, teremos uma entrevista feita pela poeta Marília Kubota com a escritora Maria Valéria Rezende, colunas assinadas pelas professoras Isabela Melim – UFSC, Marlova Assef – UNB e Priscila Monteiro – UC, poemas de Jéssica Iancoski, Kátia Borges, Marlene de Fáveri, Rosana Cordeiro, Cris Lira e Divanize Carbonieri, entre outras poetas da história e, também, o lançamento da Primeira Antologia do Mulherio das Letras de Santa Catarina – Quando chega a Primavera.

16h | Música – ROHMA e MIchel Antoniolli | Show de encerramento da Semana Acadêmica de Letras
Onde: Igrejinha da UFSC

O show de encerramento da Semana Acadêmica de Letras traz na voz o cantor italiano ROHMA, radicado no Brasil há vinte anos, e o pianista clássico formado no curso de Música da Udesc, Michel Antoniolli. Em ocasião do encerramento do evento dos cursos de Letras Estrangeiras da UFSC o duo preparou um repertório muito especial de clássicos da música internacional nos seis idiomas estudados no curso de Letras, a saber: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português. O timbre peculiar de ROHMA recria clássicos como “Besame mucho”, “La vie en rose”, “Bella Ciao”, “Lili Marleen”, mas também hit pop dos anos 80 como “la Isla Bonita”, “99 luftballons”, “Joe le taxi” e dos anos 2000 como “Já sei namorar” dos tribalistas. O show é uma breve, mas intensa viagem entre países, línguas e músicas marcantes no nosso imaginário coletivo.

Direção: Sergio Romanelli e Michel Antoniolli

Oficina – Ritual de Primavera – Roda Feminina de Canto. Foto: divulgação.

19h | Oficina – Ritual de Primavera – Roda Feminina de Canto
Onde: Caixa Preta | Bloco D – CCE
Inscrições: no Formulário Eletrônico – vagas limitadas 
Classificação: 18 anos

Em uma roda feminina irmos ritualizar o início da primavera com cantos e flores, regando nossos jardins internos e plantando as sementes do que queremos florescer. Celebraremos esse novo ciclo primaveril dançando e cantando com tambores xamânicos, expandindo a força de vida e flore-e-sendo a alegria em união.

Traga flores e venha enraizar, cultivar, brotar, perfumar e ritualizar um novo ciclo, florescendo a primavera interna.

Espetáculo – A Mulher do General e a Outra. Foto: divulgação.

20h | Espetáculo – A Mulher do General e a Outra – cia de teatro O Dromedário Loquaz
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos
Classificação: 14 anos

Espetáculos em comemoração dos 42 anos da cia de teatro O Dromedário Loquaz.

Com A Mulher do General e a Outra o Dromedário Loquaz destaca a questão da mulher como tema central do espetáculo que toma como base o encontro de duas mulheres, uma prostituta e a esposa de um General, em uma encenação que denuncia a violência e a opressão permanentes sobre as mulheres e seus corpos, abordando ainda os temas do patriarcado, da prostituição, da tortura, do estupro e das liberdades cerceadas.

Sinopse:

Em uma cidade interiorana, o domínio do patriarcado se estende por todas as camadas sociais. Dalva, a esposa do general, procura a prostituta Jussara no meio da noite para avisar da morte do marido. O encontro das duas mulheresque acreditam pertencer a mundos distintos revelará que dividem semelhante subordinação de suas vidas a decisões masculinas e, embora não tenham sido protagonistas de suas escolhas no passado, passam a vislumbrar novas possibilidades no tempo presente.

O Experimenta – aberto ao público e gratuito – propõe fortalecer a dimensão cidadã e o papel humanizador no broto da criação artístico-cultural. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

>> Serviço

O quê: Experimenta – Florescer a Primavera
Quando: de 18 a 24/09/2023
Programação: secarte.ufsc.br/experimenta
Redes sociais:
 instagram.com/secarte.ufsc | facebook.com/secarte.ufsc
Informações: experimenta.secarte@contato.ufsc.br | telefone: 48 3721-2376

Tags: ArteCulturaExperimentaExperimenta - Florescer a PrimaveraUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina