Confira a programação de agosto dos 10 Anos do Curso de Artes Cênicas da UFSC

14/08/2018 11:40

A Celebração dos 10 Anos de Implementação do Curso de Graduação Bacharelado em Artes Cênicas da UFSC segue durante todo mês de agosto com uma intensa programação. Confira!

Presença de uma das professoras fundadoras do curso, a Profa. Dra. Alai Diniz. Em conjunto com poeta e dramaturgo periférico Marco Pezão (SP), eles proporcionarão ao público uma oficina e o compartilhamento da experiência dramatúrgica Poesia na Carne, criada para o contexto da literatura periférica de São Paulo, em 2017, com a finalidade de elaborar uma estratégia a partir do sistema Augusto Boal, superando a recepção interna de Boal, no Brasil, do fim do século XX.

Conferência e workshop em parceria com a Profa. Raquel Guerra (UFSM), sobre produção documental associada às Artes Cênicas, integrando as áreas do Cinema, Teatro, Circo e Dança. O trabalho é desenvolvido a partir de experiências e projetos do Grupo de Pesquisa CineCirco/CNPq, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A atividade objetiva proporcionar aos participantes uma introdução teórico-prática acerca das relações entre a documentação audiovisual das artes cênicas, a produção de arquivos, a realização de entrevistas e a produção de documentários. Além do workshop, o Grupo de Pesquisa fará uma conferência sobre o processo de documentação de circos itinerantes e a criação de documentário associado a este tema.

Na semana seguinte, haverá a participação da graduanda Paula Scheidt que apresentará a leitura dramática da peça Tião e Chico. Baseada no livro Chico Mendes: Crime e Castigo, de Zuenir Ventura. Essa produção é o resultado do trabalho desenvolvido por ela na disciplina Escrita Dramática III.

Discentes de Artes Cênicas, também, apresentarão Experimentos Vídeo-Performáticos, trabalhos produzidos na disciplina de Performance III, sob a orientação da Profa. Dra. Maíra Castilhos. Durante o primeiro semestre de 2018, os alunos receberam uma capacitação dentro dos laboratórios de imagem e de som do departamento, onde aprenderam a manipular a câmera, gravar áudios e editar seus vídeos. Tal processo deu origem aos trabalhos: “Auto reflexão artística”, de Naymi Dabbous; “Corpoencerne”, de João Azevedo e “Inescurra”, de Carolina Gangnelli.

Presença do egresso Célio Alves que compartilhará sua experiência no ensino de teatro através do espetáculo Deu a Louca nos Contos de Fadas. Dentre outras coisas o enredo trabalha de forma lúdica e contagiante os clássicos contos de fadas transportando-os para os dias atuais.

Para finalizar a programação do mês, abertura do FANCA – Fórum Permanente de Estudos sobre as Artes Negras da Cena, História e Cultura Africa e Afro-brasileira, no dia 31/08 em horário a confirmar.

Acompanhe a programação em: www.facebook.com/artes.cenicas.ufsc

Serviço:

O quê: Poesia na Carne: oficina e sarau
Quando: Dia 14/08 às 14h30
Onde: Sala 402, Bloco C (redondo) CCE.
Ministrantes: Alai Diniz e Marco Pezão
Inscrição: por ordem de chegada no local com 20 minutos de antecedência.

O quê: Conferência “Circo e Cinema: uma Aventura Documental”
Quando: Dia 15/08 às 14h.Onde:
Onde: Sala de exibição, 1º andar, Bloco D, CCE
Ministrante: Raquel Guerra (UFSM)
Inscrição: por ordem de chegada no local com 20 minutos de antecedência.

O quê: Workshop Teórico-Prático
Quando: Dia 16/08 das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Onde: Sala 310, Bloco D, CCE
Ministrante: Grupo de Pesquisa CineCirco/CNPq (UFSM)
Inscrição: Preencher o formulário disponível no link: https://goo.gl/ogGXLa

O quê: Leitura dramática “Tião e Chico”, de Paula Scheidt