Cineclub Italiano da UFSC exibe o filme ‘Mamma Roma’, no CIC, em Florianópolis

14/08/2023 03:50

O Cineclub Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Mamma Roma (1962) de Pier Paolo Pasolini no dia 15 de agosto, terça-feira, 19h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), localizado na Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 Agronômica – Florianópolis. Os ingressos são gratuitos e serão distribuído no local a partir das 18 horas. A atividade é aberta ao público e tem o objetivo de divulgar o cinema e a cultura italiana para a comunidade.

O filme conta a história de Mamma Roma (Anna Magnani), uma prostituta de meia-idade que sonha em mudar de classe social para poder voltar a viver com filho adolescente, Ettore (Ettore Garofolo). Ela faz de tudo para dar uma vida melhor a ele, mas o jovem não quer saber de estudar ou trabalhar e vive na rua com os amigos arruaceiros. Quando o passado de Mamma volta a atormentá-la, ela vai perceber que o recomeço é incerto e, talvez, inalcançável. Na estreia deste filme, que chegou a ser censurado na Itália por “obscenidade”, Pasolini foi atacado por fascistas que protestaram contra o filme. A obra segue princípios do Neorrealismo. Seus planos e angulações são inspirados em obras de Giotto, Caravaggio e outros grandes artistas plásticos. Exibido no Festival de Veneza, onde levou os prêmios de melhor atriz (para Anna Magnani) e Italian Cinema Clubs Award para Pier Paolo Pasolini.

O Cineclub Italiano é um projeto de extensão da UFSC e é coordenado pelo professor Sergio Romanelli e por Antônio Cava. Mais informações em: instagram.com/letrasitalianoufsc

Tags: CICcinemaCulturaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina