CineBuñuel exibe o filme uruguaio ‘Whisky’, de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll

31/08/2023 07:00

O Projeto CineBuñuel exibe o premiado filme uruguaio Whisky (2004), de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll. A sessão acontece nesta sexta-feira, 1º de setembro, às 19h, na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público, e a entrada é franca.

Hoy corté una flor (y llovía y llovía), esperando a mi amor (y llovía y llovía)“, diz o refrão da música de Leonardo Favio que acompanha uma das cenas mais memoráveis desse filme uruguaio de tom intimista e emotivo. O enredo traz um peculiar triângulo amoroso entre dois irmãos e a funcionária de um deles. Jacobo é dono de uma modesta fábrica de meias no Uruguai, e seu irmão Herman se dedica ao mesmo ramo no Brasil. Os dois se reencontram depois de longos anos para cumprir o rito judaico de colocar a pedra no túmulo de sua mãe, reacendendo a velha rivalidade entre os irmãos. Jacobo decide fingir que está casado e pede à sua funcionária Marta que assuma o papel de esposa durante a estadia do irmão.

Whisky, segundo filme dos diretores uruguaios Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll, ganhou o prêmio Fipresci na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes, o prêmio Ariel de melhor filme Ibero-americano e o Goya de melhor filme estrangeiro em espanhol, além de ter sido escolhido como o melhor filme latino pelos júris oficial e popular do Festival de Gramado 2004.

A exibição de Whisky faz parte do Ciclo Entre Nós, uma programação de filmes que abordam o convívio familiar e seus conflitos. O CineBuñuel é um projeto de extensão que visa difundir o cinema latino-americano e de comunidades hispânicas pelo mundo, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história. As sessões são abertas ao público em geral.

📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O quê: CineBuñuel apresenta Whisky (2004), de Juan Pablo Rebella, Pablo Stoll.
Onde: Sala de projeção do LEC | Bloco D | CCE
Quando: 01/09/2023 | sexta-feira | 19h
Mais informações: facebook.com/cinebunuelufsc/ | instagram.com/cine.bunuel

Tags: Centro de Comunicação e ExpressãoCineBuñuelcinemaCulturaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina