Cine Paredão exibe as animações chilenas “Los Huesos” e “La Casa Lobo” nesta sexta-feira

20/10/2023 06:00

O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe as animações chilenas Los Huesos e La Casa Lobo, de Cristóbal León e Joaquin Cociña, nesta sexta-feira, 20 de outubro. As sessões serão no bosque do CFH, ou no auditório do CFH em caso de chuva, às 19h30. As sessões integram a programação de terror psicodélico prevista para o mês de outubro.

Sobre os filmes:

Los Huesos

Os letreiros iniciais do chileno Los Huesos (The Bones) apresentam a obra como a primeira animação stop-motion da história, datada de 1901 e encontrada mais de um século depois pelos restauradores Cristóbal León e Joaquín Cociña. Vencedor do prêmio de melhor curta-metragem da mostra Horizonte do Festival de Veneza, o filme tem Constanza Nordenflycht como protagonista. A jovem usa fragmentos de cadáveres para executar um ritual de evocação dos espíritos dos ministros Diego Portales e Jaime Guzmán. São figuras que de fato existiram, mas que, transportadas para a ficção, ganham contornos simbólicos muito mais amplos. Reconstituídos juntos em tela por uma coreografia ritualística de ossos e órgãos animados, os dois personagens representam a ciclicidade dos pactos de poder que prevaleceram ao longo da história pós-colonização do país e que foram colocados em cheque a partir da convulsão social de 2019.

Trailer:

La Casa Lobo

Maria, uma jovem refugiada de uma colônia alemã, Colônia Dignidade, no sul do Chile – uma espécie de comunidade sectária, tiranicamente dominada pelo cruel Paul Schäfer, um alemão fanático religioso e predador infantil, que acabaria transformando o local em um centro de tortura a serviço da ditadura militar governada por Augusto Pinochet – é punida por ter perdido três porcos, então decide fugir e se refugiar em uma casa abandonada, escondida na floresta no sul do Chile para evitar o castigo. Fotos dançam pelas paredes, móveis aparecem e somem, cômodos se expandem e se encolhem, luzes piscam, figuras brotam do chão como árvores. Logo, até ela e os porcos que encontrou perdem sua forma estável. A casa chacoalha e estremece ao redor da menina, como se quisesse dizer algo a ela.

Trailer:

📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O quê: Cine Paredão | Animações chilenas: Los Huesos e La Casa Lobo
Quando: 20/10/2023 | sexta-feira | 19h30
Onde: Bosque do CFH (em caso de chuva, no Auditório do CFH)