Cine Paredão exibe a mostra terror psicodélico latino americano no mês de outubro

09/10/2023 08:00

Atualizado – 06/10/2023 – Devido a previsão de chuva intensa a Sessão do filme Santa Sangre foi transferida para o dia 10 de outubro, terça-feira, 19h30.

O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe a mostra O Pesadelo de Perto, preenchendo o mês de outubro com o melhor do terror psicodélico latino americano, um encantamento horroroso para comemorar o mês das bruxas. Nos encontramos em nosso espaço de cinema a céu aberto, onde a escuridão profunda é iluminada apenas pela tela do projetor e pela luz da lua. Um perigo de aconchego.

Chamamos de terror psicodélico aquilo que nunca antes havia sido chamado assim. São filmes onde o horror se constrói a partir do surrealismo, da falta de sentido e do excesso de informação quando combinados, das formas que não chegam a se formar e da presença sobrenatural que invade o quadro das formas mais inventivas e impensáveis. São obras que apresentam uma viagem pelo impossivelmente colorido e pelos encantos da tragicomédia latino-americana.

As sessões da mostra O Pesadelo de Perto serão nas sextas-feiras, às 19h30 no Bosque do CFH, ou no Auditório do CFH em caso de chuva. Exceto a sessão de 11 de outubro, que ocorrerá na quarta-feira devido ao feriado.

O primeiro filme da mostra será Santa Sangre, dirigido por Alejandro Jodorowsky.

Sobre o filme

Fenix é um jovem que vive internado em um hospício. Quando era novo, ele presenciou a mutilação de sua mãe, uma fanática religiosa pagã, pelo próprio pai, o dono de um circo muito peculiar. Traumatizado, Fenix embarca em uma obsessão pela própria mãe, e entra em um mundo de trevas e de mortes indiscriminadas. Santa Sangre é um filme de horror surreal e vanguardista, de produção mexicana mas falado em inglês, gravado na Cidade do México.

Ano: 1989 País: México
Duração: 2h3m

10/10 – terça-feira | Santa Sangre (1989), de Alejandro Jodorowsky
11/10* – quarta-feira | Animações Chilenas: Los Huesos (2021) e La Casa Lobo (2018), de Joaquin Cociña e Cristóbal León
20/10 – sexta-feira | A Cidade dos Abismos (2021), de Priscyla Bettim e Renato Coelho

Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes de difícil acesso ao público. As obras apresentadas têm caráter não comercial e nos proporcionam pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizadas ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, no Bosque do CFH da UFSC.

📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O quê: Cine Paredão | mostra O Pesadelo de Perto apresenta Santa Sangre, de Alejandro Jodorowsky
Quando: 10/10/2023 | terça-feira | 19h30
Onde: Bosque do CFH (em caso de chuva, no Auditório do CFH)