Café com Dança realiza palestra e debate sobre dança e filosofia

11/09/2017 09:57

O Café com Dança inicia um novo ciclo de palestras e debates neste mês. No dia 12/09, o projeto recebe o professor Celso Braida para falar sobre dança e filosofia como atividades performativas, às 14h30, na sala Pitangueira no Centro de Eventos da UFSC.

O novo ciclo tem como objetivo buscar pontos de encontro entre dança e diversas artes e campos do saber. O projeto receberá pesquisadores e artistas que articulam dança com filosofia, história e artes cênicas, entre outras áreas. Este ciclo pretende apresentar diferentes movimentos, acadêmicos e artísticos, que coloquem a dança em interface com outras disciplinas, assim como produções realizadas em diferentes campos do saber fundadas no encontro com a dança.

Sobre Celso Braida:

O professor de Filosofia na UFSC, natural de Santa Maria (RS), com doutorado em Filosofia pela PUC-RIO (2001), integra os grupos de pesquisa Núcleo de Investigações Metafísicas (UFSC) e Origens da Filosofia Contemporânea (PUC-SP). Pesquisa temas em ontologia da arte e dos artefatos, teorias da linguagem e hermenêutica, interpretação e análise categorial; publica regularmente trabalhos em revistas especializadas e é autor dos livros Scismas (2004), Ensaios Semânticos (2009), Filosofia e Linguagem (2013) e Exercícios de Desilusão (2012).

Sobre o projeto:

O projeto CAFÉ COM DANÇA foi imaginado como uma forma de oportunizar momentos de intercâmbio entre artistas, professores, pesquisadores, coreógrafos e estudantes da área artística e comunidade interessada na reflexão sobre dança na contemporaneidade. Teve início no ano de 2013 com o intuito de promover debates qualificados sobre questões relevantes e atuais envolvendo a dança em suas perspectivas pedagógica, histórica, sociopolítica e artística; assim como de contribuir para a formação de um público crítico e receptivo a questões relativas à dança e à arte contemporânea. Ao longo dos últimos anos, o Café com Dança vem promovendo ações ligadas à dança na UFSC, tais como a organização de palestras, mesas de discussão, projeções de vídeo-dança, vídeo-documentários, conferências dançadas, vídeo-palestras e atividades afins.

Ficha Técnica:

Coordenação: Vera Torres – CDS/UFSC e Débora Zamarioli – ART/CCE
Bolsistas: Madalena Mendes Brito e Igor Valentim Bruno
Identidade Visual: Mônica de Souza
Apoio: Secretaria de Cultura e Arte – SecArte/UFSC, Centro de Desportos/UFSC e Departamento de Artes/CCE/UFSC

Serviço:

O quê: Café com Dança: ciclo de palestras e debates com prof. Dr. Celso Braida.
Quando: 12 de setembro.
Horário: 14h30.
Onde: Sala Pitangueira, hall do segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.