Aula aberta de Danças Circulares no Teatro da UFSC nesta quinta

19/11/2015 08:34

Danças Circulares, WEB800 bA oficina de Danças Circulares, atividade do projeto “Cursos e oficinas livres de Arte” do Departamento Artístico-Cultural (DAC) da Secretária de Cultura (SeCult) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza uma aula aberta nesta quinta-feira, dia 19, às 10h, no Teatro da UFSC.

A comunidade universitária e externa poderá acompanhar o andamento das atividades, tirar dúvidas e conferir uma aula de dança. As oficinas são ministradas pelas focalizadoras – como são conhecidas as orientadoras de danças – Cida Garcia e Terezinha Bianchini Derner, professora aposentada da UFSC.

As Danças Circulares são uma prática milenar, símbolo da vida comunitária, de integração e celebração dos povos primitivos, que vem sendo resgatada a cada ano. Destinadas às pessoas que buscam o autoconhecimento, a saúde física, mental, emocional e espiritual, o lazer ativo, o aprimoramento artístico-cultural, a convivência pacifica e amorosa e a celebração da vida, as Danças Circulares contemplam o homem com um todo, abrangendo os aspectos físicos, emocionais, mentais e transcendentais. Aplicadas de forma pedagógica, desenvolvem a lateralidade, a coordenação motora, a consciência corporal, o ritmo, a orientação espacial, a memorização, a concentração, a atenção e a disciplina. No emocional elas dissolvem tensões, fortalecem a auto-estima, favorecem a cooperação, conduzem à integração, promovem a inclusão e o respeito. São inclusivas, pois as danças acolhem a todos, independentemente de idade, sexo, cultura, nível de escolaridade, nível social.

Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC

Fundamenta-se no princípio de que a informação e a democratização do acesso aos bens culturais permitem a formação de massa crítica e de cidadãos capazes de interagir de modo transformador com a realidade que os cerca. Ao estimular o envolvimento da comunidade com a Arte, oferecendo o livre acesso a oficinas e eventos artísticos, busca-se seguir os preceitos da extensão universitária no que diz respeito à inclusão social e sustentabilidade econômica, contribuindo no processo de formação e qualificação acadêmica e comunitária. O projeto prevê a realização de cursos e oficinas livres de Arte em áreas como Artes Visuais, Cinema/Documentário, Danças, Fotografia, Música e Teatro. As inscrições abrem no início de cada semestre e as informações completas podem ser acessadas no site do DAC [[www.dac.ufsc.br]]

SERVIÇO:

O QUÊ: Aula aberta de Danças Circulares
QUANDO: 19 de novembro de 2015, quinta-feira, às 10h.
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade
MAIS INFORMAÇÕES: (48) 3721-2498 ou (48) 3721-3853

Joelson Cardoso/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCult/UFSC