Ars et scientia: O FAM e a UFSC

27/05/2014 23:00

Cena do filme ‘A Oeste do Fim do Mundo’, que faz parte da mostra ‘Longas Mercosul’
Foto: A Oeste do Fim do Mundo / Divulgação

Mais uma vez, a Secretaria de Cultura da UFSC sedia o Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM.  Chegando a seu 18º encontro, o FAM, consagrado internacionalmente, mostra-se como uma festa da arte e representa a expressão da cultura em Santa Catarina. Com um recorde recente de 535 inscrições para as quatro mostras competitivas, o 18° FAM traz ao longo uma semana 47 filmes em disputa e outros 32 nas mostras convidadas: Outros Olhares Turquia, Mostra TAL (TV América Latina), Outros Olhares Argentina e a principal delas, Mostra Longas Mercosul.

A trajetória do “Seminário de Cinema e Televisão do Mercosul”, assim chamado em sua primeira edição, em 1997, segue trilhas de sucesso. Passou a ser realizado nas dependências da UFSC em 2009 e, desde então, vem crescendo na mesma medida da sua importância para Santa Catarina. Criado para discutir legislação e distribuição de produtos audiovisuais, hoje constitui-se em um encontro das principais entidades cinematográficas do sul do país e de outras regiões, além de países vizinhos. Conta com exibição de filmes gratuitamente no maior auditório do Estado Catarinense, o Auditório Garapuvu, da UFSC, que registra, nos últimos anos, lotação completa em todos os seus dias de apresentação para um número expressivo de pessoas beneficiadas com o evento. A importância do FAM é ainda maior quando registra como um de seus principais objetivos “democratizar o acesso às produções do cinema do Brasil e de países vizinhos”.

A UFSC, como parceira que tem sido nos últimos seis anos, deseja que o nosso campus seja fecundo e que as sementes lançadas a cada ano que passa cresçam viçosas no fortalecimento das artes visuais, e na consolidação definitiva do FAM.

Acesse a programação completa, com horários, em : http://www.audiovisualmercosul.com.br/por/programacao.