Apresentação do espetáculo “Ubu Rei” no Teatro da UFSC nos dias 11, 12 e 13 de novembro

08/11/2016 09:28

Cena de Ubu Rei. Foto: Larissa Helena Pinho

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro, o Teatro da UFSC será palco do espetáculo “Ubu Rei”, com direção de Carmen Fossari e elenco formado por alunos da Oficina Permanente de Teatro do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC. A peça escrita por Alfred Jarry  marca o nascimento do Teatro do Absurdo na França e apresenta personagens que reverberam nos dias atuais no cenário político brasileiro.A encenação conta uma linguagem interativa de mídia visual, obras de pintores clássicos e fotografias texturizadas. Terá início às 20h, é gratuito e aberto à comunidade. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes da apresentação na bilheteria do Teatro da UFSC.

O Espetáculo

A peça Ubu Rei foi escrita por Alfred Jarry aos 15 anos de idade como uma brincadeira escolar para ridicularizar um professor, que inspirou a criação do personagem. Ela marca o nascimento do Teatro do Absurdo na França, no início do século XX. Pai Ubu, um oficial de confiança do Rei da Polônia, é instigado por sua mulher, Mãe Ubu, a assassinar o rei e assumir o trono. Depois de relutar em um primeiro momento é convencido a levar adiante o plano de sua esposa e passa a contar com a ajuda de Capitão Bordura. Usurpada a coroa, pai Ubu tenta ganhar a simpatia das pessoas, mas logo se transforma num cruel ditador.

O processo de montagem da peça teve início com um estudo de mesa, que trouxe a compreensão detalhada da obra. Em dezembro de 2015 foi apresentada uma leitura encenada, com Gustavo Dutra como Pai Ubu. Nesta temporada, além de contar com dois atores convidados, Marcos Willerding e Valdir Silva, a diretora Carmen Fossari optou por trazer elementos da linguagem clássica no figurino e nos slides contando com uma linguagem interativa de mídia visual, inserindo obras de pintores clássicos e fotografias texturizadas. São elementos indicativos de situações ou espaços servindo de cenografia virtual. Essa nova versão foi recentemente apresentada no Experimenta, que aconteceu na UFSC entre os dias 23 e 27 de outubro.

No elenco, estão os alunos da Oficina Permanente de Teatro que participaram dos cursos ministrados pelo professor Pablo Evoé (da Escola de Teatro Evoé, de Lisboa), no primeiro semestre e por Mhirley Lopes, no segundo semestre. Os alunos cursaram ainda História do Teatro, Dramaturgia Clássica e Interpretação (método Stanislavski) com Carmen Fossari.

Ficha Técnica:

Elenco:

Marcos Willerding –Pai Ubu
Juliana Búrigo Sampaio – Mãe Ubu
Uziel Santana – Capitão Bordura
Sergio Borges – Rei da Polônia Financista, Camponês
Suélen Benincá – Rainha da Polônia, Camponesa, Nobre
Mark Kopp – Príncipe Bugrelau, Carrasco
Máximo Pacheco – Czar Russo, Camponês, Príncipe Polonês
Valdir Silva – Nobre, Mensageiro, Fantasma, Soldado
Heitor Daros – Soldado Pila, Nobre, Jurista
Vinicius Godim – Nobre,Fantasma, Soldado
Beth Nogueira – Princesa Polonesa, Camponesa, Soldad@
Jhonatan Costa – Soldado Cotica, Nobre, Povo
Operador Slides: Ivâna Fossari
Operador de Som: Gustavo Dutra
Cenografia: Márcio Tessmann e Grupo
Sonoplastia: Carmen F. e Gustavo Dutra
Figurino: Acêrvo GPTN obras de Dé Beirão e Lou Hammad (curadoria Carmen F.)
Slides Texturizados, Iluminação e Direção Geral: Carmen Fossari

Sobre a diretora

Carmen Fossari é doutoranda no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento – EGC da UFSC. Mestre em Literatura Brasileira pela UFSC, com opção em Teatro, é diretora de espetáculos do DAC, coordenadora e ministrante da Oficina Permanente de Teatro/UFSC e diretora e fundadora do Grupo Pesquisa Teatro Novo/UFSC.É membro da ACLA, Academia Catarinense de Letras e Artes, cadeira de Isnard Azevedo.

Recebeu inúmeros prêmios estaduais e nacionais, bem como representou o Brasil com espetáculos que dirigiu, escreveu e atuou nos seguintes países: Porto Rico, México, Paraguai, Argentina, Chile, Colômbia e Portugal. Esteve com espetáculos no Chile por sete vezes, onde mantém convênio através do GPTN/UFSC com a “Cia. La Carreta” que coordena, naquele país, o ENTEPOLA (Encontro de Teatro Popular Latino Americano).

Oficina Permanente de Teatro

Com o objetivo de propor uma vivência na área das Artes Cênicas compreendendo o estudo teórico e a vivência teatral, a oficina vem sendo realizada há mais de três décadas aos interessados da comunidade acadêmica e externa. Possui uma grade disciplinar básica em que se desenvolve a metodologia “de como ser para representar outro ser”. Atua com Núcleos de Teatro de Bonecos, Teatro de Rua, Ciclo de Leituras Dramáticas e Pesquisa de Teatro de Luz Negra. A cada turma, dependendo da vocação do grupo formado, é realizado o processo de montagem seguindo a tendência natural dos alunos. Depois desta etapa, os alunos, que de fato sintonizam sua vocação, podem integrar o elenco do Grupo Pesquisa Teatro Novo da Universidade Federal de Santa Catarina. A oficina é coordenada pela diretora Carmem Fossari.

A Oficina Permanente de Teatro (OPT) integra o Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

SERVIÇO:

O QUÊ: Espetáculo “Ubu Rei”
QUANDO: 11, 12 e 13 de novembro de 2016 (de sexta a domingo), às 20h.
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria do Teatro da UFSC.
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
DURAÇÃO: 70 minutos
CONTATO: Departamento Artístico Cultural da UFSC (48) 3721-3853 – www.dac.ufsc.br

Clara Comandolli de Souza /Estagiária de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC