Aniversário da UFSC tem atividades culturais e debate sobre direitos humanos

07/12/2022 10:57

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) completará, no dia 18 de dezembro (domingo), 62 anos de história. Para celebrar a data, a instituição divulgou a programação de atividades para as próximas semanas, com debate sobre direitos humanos, ações culturais e artísticas. Haverá ainda uma sessão solene do Conselho Universitário (CUn) em homenagem aos 90 anos do Curso de Direito. O evento de abertura será o II Encontro Memória e Direitos Humanos, no Centro de Cultura e Eventos, do Campus de Florianópolis, nesta quarta e quinta-feira, dias 7 e 8 de dezembro.

Promovida pelo Instituto Memória e Direitos Humanos UFSC/UDESC, a iniciativa contará com apresentação de trabalhos, debates e conferências sobre o tema em Santa Catarina, no Brasil e na América Latina, além de apresentações artísticas e feira do livro. Serão abordados os direitos linguísticos, indígenas e da comunidade LGBT, migrações, movimento negro, ditadura militar, educação, violências e arte na defesa dos direitos humanos. A programação do encontro está disponível neste link.

Na quinta-feira, dia 8 de dezembro, o Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) comemora a data com o projeto Igrejinha Musical. O concerto, promovido em parceria com o Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina  (Udesc), apresenta músicos experientes que exploram um repertório de música clássica e instrumental. Em sua segunda apresentação na Igrejinha da UFSC, os músicos Lucila Romano Tragtenberg, Luiz Mantovani, Maria Bernardete Castelan Póvoas realizam o espetáculo. O evento está programado para as 19h, é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

> Confira a programação de aniversário:

Data: 07 e 08/12 (quarta e quinta-feira). Veja a programação completa.
II Encontro Memória e Direitos Humanos
Local:
 Centro de Cultura e Eventos – Campus de Florianópolis
Sinopse: Esta edição tem como tema geral Direitos humanos e democracia em Santa Catarina: lutas e protagonistas. A conferência abordará reflexões e avaliações de atores universitários, escolares, sociais, jurídicos e das artes sobre o estado das políticas públicas em direitos humanos em Santa Catarina e no Brasil.

Data: 07/12 (quarta-feira), às 19h30min
Respiro Espetáculo com Projetos de práticas Corporais do CDS
Local: Auditório Garapuvu – Centro de Cultura e Eventos – Campus de Florianópolis
Apresentador/ministrante: professora Luciana Fiamoncini
Ingresso: 1kg de alimento não perecível
Sinopse: Respiro tem a proposta de questionar os rumos da vida na sociedade contemporânea por meio da arte. A abertura da noite contará com a participação do projeto de cheerleading UFSCCheer e com os grupos de ginástica infantil e adulto GinasticArte e GPT ON, respectivamente. Na sequência, haverá apresentações de tecido acrobático, tai chi chuan, sapateado, floorwork e samba.

Data: 08/12 (quinta-feira), às 19h
Igrejinha Musical
Local: Igrejinha da UFSC – Campus de Florianópolis
Apresentador/ministrante: Lucila Romano Tragtenberg, Luiz Mantovani, Maria Bernardete Castelan Póvoas; curadoria de Luiz Mantovani
Ingresso: o evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada
Sinopse: O concerto apresenta músicos experientes que exploram um repertório de música clássica e instrumental. Em sua segunda apresentação na Igrejinha da UFSC, os músicos Lucila Romano Tragtenberg, Luiz Mantovani e Maria Bernardete Castelan Póvoas realizam o espetáculo com curadoria do prof. Luiz Mantovani (DMU-UDESC), apresentando grandes obras do repertório brasileiro e universal, nas mais diversas formações instrumentais e vocais.

Data: 12/12 (segunda-feira), às 12h
Dançando em Comum União
Local: Praça da Cidadania – Campus de Florianópolis
Focalizadores: Magna Machado e Ignácio Bassi
Ingresso: gratuito
Sinopse: Dança circular – movimento coletivo que dança de mãos dadas. Celebrando a vida e a comum unidade, um estar junto em vibração, uma possibilidade de abertura do individual para o comunitário, onde todos estão igualmente inseridos compartilhando sua presença na roda, na totalidade do ser. Uma linguagem corporal de expressar os valores e a cultura dos povos, um caminho para paz, respeito e acolhimento.

Data: 12/12 (segunda-feira), às 18h30min
Concerto na Igrejinha da UFSC com Kleber Alexandre
Local: Igrejinha da UFSC – Campus de Florianópolis
Músico/instrutor de violão: Kleber Alexandre
Ingresso: gratuito
Sinopse:
 Nesse concerto, o músico executará obras originais do século XX e do final do XIX, de compositores espanhóis e brasileiros, dentre os quais Tarrega, Torroba, Villa-Lobos, Pernambuco, Dilermando Reis, Baden Powell e ainda peças de sua autoria. O evento é promovido pelo Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC.

Tags: aniversárioAniversário da UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina