Alunos-atletas da UFSC participam dos Jogos Universitários Brasileiros em Brasília

19/09/2022 09:44

Foto: Rodrigo Pertoti / Light Press / CBDU

Entre os dias 18 a 25 setembro de 2022 acontecem em Brasília/DF os JUBs/2022, Jogos Universitários Brasileiros. A competição esportiva nacional que faz parte do calendário de competições da CBDU (Confederação JUBs/2022 do Desporto Universitário) e que reúne alunos-atletas de diversas instituições de ensino superior brasileiras. Ao todo, serão disputadas 30 modalidades, entre individuais e coletivas, e a expectativa é da participação de cerca de 8 mil pessoas, entre atletas, árbitros, voluntários e oficias de todos os estados.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estará representada no evento por 34 alunos-atletas que competem em 13 modalidades nos naipes femininos e masculinos. Os alunos-atletas foram classificados após seletivas estaduais e a partir de convocação oficial da FCDU (Federação Catarinense de Desporto Universitário).

Para viabilizar esta representação e garantir a participação dos alunos-atletas, a atual Reitoria da UFSC, por meio do recém-criado Departamento de Esporte (DE/SECARTE), mobilizou grandes esforços administrativos e orçamentários, mesmo em período de contenção de gastos. A expectativa é de que o evento proporcione um período de trocas de experiências que transformem os participantes também enquanto cidadãos sociais, para além dos resultados almejados no âmbito esportivo, e que tragam seus relatos críticos para o aperfeiçoamento do processo e da política para as práticas esportivas a ser desenvolvida nos próximos anos.

Tags: CulturaDepartamento de EsporteEsporteJUBS/2022UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina