Agenda Cultural

set
9
ter
Cine Labhin | 2º Mostra de Cinema Indígena @Bloco de Salas de Aula do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)
set 9@15:00 – dez 2@17:00

O Laboratório de História Indígena (LABHIN), vinculado ao Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, a partir do dia 9 de setembro, a segunda edição do Cine Labhin: Mostra de Cinema Indígena. O CINE LABHIN nesse semestre será às terças-feiras, a partir das 15h, no bloco de salas de aula do CFH. Ao longo do semestre, serão exibidos uma curadoria de filmes produzidos por e com cineastas indígenas de diferentes povos de todo o país. O evento é gratuito. A programação gera certificação para os participantes.

>> Programação:

09/09 – Miniauditório do CFH – 15h
Já me transformei em imagem – Direção: Zezinho Yube
Fruto da Aliança dos Povos da Floresta – Direção Siã Huni Kuin
O espírito da Floresta – Direção: Amilton Pelegrino de Mattos

23/09 – Sala de aula 302 – 15h
Vãhn Gõ Tõ laklãnõ – Direção: Walderres Coctá Priprá

26/09 – Sessão Especial – Semana de Antropologia – local a definir – 14h
A última floresta – Direção: Luiz Bolognesi (roteiro de Davi Kopenawa)

07/10 – Miniauditório do CFH – 15h
Teko Haxy – Ser imperfeita – Direção: Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro
Bicicleta de Nhanderu – Direção: Patrícia Ferreira Pará Yxapy

21/10 – Miniauditório do CFH – 15h
A transformação de Canuto – Direção: Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho

04/11 – Sala de aula 302 – 15h
Mostra dos curtas metragens de Yawar Muniz Wanderley – Direção: Yawar Muniz Wanderley

18/11 – Sala de aula 302 – 15h
Nguné Elü, O dia em que a lua menstruou – Direção: Takumã Kuikuro e Marrayury Kuikuro
Território Pequi – Direção: Takumã Kuikuro

02/12 – Miniauditório do CFH – 15h
Produção audiovisual a definir

>> Serviço:

O quê: Cine Labhin: 2ª Mostra de Cinema Indígena
Quando: De 09/09/2025 a 02/12/2025 | terças-feiras | 15h
Onde: Bloco de Salas de Aula do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Site| Instagram
Contato: labhin@live.com

set
24
qua
Exposição | ‘Sonhar o rio: do direito à luta pela paisagem’ @Rua Engenheiro Agrônomo Andrei Cristian Ferreira, s/n, Trindade
set 24@7:00 – dez 12@19:00

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (MArquE/UFSC) inaugurou no dia 24 de setembro, a exposição Sonhar o rio: do direito à luta pela paisagem. A mostra, que segue até 12 de dezembro de 2025, reúne obras de 15 artistas latino-americanos que discutem a crise hídrica e a destruição dos rios amazônicos. A exposição fez parte da décima edição do Experimenta: Rufar os tambores: O samba vai passar.

Com curadoria de Gabriel Bicho e produção de Erika Artmann e realização da Sala Verde UFSC, a exposição é resultado das ações do projeto Muluca (Mundo-Lugar-Casa), criado em Porto Velho (RO) em 2024. A iniciativa nasceu a partir da seca histórica que atingiu a Amazônia em 2023, impactando fauna, flora e o cotidiano das populações ribeirinhas.

>> Sobre as obras:

As obras, em formatos de textos, colagens, fotografias e ilustrações digitais, já ocuparam ruas de diferentes cidades brasileiras no formato lambe-lambe, entre elas Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC)Porto Velho (RO) e Pacatuba (CE).

O objetivo foi provocar reflexões locais sobre a relação com os rios e suas memórias, conectando-as à luta pela preservação das águas amazônicas. “Nossos rios, como a literatura indígena mostra e o próprio Ailton Krenak diz, são hiper interligados. Em algum momento, os rios da Amazônia se conectam com os rios do Sul e do Nordeste. Temos essa grande teia que corta o país inteiro”, explica o curador.

>> Sobre a exposição:

rios nascem para escrever a história de nossas vidas com a gente; entre córregos, riachos, cabeceiras, afluentes e cachoeiras, crescem os rios, carregando os percursos da humanidade; produzindo, trazendo e levando comida, alimentando os apapaatai [tradução de bichos para o povo wauja do alto xingu] da floresta; o limite do rio é o limite da nossa consciência; rios são mundos, rios são museus a céu aberto, rios são como papéis rabiscados por voadeiras, barcos e canoas; são eles que vezinquando transbordam, precisam revisitar seu habitat natural, e afogam-se em suas próprias epistemes; não podemos trocar os rios, seres sagrados não podem ser substituídos; há uma imagem no imaginário do mundo sobre a amazônia, dentro dessa imagem correm os rios, abundantes, fortes, hora barrentos, hora cristalinos, pulsantes como veias inflamadas dentro de um corpo doente; rios incansáveis, que negam sua própria secura para continuar seguindo seus rumos […] sonhadores de si,

No MArquE/UFSC, a exposição marca a primeira vez em que o projeto ocupa um museu universitário. “O museu cedeu o espaço, e a Sala Verde/UFSC ofereceu os recursos que possibilitam a realização desta mostra, que traz à tona as inquietações dos artistas envolvidos”, destaca Bicho.

Participam da coletiva os artistas Ana Sabiá (SC), João Ferré (GO), Soph Divina (SP), Maria Tereza (ES), Jinnie Anne Pak (SP), Rick Rodrigues (ES), Amanara Brandão Lube (RO), Ederson Lauri (RO), Thalyta Alvaroz (CE), Kali (RO), Roma Brito (PA), Isabela Sá Roriz (RJ), Josiel Juruna (PA), Clara Nogueira (AM) e Daris Rubio (México).

Com mais de 60 anos de história, o MArquE/UFSC é reconhecido por seus acervos etnográficos, arqueológicos e de cultura popular, além de integrar extensão, pesquisa e ensino. Já o projeto Muluca busca investigar formas de musealidade a partir do cotidiano e da diversidade de corpos e territórios, ampliando narrativas sobre o norte do país.

Para mais informações, acesse o Instagram do projeto Muluca e o Instagram do MArquE.

>> Sobre o serviço:

O quê: exposição Sonhar o rio: do direito à luta pela paisagem
Quando: De 24/12/2025 à 12/12/2025 | de terça-feira à sexta-feira | das 7h às 19h (entrada até 18h30)
Onde: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE) — Rua Engenheiro Agrônomo Andrei Cristian Ferreira, s/n, Trindade | UFSC – Florianópolis
Quanto: Entrada gratuita
Classificação: Livre
Informações: Instagram do projeto Muluca | Instagram do MArquE

nov
4
ter
Mostra CurtaDoc – Cinema Documentário na Educação
nov 4 – nov 14 dia inteiro

Nos dias 4, 5, 11, 13 e 14 de novembro, a Mostra CurtaDoc – Cinema Documentário na Educação ocupará espaços culturais e educacionais de São Pedro de Alcântara, com sessões gratuitas, debates, oficinas e o Seminário EducaDoc, realizado em parceria com o Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (Nica) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além das ações locais, haverá itinerâncias em Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e Antônio Carlos, ampliando o alcance da Mostra para escolas e comunidades da região.

Essa é uma iniciativa cultural e educativa que nasce com o propósito de levar filmes brasileiros a municípios do interior de Santa Catarina, fomentar debates e promover a formação de plateia. Idealizada pela Contraponto, produtora audiovisual de Florianópolis com mais de 20 anos de trajetória, a mostra reúne curtas-metragens brasileiros que retratam o país em suas múltiplas dimensões – social, ambiental e cultural –, abordando temas como direitos humanos, justiça social, patrimônio imaterial, agroecologia, meio ambiente e memória coletiva.

O Seminário EducaDoc, por sua vez, contará com a participação das professoras do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC e coordenadoras do Nica, Gilka Girardello e Monica Fantin, além de José Douglas Alves dos Santos, doutor em Educação e estudioso do cinema. Eles discutirão o papel da linguagem audiovisual na formação docente e nas práticas pedagógicas contemporâneas. Voltado a educadoras e educadores da rede pública, o seminário busca aproximar o cinema da sala de aula, promovendo o pensamento crítico, o diálogo e a imaginação como potências educativas.

Para promover a inclusão, a Mostra CurtaDoc realizará uma sessão acessível no dia 11 de novembro na Associação Catarinense para a Integração do Cego (ACIC), em Florianópolis, com audiodescrição ao vivo. O encerramento, em 14 de novembro, será marcado por premiação dos filmes e apresentação musical aberta à comunidade de São Pedro de Alcântara.

O projeto foi viabilizado com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), por meio da Fundação Catarinense de Cultura e do Ministério da Cultura – Governo Federal, com apoio das prefeituras e secretarias municipais de Educação de São Pedro de Alcântara, Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e Antônio Carlos e da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina.

Programação

Seminário EducaDoc · Auditório da Câmara de Vereadores
Praça Leopoldo Kretzer, 1 – São Pedro de Alcântara
Tema: O cinema-documentário na educação: arte, cultura e memória na formação docente
Público-alvo: professoras(es) e pessoas interessadas · Atividades gratuitas

Terça, 4/11

  • 9h – 11h – Conversa com Gilka Girardello
  • 11h30 – 12h15 – Sessão inaugural Mostra CurtaDoc (5 curtas brasileiros)
  • 14h – 17h – Oficina “Pensar o cinema como um modo de acesso ao mundo, um olhar que aprende a ver”, com José Douglas Alves dos Santos

Quarta, 5/11

  • 9h – 11h – Conversa com Monica Fantin
  • 11h30 – 12h15 – Sessão Mostra CurtaDoc
  • 14h – 17h – Oficina EducaDoc com José Douglas Alves dos Santos

Itinerância – Sessões para escolas (gratuitas)

  • Águas Mornas — Qua, 5/11 – 8h30 – 9h50
    Auditório da Câmara de Vereadores
  • Santo Amaro da Imperatriz — Qui, 13/11 – 8h – 9h20 / 10h às 11h20
  • Antônio Carlos — Sex, 14/11 – 8h – 9h20

Mostra CurtaDoc · Comunidade (São Pedro de Alcântara)

Seg, 10/11 – 13h30 – 17h30 · Sessão para grupo de mães

Qua, 12/11 – 13h30 – 17h30 · Sessão para grupo de idosos

Qui, 13/11 – 8h30 – 11h30 · Sessão para professoras(es)/estudantes

Sex, 14/11 – 13h30 – 17h30 · Sessão para professoras(es)/estudantes

Encerramento – Auditório da Câmara de Vereadores
19:00 – 21:00 · Premiação, exibição de filmes premiados e apresentação musical

Sessão Acessível

Terça, 11/11 – 14h – 16h
Local: Auditório da ACIC – Associação Catarinense para Integração dos Cegos
Exibição de cinco curtas, sendo dois com audiodescrição ao vivo


Serviço

Mostra CurtaDoc – Cinema Documentário na Educação
Data: 4, 5, 11, 13 e 14 de novembro de 2025
Onde: São Pedro de Alcântara, com itinerâncias em Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e Antônio Carlos
Atividades gratuitas
curtadoc.com.br

nov
11
ter
Exposição | 50 anos da Independência de Angola @Museu de Arqueologia e Etnologia - MArquE/
nov 11 2025@7:00 – fev 7 2026@19:00

Com curadoria da antropóloga Ilka Boaventura Leite, coordenadora do Instituto Kadila e do Projeto Kadila — Culturas e Ambientes (2012–2018), a exposição apresenta um panorama histórico e cultural de Angola, abordando desde o período colonial, passando pela guerra civil e o processo de independência em 1975, até os desafios e conquistas do país na contemporaneidade.

Entre os temas abordados estão a geografia e as riquezas naturais, as línguas e etnias, a educação, a literatura, a música, a culinária e a urbanidade. A mostra também destaca experiências de campo realizadas por professores da UFSC no Deserto do Namibe, no sul de Angola, durante o Projeto Kadila.

Durante a exposição, será exibido o vídeo “Línguas de Angola”, produzido pelo projeto “Multilinguismos: diálogos com a Educação” (CNPq), sob coordenação da professora Cristine Gorski Severo, com edição dos estudantes Gregório B. K. Tchitutumia e Luiz Fillipe Fernandes.

A comunidade angolana representa a maior parte dos estudantes africanos da universidade e constitui o maior grupo de imigrantes do continente africano em Florianópolis. Diante do desconhecimento generalizado sobre a história e a relevância de Angola no contexto africano, esta é a primeira exposição dedicada ao continente africano realizada no MArquE, com forte caráter educativo e cultural.

O MArquE funciona de terça a sexta-feira, das 7h às 19h (entrada até 18h30). A exposição ficará aberta ao público até o início de fevereiro de 2026. Visitas mediadas podem ser agendadas diretamente com a administração do Museu.

A mostra é promovida pelo Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas e pela Associação dos Angolanos em Florianópolis, com apoio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), MArquE, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER).

 

nov
13
qui
Festival Estudantes Contra a Guerra
nov 13 – nov 14 dia inteiro

Festival Estudantes Contra a Guerra ocorre em 13 e 14 de novembro, quinta e sexta-feira, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e traz programação cultural gratuita com o intuito de denunciar o imperialismo e a violência. O evento, organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSC, pelo DCE da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e pela União Florianopolitana dos Estudantes Secundaristas (UFES), debate o genocídio em Gaza e nas periferias e propõe a cultura como ferramenta de resistência.

A programação reúne shows, oficinas, feiras, teatro, cinema, batalhas de poesia e rodas de conversa, além de atos políticos e plenárias sobre a violência policial, o genocídio em Gaza e nas periferias brasileiras. De 10 a 12 de novembro, ocorrem atividades de mobilização — debates, exibições de filmes, apresentações teatrais e plenárias — que antecedem o festival.

Confira a programação completa (em pdf).

Com o lema Pelo fim do genocídio em Gaza e nas periferias, a iniciativa conecta as lutas do povo palestino e da juventude negra e periférica no Brasil, denunciando o imperialismo e o fascismo que sustentam as guerras no exterior e a violência no Brasil. Da Faixa de Gaza às favelas do Rio de Janeiro, das chacinas que chocam o país às mortes cotidianas nas periferias de Florianópolis, o festival se posiciona contra a política da morte e a favor da solidariedade internacional dos povos.

Inspirado nas tradições de resistência da juventude, como os festivais da canção durante a ditadura civil-militar e os grandes encontros culturais da contracultura, o Festival Estudantes Contra a Guerra reafirma a cultura como instrumento de luta e libertação popular. “Quando os governos escolhem financiar guerras e repressão, nós escolhemos construir cultura e vida. Esse festival é a resposta dos estudantes ao mundo que querem nos impor — um mundo de muros, bombas e silêncio”, afirmam os organizadores.

A programação, que acontece em frente ao DCE da UFSC e nas áreas próximas ao laguinho, no campus Trindade, inclui feira de arte e economia solidária, oficinas, batalhas de poesia, teatro, cinema, intervenções e shows. Entre as atrações confirmadas estão GuiJay, Africanamente, Gêmeos do Baile, Slam Trajano, Grupo de Teatro Boca de Siri, Bruno Barbi, Desterro Jornalismo e muito mais.

O encerramento, no dia 14, terá um ato político Estudantes Contra o Fascismo e o Genocídio Imperialista, com Léo Péricles e outras lideranças populares.

Mais informações no Instagram.

nov
17
seg
Exposição | ‘Cores do ser: vista imaginária’ na Biblioteca Central @Biblioteca Universitária - Espaço Expositivo Hall da Circulação
nov 17@7:30 – 22:30

Até 15 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, no Espaço Expositivo Hall da Circulação, a mostra Cores do ser: vista imaginária da artista Yulia Ievskaya. A mostra reúne pinturas que celebram a beleza da natureza e do ser humano, em um gesto de amor e contemplação. Por meio do realismo e de uma paleta de cores intensas, a artista busca expressar a harmonia e a perfeição da natureza e do ser humano. 

Sobre a artista

Yulia Ievskaya, artista plástica, linguista e professora de arte, nasceu em Moscou, onde se formou em Linguística e Arte Clássica. Desde 2021, reside em Florianópolis. Na Rússia, trabalhou com a língua inglesa em empresas internacionais, deixando a arte em segundo plano como hobby por muitos anos.

Durante a pandemia, ao viajar e permanecer no Brasil, encontrou inspiração na natureza, nas pessoas e na influência da nova cultura. A arte então deixou de ser apenas um passatempo e passou a ser seu trabalho, sua principal atividade e seu modo de vida.

Atualmente, Yulia atua como professora de arte: desde 2022 ensina crianças e adultos em aulas particulares, ministra masterclasses em Florianópolis, participa de exposições de arte no Brasil e produz obras por encomenda e para venda.

A maioria de seus trabalhos já foi exibida em exposições coletivas entre 2023 e 2025, em espaços como: Galeria Venere (Florianópolis, SC), Galeria Oposta (Limeira, SP), Galeria DesignArt (Florianópolis, SC), além do projeto de arte urbana Sermão de Santo Antônio aos Peixes (Florianópolis, SC) e publicações digitais — somando 11 projetos no total. Esta é sua primeira exposição individual. Sua produção artística inclui pinturas acrílicas de natureza, animais e retratos humanos, além de desenhos de corpo humano ao vivo.

Mais informações no site da BU.

Exposição | ‘Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira’ @Biblioteca Universitária
nov 17@7:30 – 22:00

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a mostra coletiva Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira, de curadoria de Andréa Figueiredo Leão Grants e Roberta Moraes de Bem.

A exposição convida o visitante a um olhar curioso e afetuoso sobre as mesas de cabeceira de bibliotecários e bibliotecárias. O que fica ao lado da cama de quem passa o dia cercado por livros, palavras, saberes e silêncios? Que histórias repousam na intimidade noturna daqueles que vivem organizando histórias alheias?  

São pequenos retratos de mundos particulares — lugares onde a lógica da catalogação cede espaço ao acaso, ao desejo, ao afeto e à pausa. Cada mesa revela fragmentos do íntimo: livros em leitura ou à espera, óculos, xícaras, bilhetes, lembranças, objetos queridos.

Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira é um convite à escuta sensível e à aproximação, como uma chance de conhecer os profissionais da informação para além dos balcões e estantes.

Participantes:

  • Andréa Figueiredo Leão Grants
  • Edson Mário Gavron
  • Fabrício Silva Assumpção
  • Gleide Bitencourte J. Ordovás
  • Joana Carla Felício
  • Maria Bernardete Alves
  • Narcisa de Fátima Amboni
  • Roberta Moraes de Bem
  • Rosaura Schmitz Schveitzer
  • Sigrid Karin Weiss Dutra
  • Tatiana Rossi
  • Thayse Hingst

Mais informações: site da BU.

nov
18
ter
Exposição | ‘Cores do ser: vista imaginária’ na Biblioteca Central @Biblioteca Universitária - Espaço Expositivo Hall da Circulação
nov 18@7:30 – 22:30

Até 15 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, no Espaço Expositivo Hall da Circulação, a mostra Cores do ser: vista imaginária da artista Yulia Ievskaya. A mostra reúne pinturas que celebram a beleza da natureza e do ser humano, em um gesto de amor e contemplação. Por meio do realismo e de uma paleta de cores intensas, a artista busca expressar a harmonia e a perfeição da natureza e do ser humano. 

Sobre a artista

Yulia Ievskaya, artista plástica, linguista e professora de arte, nasceu em Moscou, onde se formou em Linguística e Arte Clássica. Desde 2021, reside em Florianópolis. Na Rússia, trabalhou com a língua inglesa em empresas internacionais, deixando a arte em segundo plano como hobby por muitos anos.

Durante a pandemia, ao viajar e permanecer no Brasil, encontrou inspiração na natureza, nas pessoas e na influência da nova cultura. A arte então deixou de ser apenas um passatempo e passou a ser seu trabalho, sua principal atividade e seu modo de vida.

Atualmente, Yulia atua como professora de arte: desde 2022 ensina crianças e adultos em aulas particulares, ministra masterclasses em Florianópolis, participa de exposições de arte no Brasil e produz obras por encomenda e para venda.

A maioria de seus trabalhos já foi exibida em exposições coletivas entre 2023 e 2025, em espaços como: Galeria Venere (Florianópolis, SC), Galeria Oposta (Limeira, SP), Galeria DesignArt (Florianópolis, SC), além do projeto de arte urbana Sermão de Santo Antônio aos Peixes (Florianópolis, SC) e publicações digitais — somando 11 projetos no total. Esta é sua primeira exposição individual. Sua produção artística inclui pinturas acrílicas de natureza, animais e retratos humanos, além de desenhos de corpo humano ao vivo.

Mais informações no site da BU.

Exposição | ‘Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira’ @Biblioteca Universitária
nov 18@7:30 – 22:00

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a mostra coletiva Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira, de curadoria de Andréa Figueiredo Leão Grants e Roberta Moraes de Bem.

A exposição convida o visitante a um olhar curioso e afetuoso sobre as mesas de cabeceira de bibliotecários e bibliotecárias. O que fica ao lado da cama de quem passa o dia cercado por livros, palavras, saberes e silêncios? Que histórias repousam na intimidade noturna daqueles que vivem organizando histórias alheias?  

São pequenos retratos de mundos particulares — lugares onde a lógica da catalogação cede espaço ao acaso, ao desejo, ao afeto e à pausa. Cada mesa revela fragmentos do íntimo: livros em leitura ou à espera, óculos, xícaras, bilhetes, lembranças, objetos queridos.

Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira é um convite à escuta sensível e à aproximação, como uma chance de conhecer os profissionais da informação para além dos balcões e estantes.

Participantes:

  • Andréa Figueiredo Leão Grants
  • Edson Mário Gavron
  • Fabrício Silva Assumpção
  • Gleide Bitencourte J. Ordovás
  • Joana Carla Felício
  • Maria Bernardete Alves
  • Narcisa de Fátima Amboni
  • Roberta Moraes de Bem
  • Rosaura Schmitz Schveitzer
  • Sigrid Karin Weiss Dutra
  • Tatiana Rossi
  • Thayse Hingst

Mais informações: site da BU.

Festival de Cinema Fora da Fé | O Pai @Auditório Elke Hering - Biblioteca Universitária
nov 18@19:00 – 21:00

Até 18 de novembro o auditório da Biblioteca Universitária da UFSC recebe o Festival de Cinema Fora da Fé. Com exibição de quatro premiados filmes nunca exibidos em cinemas comerciais de Florianópolis, o festival apresenta filmes que abordam a perda da fé na religião, nas pessoas ou nas próprias crenças pessoais. Das relações familiares e amorosas às relações metafísicas com ideias, a crença é colocada à prova em variadas situações-limite.

O Festival faz parte do Fora do Circuito, um projeto de exibição gratuita de filmes. O circuito trabalha com pequenos festivais temáticos. Cada festival apresenta de três a seis filmes, que são exibidos a cada duas semanas, em sessão única. São apresentadas obras de variados países, com diversas temáticas e linguagens.

Os filmes são exibidos no Auditório Elke Hering, no segundo piso da Biblioteca Central do Campus Trindade da UFSC (BU). A entrada é gratuita e o espaço abriga confortavelmente até 80 pessoas. As sessões gratuitas iniciam sempre às 19h. Confira a programação completa do Fora da Fé. Acompanhe também no Instagram.

O Pai

Irã, 1996

Aos 14 anos, Mehrollah perde o pai e é obrigado a assumir o sustento de sua família. Não há empregos disponíveis por perto. Assim, o garoto é forçado a emigrar até a região sul do país, onde a oferta de trabalho é maior. Quando retorna à casa, Mehrollah encontra sua família completamente transformada.

nov
19
qua
Exposição | ‘Cores do ser: vista imaginária’ na Biblioteca Central @Biblioteca Universitária - Espaço Expositivo Hall da Circulação
nov 19@7:30 – 22:30

Até 15 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, no Espaço Expositivo Hall da Circulação, a mostra Cores do ser: vista imaginária da artista Yulia Ievskaya. A mostra reúne pinturas que celebram a beleza da natureza e do ser humano, em um gesto de amor e contemplação. Por meio do realismo e de uma paleta de cores intensas, a artista busca expressar a harmonia e a perfeição da natureza e do ser humano. 

Sobre a artista

Yulia Ievskaya, artista plástica, linguista e professora de arte, nasceu em Moscou, onde se formou em Linguística e Arte Clássica. Desde 2021, reside em Florianópolis. Na Rússia, trabalhou com a língua inglesa em empresas internacionais, deixando a arte em segundo plano como hobby por muitos anos.

Durante a pandemia, ao viajar e permanecer no Brasil, encontrou inspiração na natureza, nas pessoas e na influência da nova cultura. A arte então deixou de ser apenas um passatempo e passou a ser seu trabalho, sua principal atividade e seu modo de vida.

Atualmente, Yulia atua como professora de arte: desde 2022 ensina crianças e adultos em aulas particulares, ministra masterclasses em Florianópolis, participa de exposições de arte no Brasil e produz obras por encomenda e para venda.

A maioria de seus trabalhos já foi exibida em exposições coletivas entre 2023 e 2025, em espaços como: Galeria Venere (Florianópolis, SC), Galeria Oposta (Limeira, SP), Galeria DesignArt (Florianópolis, SC), além do projeto de arte urbana Sermão de Santo Antônio aos Peixes (Florianópolis, SC) e publicações digitais — somando 11 projetos no total. Esta é sua primeira exposição individual. Sua produção artística inclui pinturas acrílicas de natureza, animais e retratos humanos, além de desenhos de corpo humano ao vivo.

Mais informações no site da BU.

Exposição | ‘Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira’ @Biblioteca Universitária
nov 19@7:30 – 22:00

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a mostra coletiva Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira, de curadoria de Andréa Figueiredo Leão Grants e Roberta Moraes de Bem.

A exposição convida o visitante a um olhar curioso e afetuoso sobre as mesas de cabeceira de bibliotecários e bibliotecárias. O que fica ao lado da cama de quem passa o dia cercado por livros, palavras, saberes e silêncios? Que histórias repousam na intimidade noturna daqueles que vivem organizando histórias alheias?  

São pequenos retratos de mundos particulares — lugares onde a lógica da catalogação cede espaço ao acaso, ao desejo, ao afeto e à pausa. Cada mesa revela fragmentos do íntimo: livros em leitura ou à espera, óculos, xícaras, bilhetes, lembranças, objetos queridos.

Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira é um convite à escuta sensível e à aproximação, como uma chance de conhecer os profissionais da informação para além dos balcões e estantes.

Participantes:

  • Andréa Figueiredo Leão Grants
  • Edson Mário Gavron
  • Fabrício Silva Assumpção
  • Gleide Bitencourte J. Ordovás
  • Joana Carla Felício
  • Maria Bernardete Alves
  • Narcisa de Fátima Amboni
  • Roberta Moraes de Bem
  • Rosaura Schmitz Schveitzer
  • Sigrid Karin Weiss Dutra
  • Tatiana Rossi
  • Thayse Hingst

Mais informações: site da BU.

nov
20
qui
Exposição | ‘Cores do ser: vista imaginária’ na Biblioteca Central @Biblioteca Universitária - Espaço Expositivo Hall da Circulação
nov 20@7:30 – 22:30

Até 15 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, no Espaço Expositivo Hall da Circulação, a mostra Cores do ser: vista imaginária da artista Yulia Ievskaya. A mostra reúne pinturas que celebram a beleza da natureza e do ser humano, em um gesto de amor e contemplação. Por meio do realismo e de uma paleta de cores intensas, a artista busca expressar a harmonia e a perfeição da natureza e do ser humano. 

Sobre a artista

Yulia Ievskaya, artista plástica, linguista e professora de arte, nasceu em Moscou, onde se formou em Linguística e Arte Clássica. Desde 2021, reside em Florianópolis. Na Rússia, trabalhou com a língua inglesa em empresas internacionais, deixando a arte em segundo plano como hobby por muitos anos.

Durante a pandemia, ao viajar e permanecer no Brasil, encontrou inspiração na natureza, nas pessoas e na influência da nova cultura. A arte então deixou de ser apenas um passatempo e passou a ser seu trabalho, sua principal atividade e seu modo de vida.

Atualmente, Yulia atua como professora de arte: desde 2022 ensina crianças e adultos em aulas particulares, ministra masterclasses em Florianópolis, participa de exposições de arte no Brasil e produz obras por encomenda e para venda.

A maioria de seus trabalhos já foi exibida em exposições coletivas entre 2023 e 2025, em espaços como: Galeria Venere (Florianópolis, SC), Galeria Oposta (Limeira, SP), Galeria DesignArt (Florianópolis, SC), além do projeto de arte urbana Sermão de Santo Antônio aos Peixes (Florianópolis, SC) e publicações digitais — somando 11 projetos no total. Esta é sua primeira exposição individual. Sua produção artística inclui pinturas acrílicas de natureza, animais e retratos humanos, além de desenhos de corpo humano ao vivo.

Mais informações no site da BU.

nov
21
sex
Exposição | ‘Cores do ser: vista imaginária’ na Biblioteca Central @Biblioteca Universitária - Espaço Expositivo Hall da Circulação
nov 21@7:30 – 22:30

Até 15 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, no Espaço Expositivo Hall da Circulação, a mostra Cores do ser: vista imaginária da artista Yulia Ievskaya. A mostra reúne pinturas que celebram a beleza da natureza e do ser humano, em um gesto de amor e contemplação. Por meio do realismo e de uma paleta de cores intensas, a artista busca expressar a harmonia e a perfeição da natureza e do ser humano. 

Sobre a artista

Yulia Ievskaya, artista plástica, linguista e professora de arte, nasceu em Moscou, onde se formou em Linguística e Arte Clássica. Desde 2021, reside em Florianópolis. Na Rússia, trabalhou com a língua inglesa em empresas internacionais, deixando a arte em segundo plano como hobby por muitos anos.

Durante a pandemia, ao viajar e permanecer no Brasil, encontrou inspiração na natureza, nas pessoas e na influência da nova cultura. A arte então deixou de ser apenas um passatempo e passou a ser seu trabalho, sua principal atividade e seu modo de vida.

Atualmente, Yulia atua como professora de arte: desde 2022 ensina crianças e adultos em aulas particulares, ministra masterclasses em Florianópolis, participa de exposições de arte no Brasil e produz obras por encomenda e para venda.

A maioria de seus trabalhos já foi exibida em exposições coletivas entre 2023 e 2025, em espaços como: Galeria Venere (Florianópolis, SC), Galeria Oposta (Limeira, SP), Galeria DesignArt (Florianópolis, SC), além do projeto de arte urbana Sermão de Santo Antônio aos Peixes (Florianópolis, SC) e publicações digitais — somando 11 projetos no total. Esta é sua primeira exposição individual. Sua produção artística inclui pinturas acrílicas de natureza, animais e retratos humanos, além de desenhos de corpo humano ao vivo.

Mais informações no site da BU.

nov
24
seg
Exposição | ‘Cores do ser: vista imaginária’ na Biblioteca Central @Biblioteca Universitária - Espaço Expositivo Hall da Circulação
nov 24@7:30 – 22:30

Até 15 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, no Espaço Expositivo Hall da Circulação, a mostra Cores do ser: vista imaginária da artista Yulia Ievskaya. A mostra reúne pinturas que celebram a beleza da natureza e do ser humano, em um gesto de amor e contemplação. Por meio do realismo e de uma paleta de cores intensas, a artista busca expressar a harmonia e a perfeição da natureza e do ser humano. 

Sobre a artista

Yulia Ievskaya, artista plástica, linguista e professora de arte, nasceu em Moscou, onde se formou em Linguística e Arte Clássica. Desde 2021, reside em Florianópolis. Na Rússia, trabalhou com a língua inglesa em empresas internacionais, deixando a arte em segundo plano como hobby por muitos anos.

Durante a pandemia, ao viajar e permanecer no Brasil, encontrou inspiração na natureza, nas pessoas e na influência da nova cultura. A arte então deixou de ser apenas um passatempo e passou a ser seu trabalho, sua principal atividade e seu modo de vida.

Atualmente, Yulia atua como professora de arte: desde 2022 ensina crianças e adultos em aulas particulares, ministra masterclasses em Florianópolis, participa de exposições de arte no Brasil e produz obras por encomenda e para venda.

A maioria de seus trabalhos já foi exibida em exposições coletivas entre 2023 e 2025, em espaços como: Galeria Venere (Florianópolis, SC), Galeria Oposta (Limeira, SP), Galeria DesignArt (Florianópolis, SC), além do projeto de arte urbana Sermão de Santo Antônio aos Peixes (Florianópolis, SC) e publicações digitais — somando 11 projetos no total. Esta é sua primeira exposição individual. Sua produção artística inclui pinturas acrílicas de natureza, animais e retratos humanos, além de desenhos de corpo humano ao vivo.

Mais informações no site da BU.

Exposição | ‘Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira’ @Biblioteca Universitária
nov 24@7:30 – 22:00

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a mostra coletiva Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira, de curadoria de Andréa Figueiredo Leão Grants e Roberta Moraes de Bem.

A exposição convida o visitante a um olhar curioso e afetuoso sobre as mesas de cabeceira de bibliotecários e bibliotecárias. O que fica ao lado da cama de quem passa o dia cercado por livros, palavras, saberes e silêncios? Que histórias repousam na intimidade noturna daqueles que vivem organizando histórias alheias?  

São pequenos retratos de mundos particulares — lugares onde a lógica da catalogação cede espaço ao acaso, ao desejo, ao afeto e à pausa. Cada mesa revela fragmentos do íntimo: livros em leitura ou à espera, óculos, xícaras, bilhetes, lembranças, objetos queridos.

Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira é um convite à escuta sensível e à aproximação, como uma chance de conhecer os profissionais da informação para além dos balcões e estantes.

Participantes:

  • Andréa Figueiredo Leão Grants
  • Edson Mário Gavron
  • Fabrício Silva Assumpção
  • Gleide Bitencourte J. Ordovás
  • Joana Carla Felício
  • Maria Bernardete Alves
  • Narcisa de Fátima Amboni
  • Roberta Moraes de Bem
  • Rosaura Schmitz Schveitzer
  • Sigrid Karin Weiss Dutra
  • Tatiana Rossi
  • Thayse Hingst

Mais informações: site da BU.

nov
25
ter
Exposição | ‘Cores do ser: vista imaginária’ na Biblioteca Central @Biblioteca Universitária - Espaço Expositivo Hall da Circulação
nov 25@7:30 – 22:30

Até 15 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, no Espaço Expositivo Hall da Circulação, a mostra Cores do ser: vista imaginária da artista Yulia Ievskaya. A mostra reúne pinturas que celebram a beleza da natureza e do ser humano, em um gesto de amor e contemplação. Por meio do realismo e de uma paleta de cores intensas, a artista busca expressar a harmonia e a perfeição da natureza e do ser humano. 

Sobre a artista

Yulia Ievskaya, artista plástica, linguista e professora de arte, nasceu em Moscou, onde se formou em Linguística e Arte Clássica. Desde 2021, reside em Florianópolis. Na Rússia, trabalhou com a língua inglesa em empresas internacionais, deixando a arte em segundo plano como hobby por muitos anos.

Durante a pandemia, ao viajar e permanecer no Brasil, encontrou inspiração na natureza, nas pessoas e na influência da nova cultura. A arte então deixou de ser apenas um passatempo e passou a ser seu trabalho, sua principal atividade e seu modo de vida.

Atualmente, Yulia atua como professora de arte: desde 2022 ensina crianças e adultos em aulas particulares, ministra masterclasses em Florianópolis, participa de exposições de arte no Brasil e produz obras por encomenda e para venda.

A maioria de seus trabalhos já foi exibida em exposições coletivas entre 2023 e 2025, em espaços como: Galeria Venere (Florianópolis, SC), Galeria Oposta (Limeira, SP), Galeria DesignArt (Florianópolis, SC), além do projeto de arte urbana Sermão de Santo Antônio aos Peixes (Florianópolis, SC) e publicações digitais — somando 11 projetos no total. Esta é sua primeira exposição individual. Sua produção artística inclui pinturas acrílicas de natureza, animais e retratos humanos, além de desenhos de corpo humano ao vivo.

Mais informações no site da BU.

Exposição | ‘Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira’ @Biblioteca Universitária
nov 25@7:30 – 22:00

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a mostra coletiva Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira, de curadoria de Andréa Figueiredo Leão Grants e Roberta Moraes de Bem.

A exposição convida o visitante a um olhar curioso e afetuoso sobre as mesas de cabeceira de bibliotecários e bibliotecárias. O que fica ao lado da cama de quem passa o dia cercado por livros, palavras, saberes e silêncios? Que histórias repousam na intimidade noturna daqueles que vivem organizando histórias alheias?  

São pequenos retratos de mundos particulares — lugares onde a lógica da catalogação cede espaço ao acaso, ao desejo, ao afeto e à pausa. Cada mesa revela fragmentos do íntimo: livros em leitura ou à espera, óculos, xícaras, bilhetes, lembranças, objetos queridos.

Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira é um convite à escuta sensível e à aproximação, como uma chance de conhecer os profissionais da informação para além dos balcões e estantes.

Participantes:

  • Andréa Figueiredo Leão Grants
  • Edson Mário Gavron
  • Fabrício Silva Assumpção
  • Gleide Bitencourte J. Ordovás
  • Joana Carla Felício
  • Maria Bernardete Alves
  • Narcisa de Fátima Amboni
  • Roberta Moraes de Bem
  • Rosaura Schmitz Schveitzer
  • Sigrid Karin Weiss Dutra
  • Tatiana Rossi
  • Thayse Hingst

Mais informações: site da BU.

nov
26
qua
Exposição | ‘Cores do ser: vista imaginária’ na Biblioteca Central @Biblioteca Universitária - Espaço Expositivo Hall da Circulação
nov 26@7:30 – 22:30

Até 15 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, no Espaço Expositivo Hall da Circulação, a mostra Cores do ser: vista imaginária da artista Yulia Ievskaya. A mostra reúne pinturas que celebram a beleza da natureza e do ser humano, em um gesto de amor e contemplação. Por meio do realismo e de uma paleta de cores intensas, a artista busca expressar a harmonia e a perfeição da natureza e do ser humano. 

Sobre a artista

Yulia Ievskaya, artista plástica, linguista e professora de arte, nasceu em Moscou, onde se formou em Linguística e Arte Clássica. Desde 2021, reside em Florianópolis. Na Rússia, trabalhou com a língua inglesa em empresas internacionais, deixando a arte em segundo plano como hobby por muitos anos.

Durante a pandemia, ao viajar e permanecer no Brasil, encontrou inspiração na natureza, nas pessoas e na influência da nova cultura. A arte então deixou de ser apenas um passatempo e passou a ser seu trabalho, sua principal atividade e seu modo de vida.

Atualmente, Yulia atua como professora de arte: desde 2022 ensina crianças e adultos em aulas particulares, ministra masterclasses em Florianópolis, participa de exposições de arte no Brasil e produz obras por encomenda e para venda.

A maioria de seus trabalhos já foi exibida em exposições coletivas entre 2023 e 2025, em espaços como: Galeria Venere (Florianópolis, SC), Galeria Oposta (Limeira, SP), Galeria DesignArt (Florianópolis, SC), além do projeto de arte urbana Sermão de Santo Antônio aos Peixes (Florianópolis, SC) e publicações digitais — somando 11 projetos no total. Esta é sua primeira exposição individual. Sua produção artística inclui pinturas acrílicas de natureza, animais e retratos humanos, além de desenhos de corpo humano ao vivo.

Mais informações no site da BU.

Exposição | ‘Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira’ @Biblioteca Universitária
nov 26@7:30 – 22:00

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a mostra coletiva Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira, de curadoria de Andréa Figueiredo Leão Grants e Roberta Moraes de Bem.

A exposição convida o visitante a um olhar curioso e afetuoso sobre as mesas de cabeceira de bibliotecários e bibliotecárias. O que fica ao lado da cama de quem passa o dia cercado por livros, palavras, saberes e silêncios? Que histórias repousam na intimidade noturna daqueles que vivem organizando histórias alheias?  

São pequenos retratos de mundos particulares — lugares onde a lógica da catalogação cede espaço ao acaso, ao desejo, ao afeto e à pausa. Cada mesa revela fragmentos do íntimo: livros em leitura ou à espera, óculos, xícaras, bilhetes, lembranças, objetos queridos.

Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira é um convite à escuta sensível e à aproximação, como uma chance de conhecer os profissionais da informação para além dos balcões e estantes.

Participantes:

  • Andréa Figueiredo Leão Grants
  • Edson Mário Gavron
  • Fabrício Silva Assumpção
  • Gleide Bitencourte J. Ordovás
  • Joana Carla Felício
  • Maria Bernardete Alves
  • Narcisa de Fátima Amboni
  • Roberta Moraes de Bem
  • Rosaura Schmitz Schveitzer
  • Sigrid Karin Weiss Dutra
  • Tatiana Rossi
  • Thayse Hingst

Mais informações: site da BU.

nov
27
qui
Exposição | ‘Cores do ser: vista imaginária’ na Biblioteca Central @Biblioteca Universitária - Espaço Expositivo Hall da Circulação
nov 27@7:30 – 22:30

Até 15 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, no Espaço Expositivo Hall da Circulação, a mostra Cores do ser: vista imaginária da artista Yulia Ievskaya. A mostra reúne pinturas que celebram a beleza da natureza e do ser humano, em um gesto de amor e contemplação. Por meio do realismo e de uma paleta de cores intensas, a artista busca expressar a harmonia e a perfeição da natureza e do ser humano. 

Sobre a artista

Yulia Ievskaya, artista plástica, linguista e professora de arte, nasceu em Moscou, onde se formou em Linguística e Arte Clássica. Desde 2021, reside em Florianópolis. Na Rússia, trabalhou com a língua inglesa em empresas internacionais, deixando a arte em segundo plano como hobby por muitos anos.

Durante a pandemia, ao viajar e permanecer no Brasil, encontrou inspiração na natureza, nas pessoas e na influência da nova cultura. A arte então deixou de ser apenas um passatempo e passou a ser seu trabalho, sua principal atividade e seu modo de vida.

Atualmente, Yulia atua como professora de arte: desde 2022 ensina crianças e adultos em aulas particulares, ministra masterclasses em Florianópolis, participa de exposições de arte no Brasil e produz obras por encomenda e para venda.

A maioria de seus trabalhos já foi exibida em exposições coletivas entre 2023 e 2025, em espaços como: Galeria Venere (Florianópolis, SC), Galeria Oposta (Limeira, SP), Galeria DesignArt (Florianópolis, SC), além do projeto de arte urbana Sermão de Santo Antônio aos Peixes (Florianópolis, SC) e publicações digitais — somando 11 projetos no total. Esta é sua primeira exposição individual. Sua produção artística inclui pinturas acrílicas de natureza, animais e retratos humanos, além de desenhos de corpo humano ao vivo.

Mais informações no site da BU.

Exposição | ‘Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira’ @Biblioteca Universitária
nov 27@7:30 – 22:00

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a mostra coletiva Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira, de curadoria de Andréa Figueiredo Leão Grants e Roberta Moraes de Bem.

A exposição convida o visitante a um olhar curioso e afetuoso sobre as mesas de cabeceira de bibliotecários e bibliotecárias. O que fica ao lado da cama de quem passa o dia cercado por livros, palavras, saberes e silêncios? Que histórias repousam na intimidade noturna daqueles que vivem organizando histórias alheias?  

São pequenos retratos de mundos particulares — lugares onde a lógica da catalogação cede espaço ao acaso, ao desejo, ao afeto e à pausa. Cada mesa revela fragmentos do íntimo: livros em leitura ou à espera, óculos, xícaras, bilhetes, lembranças, objetos queridos.

Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira é um convite à escuta sensível e à aproximação, como uma chance de conhecer os profissionais da informação para além dos balcões e estantes.

Participantes:

  • Andréa Figueiredo Leão Grants
  • Edson Mário Gavron
  • Fabrício Silva Assumpção
  • Gleide Bitencourte J. Ordovás
  • Joana Carla Felício
  • Maria Bernardete Alves
  • Narcisa de Fátima Amboni
  • Roberta Moraes de Bem
  • Rosaura Schmitz Schveitzer
  • Sigrid Karin Weiss Dutra
  • Tatiana Rossi
  • Thayse Hingst

Mais informações: site da BU.

nov
28
sex
Exposição | ‘Cores do ser: vista imaginária’ na Biblioteca Central @Biblioteca Universitária - Espaço Expositivo Hall da Circulação
nov 28@7:30 – 22:30

Até 15 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, no Espaço Expositivo Hall da Circulação, a mostra Cores do ser: vista imaginária da artista Yulia Ievskaya. A mostra reúne pinturas que celebram a beleza da natureza e do ser humano, em um gesto de amor e contemplação. Por meio do realismo e de uma paleta de cores intensas, a artista busca expressar a harmonia e a perfeição da natureza e do ser humano. 

Sobre a artista

Yulia Ievskaya, artista plástica, linguista e professora de arte, nasceu em Moscou, onde se formou em Linguística e Arte Clássica. Desde 2021, reside em Florianópolis. Na Rússia, trabalhou com a língua inglesa em empresas internacionais, deixando a arte em segundo plano como hobby por muitos anos.

Durante a pandemia, ao viajar e permanecer no Brasil, encontrou inspiração na natureza, nas pessoas e na influência da nova cultura. A arte então deixou de ser apenas um passatempo e passou a ser seu trabalho, sua principal atividade e seu modo de vida.

Atualmente, Yulia atua como professora de arte: desde 2022 ensina crianças e adultos em aulas particulares, ministra masterclasses em Florianópolis, participa de exposições de arte no Brasil e produz obras por encomenda e para venda.

A maioria de seus trabalhos já foi exibida em exposições coletivas entre 2023 e 2025, em espaços como: Galeria Venere (Florianópolis, SC), Galeria Oposta (Limeira, SP), Galeria DesignArt (Florianópolis, SC), além do projeto de arte urbana Sermão de Santo Antônio aos Peixes (Florianópolis, SC) e publicações digitais — somando 11 projetos no total. Esta é sua primeira exposição individual. Sua produção artística inclui pinturas acrílicas de natureza, animais e retratos humanos, além de desenhos de corpo humano ao vivo.

Mais informações no site da BU.

Exposição | ‘Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira’ @Biblioteca Universitária
nov 28@7:30 – 22:00

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a mostra coletiva Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira, de curadoria de Andréa Figueiredo Leão Grants e Roberta Moraes de Bem.

A exposição convida o visitante a um olhar curioso e afetuoso sobre as mesas de cabeceira de bibliotecários e bibliotecárias. O que fica ao lado da cama de quem passa o dia cercado por livros, palavras, saberes e silêncios? Que histórias repousam na intimidade noturna daqueles que vivem organizando histórias alheias?  

São pequenos retratos de mundos particulares — lugares onde a lógica da catalogação cede espaço ao acaso, ao desejo, ao afeto e à pausa. Cada mesa revela fragmentos do íntimo: livros em leitura ou à espera, óculos, xícaras, bilhetes, lembranças, objetos queridos.

Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira é um convite à escuta sensível e à aproximação, como uma chance de conhecer os profissionais da informação para além dos balcões e estantes.

Participantes:

  • Andréa Figueiredo Leão Grants
  • Edson Mário Gavron
  • Fabrício Silva Assumpção
  • Gleide Bitencourte J. Ordovás
  • Joana Carla Felício
  • Maria Bernardete Alves
  • Narcisa de Fátima Amboni
  • Roberta Moraes de Bem
  • Rosaura Schmitz Schveitzer
  • Sigrid Karin Weiss Dutra
  • Tatiana Rossi
  • Thayse Hingst

Mais informações: site da BU.

Espetáculo ‘Brecht²’ @Teatro Carmen Fossari
nov 28@20:00 – 22:00

O Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o espetáculo Brecht². A entrada é gratuita, e o público deve retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação.

O espetáculo “Brecht ao Quadrado” é uma adaptação das obras de Bertolt Brecht, incluindo as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanto custa o ferro?”, escritas por Brecht durante a Segunda Guerra Mundial. Essas obras abordam questões universais e atemporais, como violência, intolerância, autoritarismo, exploração e manipulação do ser humano, temas que permanecem profundamente relevantes no contexto político e social atual. O título do espetáculo, “Brecht ao Quadrado”, simboliza a amplificação das ideias de Brecht, intensificando sua reflexão crítica sobre a sociedade.

A adaptação busca potencializar suas questões centrais, oferecendo uma visão mais profunda sobre a natureza das relações de poder, a falta de ética e os desafios contemporâneos. A peça será mediada por uma narradora, cuja voz crítica e reflexiva guiará o público ao longo das peças e dos poemas de Brecht, como “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte” e “A troca de roda”, entre outros. A presença da narradora permite um distanciamento necessário para a análise crítica da obra, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das questões sociais e políticas abordadas, enquanto mantém o público focado na urgência de transformar a sociedade.

O espetáculo é estruturado para criar uma experiência imersiva que não apenas transmite as mensagens de Brecht, mas também questiona e desafia o público a refletir sobre a sociedade em que vive. Além das duas peças centrais, os textos e poemas de Brecht adicionam uma camada de profundidade crítica, que amplia o entendimento das questões sociais, políticas e econômicas em jogo.

O projeto visa, portanto, criar um espaço de reflexão e resistência, onde a arte não é apenas um entretenimento, mas uma ferramenta poderosa de transformação e conscientização. “Brecht ao Quadrado” é uma convocação à reflexão crítica sobre os tempos contemporâneos, apontando para a necessidade de mudança e para a urgência de se combater a cultura do ódio e a falta de pensamento crítico em nossa sociedade.

A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.

>> Serviço

O quê: Espetáculo Brecht²
Quando: 28, 29 e 30/12  e 5, 6 e 7/12/2025 | sexta, sábado e domingo às 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, ingressos disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

nov
29
sáb
Espetáculo ‘Brecht²’ @Teatro Carmen Fossari
nov 29@20:00 – 22:00

O Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o espetáculo Brecht². A entrada é gratuita, e o público deve retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação.

O espetáculo “Brecht ao Quadrado” é uma adaptação das obras de Bertolt Brecht, incluindo as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanto custa o ferro?”, escritas por Brecht durante a Segunda Guerra Mundial. Essas obras abordam questões universais e atemporais, como violência, intolerância, autoritarismo, exploração e manipulação do ser humano, temas que permanecem profundamente relevantes no contexto político e social atual. O título do espetáculo, “Brecht ao Quadrado”, simboliza a amplificação das ideias de Brecht, intensificando sua reflexão crítica sobre a sociedade.

A adaptação busca potencializar suas questões centrais, oferecendo uma visão mais profunda sobre a natureza das relações de poder, a falta de ética e os desafios contemporâneos. A peça será mediada por uma narradora, cuja voz crítica e reflexiva guiará o público ao longo das peças e dos poemas de Brecht, como “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte” e “A troca de roda”, entre outros. A presença da narradora permite um distanciamento necessário para a análise crítica da obra, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das questões sociais e políticas abordadas, enquanto mantém o público focado na urgência de transformar a sociedade.

O espetáculo é estruturado para criar uma experiência imersiva que não apenas transmite as mensagens de Brecht, mas também questiona e desafia o público a refletir sobre a sociedade em que vive. Além das duas peças centrais, os textos e poemas de Brecht adicionam uma camada de profundidade crítica, que amplia o entendimento das questões sociais, políticas e econômicas em jogo.

O projeto visa, portanto, criar um espaço de reflexão e resistência, onde a arte não é apenas um entretenimento, mas uma ferramenta poderosa de transformação e conscientização. “Brecht ao Quadrado” é uma convocação à reflexão crítica sobre os tempos contemporâneos, apontando para a necessidade de mudança e para a urgência de se combater a cultura do ódio e a falta de pensamento crítico em nossa sociedade.

A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.

>> Serviço

O quê: Espetáculo Brecht²
Quando: 28, 29 e 30/12  e 5, 6 e 7/12/2025 | sexta, sábado e domingo às 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, ingressos disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

nov
30
dom
Espetáculo ‘Brecht²’ @Teatro Carmen Fossari
nov 30@20:00 – 22:00

O Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o espetáculo Brecht². A entrada é gratuita, e o público deve retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação.

O espetáculo “Brecht ao Quadrado” é uma adaptação das obras de Bertolt Brecht, incluindo as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanto custa o ferro?”, escritas por Brecht durante a Segunda Guerra Mundial. Essas obras abordam questões universais e atemporais, como violência, intolerância, autoritarismo, exploração e manipulação do ser humano, temas que permanecem profundamente relevantes no contexto político e social atual. O título do espetáculo, “Brecht ao Quadrado”, simboliza a amplificação das ideias de Brecht, intensificando sua reflexão crítica sobre a sociedade.

A adaptação busca potencializar suas questões centrais, oferecendo uma visão mais profunda sobre a natureza das relações de poder, a falta de ética e os desafios contemporâneos. A peça será mediada por uma narradora, cuja voz crítica e reflexiva guiará o público ao longo das peças e dos poemas de Brecht, como “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte” e “A troca de roda”, entre outros. A presença da narradora permite um distanciamento necessário para a análise crítica da obra, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das questões sociais e políticas abordadas, enquanto mantém o público focado na urgência de transformar a sociedade.

O espetáculo é estruturado para criar uma experiência imersiva que não apenas transmite as mensagens de Brecht, mas também questiona e desafia o público a refletir sobre a sociedade em que vive. Além das duas peças centrais, os textos e poemas de Brecht adicionam uma camada de profundidade crítica, que amplia o entendimento das questões sociais, políticas e econômicas em jogo.

O projeto visa, portanto, criar um espaço de reflexão e resistência, onde a arte não é apenas um entretenimento, mas uma ferramenta poderosa de transformação e conscientização. “Brecht ao Quadrado” é uma convocação à reflexão crítica sobre os tempos contemporâneos, apontando para a necessidade de mudança e para a urgência de se combater a cultura do ódio e a falta de pensamento crítico em nossa sociedade.

A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.

>> Serviço

O quê: Espetáculo Brecht²
Quando: 28, 29 e 30/12  e 5, 6 e 7/12/2025 | sexta, sábado e domingo às 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, ingressos disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

dez
1
seg
Exposição | ‘Cores do ser: vista imaginária’ na Biblioteca Central @Biblioteca Universitária - Espaço Expositivo Hall da Circulação
dez 1@7:30 – 22:30

Até 15 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, no Espaço Expositivo Hall da Circulação, a mostra Cores do ser: vista imaginária da artista Yulia Ievskaya. A mostra reúne pinturas que celebram a beleza da natureza e do ser humano, em um gesto de amor e contemplação. Por meio do realismo e de uma paleta de cores intensas, a artista busca expressar a harmonia e a perfeição da natureza e do ser humano. 

Sobre a artista

Yulia Ievskaya, artista plástica, linguista e professora de arte, nasceu em Moscou, onde se formou em Linguística e Arte Clássica. Desde 2021, reside em Florianópolis. Na Rússia, trabalhou com a língua inglesa em empresas internacionais, deixando a arte em segundo plano como hobby por muitos anos.

Durante a pandemia, ao viajar e permanecer no Brasil, encontrou inspiração na natureza, nas pessoas e na influência da nova cultura. A arte então deixou de ser apenas um passatempo e passou a ser seu trabalho, sua principal atividade e seu modo de vida.

Atualmente, Yulia atua como professora de arte: desde 2022 ensina crianças e adultos em aulas particulares, ministra masterclasses em Florianópolis, participa de exposições de arte no Brasil e produz obras por encomenda e para venda.

A maioria de seus trabalhos já foi exibida em exposições coletivas entre 2023 e 2025, em espaços como: Galeria Venere (Florianópolis, SC), Galeria Oposta (Limeira, SP), Galeria DesignArt (Florianópolis, SC), além do projeto de arte urbana Sermão de Santo Antônio aos Peixes (Florianópolis, SC) e publicações digitais — somando 11 projetos no total. Esta é sua primeira exposição individual. Sua produção artística inclui pinturas acrílicas de natureza, animais e retratos humanos, além de desenhos de corpo humano ao vivo.

Mais informações no site da BU.

Exposição | ‘Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira’ @Biblioteca Universitária
dez 1@7:30 – 22:00

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a mostra coletiva Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira, de curadoria de Andréa Figueiredo Leão Grants e Roberta Moraes de Bem.

A exposição convida o visitante a um olhar curioso e afetuoso sobre as mesas de cabeceira de bibliotecários e bibliotecárias. O que fica ao lado da cama de quem passa o dia cercado por livros, palavras, saberes e silêncios? Que histórias repousam na intimidade noturna daqueles que vivem organizando histórias alheias?  

São pequenos retratos de mundos particulares — lugares onde a lógica da catalogação cede espaço ao acaso, ao desejo, ao afeto e à pausa. Cada mesa revela fragmentos do íntimo: livros em leitura ou à espera, óculos, xícaras, bilhetes, lembranças, objetos queridos.

Fragmentos do Íntimo: mesas de cabeceira é um convite à escuta sensível e à aproximação, como uma chance de conhecer os profissionais da informação para além dos balcões e estantes.

Participantes:

  • Andréa Figueiredo Leão Grants
  • Edson Mário Gavron
  • Fabrício Silva Assumpção
  • Gleide Bitencourte J. Ordovás
  • Joana Carla Felício
  • Maria Bernardete Alves
  • Narcisa de Fátima Amboni
  • Roberta Moraes de Bem
  • Rosaura Schmitz Schveitzer
  • Sigrid Karin Weiss Dutra
  • Tatiana Rossi
  • Thayse Hingst

Mais informações: site da BU.

dez
2
ter
Exposição | ‘Cores do ser: vista imaginária’ na Biblioteca Central @Biblioteca Universitária - Espaço Expositivo Hall da Circulação
dez 2@7:30 – 22:30

Até 15 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, no Espaço Expositivo Hall da Circulação, a mostra Cores do ser: vista imaginária da artista Yulia Ievskaya. A mostra reúne pinturas que celebram a beleza da natureza e do ser humano, em um gesto de amor e contemplação. Por meio do realismo e de uma paleta de cores intensas, a artista busca expressar a harmonia e a perfeição da natureza e do ser humano. 

Sobre a artista

Yulia Ievskaya, artista plástica, linguista e professora de arte, nasceu em Moscou, onde se formou em Linguística e Arte Clássica. Desde 2021, reside em Florianópolis. Na Rússia, trabalhou com a língua inglesa em empresas internacionais, deixando a arte em segundo plano como hobby por muitos anos.

Durante a pandemia, ao viajar e permanecer no Brasil, encontrou inspiração na natureza, nas pessoas e na influência da nova cultura. A arte então deixou de ser apenas um passatempo e passou a ser seu trabalho, sua principal atividade e seu modo de vida.

Atualmente, Yulia atua como professora de arte: desde 2022 ensina crianças e adultos em aulas particulares, ministra masterclasses em Florianópolis, participa de exposições de arte no Brasil e produz obras por encomenda e para venda.

A maioria de seus trabalhos já foi exibida em exposições coletivas entre 2023 e 2025, em espaços como: Galeria Venere (Florianópolis, SC), Galeria Oposta (Limeira, SP), Galeria DesignArt (Florianópolis, SC), além do projeto de arte urbana Sermão de Santo Antônio aos Peixes (Florianópolis, SC) e publicações digitais — somando 11 projetos no total. Esta é sua primeira exposição individual. Sua produção artística inclui pinturas acrílicas de natureza, animais e retratos humanos, além de desenhos de corpo humano ao vivo.

Mais informações no site da BU.