Agenda cultural: ‘International Uranium Festival’ exibe filmes sobre energia nuclear e bombas atômicas

28/09/2015 08:15

O Internacional Uranium Festival irá promover uma reflexão sobre os 70 anos do lançamento da primeira bomba atômica. No evento – que será realizado de 5 a 7 de outubro, na Fundação Cultural Badesc – serão exibidos filmes sobre energia nuclear e bombas atômicas. A organização é do grupo Tecendo, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do  International Uranium Film Festival .

A exibição de filmes será seguida de rodas de conversa mediadas. Também será realizada a mesa de debate “A educação ambiental diante do fim”, com os especialistas Ana Godoy e Marcos Reigota, no dia 6 de outubro, às 15 horas.

O professor Leandro Belinaso Guimarães, coordenador do coletivo Tecendo,  diz que “um dos objetivos é promover o contato da comunidade de Florianópolis e região com a produção cinematográfica internacional contemporânea sobre a questão nuclear”.

O festival, criado em 2010 com o nome de “Urânio em Moviemento”, teve sua primeira edição em 2011, no Rio de Janeiro; em 2012, com o nome de Uranium Film Festival, passou a ser realizado anualmente. Todos os anos, filmes novos podem ser inscritos, em diferentes formatos e durações, como documentários, ficções, experimentais e animações.

Esta é a quinta edição do festival realizada no Brasil – países como Alemanha, Estados Unidos, Índia, Canadá e Jordânia também recebem a programação. Neste ano, a exibição começou no Rio de Janeiro, no dia 16 de julho, data em que foi lançada a primeira bomba atômica, desenvolvida pelo físico Robert Oppenheimer, que dirigiu o Projeto Manhattan.

Entre os destaques da programação está Pequeno objeto A (2014), do diretor Daniel Abib, produzido como trabalho final do curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF). O filme aborda uma discussão filosófica em torno da ciência.

O festival é financiado pelo programa Prodocência de Incentivo às Licenciaturas, pela Secretaria de Cultura (SeCult) da UFSC e pela Fundação Japão. O evento será realizado na Fundação Cultural Badesc, na rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro de Florianópolis.A entrada é gratuita, e as vagas limitadas.

Programação

5 de outubro

19 horas  – Sessão Bomba Atômica

Atomic Bombs on the Planet Earth (Bombas Atômicas sobre o Planeta Terra) de Peter Greenaway, Reino Unido/Países Baixos, 2011, 12 min, videoarte, multilíngue.

Hiroshima Preces de uma Mãe de Motoo Ogasawara. Japão, 1990, documentário, português, 30 min.

08:15 DE 1945 de Roberto Fernandez. Argentina/Brasil, 2012, 77 min, documentário, português.

6 de  outubro

19 horas – Arte Atômica/Filmes de Animação e Vídeo Arte

Sacred Gound/Ground Zero (Terra Sagrada)  de Karen Aqua.EUA, 1997, 9 min, animação, sem diálogo.

Darkroom (Quarto Escuro)  de Anna Luisa Schmid. Alemanha, 2011, animação, 2 min.

After the Day After (Depois do Dia Seguinte)  de Nathan Meltz. EUA, 2011, vídeo arte, sem diálogo, 6 min.

Remote Viewing (Visão Remota) de Cris Ubermann, França, 2012, Vídeo Arte, 5 min.  Poema de Dimitris Dimitriadis, Música de Antropik & Raven (2012). Sem diálogo.

Amalia de David Harrison, Estados Unidos, 2014, Animação, 15 min, legendas em português.

Pequeno Objeto A  de Daniel Abib. Brasil, 2014, ficção, 16 min.

20 horas – Sessão Bombas Perdidas

Operación Flecha Rota. Accidente Nuclear en Palomares (Operação Flecha Quebrada. Acidente Nuclear em Palomares, Espanha)  de Jose Herrera Plaza. Espanha, 2007, documentário, espanhol, 96 min.

7 de  outubro

19 horas – Sessão Energia Nuclear e Alemanha

Silenciosamente para o Desastre (Friedlich in die Katastrophe) de Marcin El, Alemanha, 2012, 120 min, legenda ou áudio em português.