Agenda Cultural: adaptação de Romeu e Julieta estreia no dia das crianças

09/10/2014 10:10

Foto: Rodrigo Melleiro

O ano de 2014 marca os 450 anos do nascimento do dramaturgo inglês William Shakespeare, autor de 37 peças e traduzido em mais de 80 idiomas. A montagem de um de seus textos dramáticos mais conhecidos e encenados no mundo, Romeu e Julieta, é o desafio escolhido pelo Elefants Núcleo de Arte como homenagem ao escritor. O grupo apresenta uma proposta de pesquisa que busca dialogar com todas as idades e levar o público familiar ao teatro. Com uma adaptação inovadora, em linguagem clown, a ideia é proporcionar um contato único do espectador com o texto clássico. A estreia do espetáculo será no dia 12 de outubro, às 17h, no Teatro Pedro Ivo.

A adaptação de Romeu e Julieta – Shakespeare para todos buscou conservar a essência do texto original e as características de cada uma das personagens e, ao mesmo tempo, adaptar fatos e palavras para aproximá-la de todos os públicos. São usados fragmentos literais do texto extraídos da obra, mas boa parte desse texto dispensa palavras e é trazido à cena por meio de elementos visuais. A adaptação conta a história dos amantes através do narrador Frei Lourenço, que conversa com o público e com as personagens (Romeu, Julieta e sua Ama), fazendo uma ponte entre os dois. As personagens principais comunicam-se através de uma língua criada exclusivamente para o espetáculo: o palhacês, um tipo de “língua do pê” que é usado em algumas cenas.

Personagens. Foto: Larissa Nowak

O principal objetivo da concepção artística do espetáculo é manter a fidelidade às imagens dos amantes de nosso imaginário. Características das vestimentas do século XVI foram mantidas, porém com detalhes que fazem conexão com a atualidade e a moda juvenil vista nas ruas. As cores são usadas como símbolos das famílias Montéquio e Capuleto: Julieta traz o rosa como cor principal, alusão ao universo feminino, e Romeu o azul, do universo masculino.

A direção de arte optou pela ausência de cenário, levando o foco às personagens. Há apenas um elemento cênico, uma bancada que ambienta o Frei Lourenço em seu mundo de alquimia e assim torna compreensível a ideia de que as cenas são memórias deste narrador que conta a história. O público irá se fascinar com o mundo da magia e da alegria, retratado nas experiências alquímicas que Frei Lourenço faz em cena, na beleza das cores dos figurinos e no encanto do universo onírico que os personagens habitam.

O grupo

O Elefants Núcleo de Arte é um grupo artístico que se desenvolveu no curso de Artes Cênicas da UFSC. A consolidação profissional veio com a peça Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim, de Garcia Lorca, em cartaz durante o ano de 2013. O grupo, além de peças teatrais, oferece oficinas de teatro, concepção e confecção de figurino e cenário. Pretende também ser uma incubadora de atores e uma referência para a cena artística da cidade de Florianópolis.

Com sua produção artística, o Elefants Núcleo de Arte vislumbra a possibilidade de levar à prática alguns dos fatores que fazem parte da filosofia do coletivo: a formação de público teatral, a integração de gerações e a oferta de uma proposta cultural de qualidade para a cidade de Florianópolis. O grupo acredita que, para atrair e cativar a comunidade, deve presenteá-la com um trabalho sério, consistente e belo. “Com Romeu e Julieta, o Elefants traz uma proposta ainda mais importante para a constituição de público ao lidar com todas as faixas etárias. Almejamos conquistar o público adulto, com opinião e personalidade formados, mas também crianças e adolescentes, para que estes jovens criem e desenvolvam o hábito de ir ao teatro e, por conseguinte, de ler, escrever, e ter contato com cultura de maneira geral”, afirma o diretor do Elefants, Márcio Cabral. Segundo ele, “torna-se um compromisso da montagem da peça de Shakespeare a conquista de público teatral na cidade de Florianópolis através de um produto com qualidade artística garantida”

Serviço:

Peça Romeu e Julieta – Shakespeare para todos

Data: 12 de outubro – 17h

Local: Teatro Pedro Ivo

Faixa etária: Livre

Ingressos: R$ 50 inteira e R$ 25 meia – disponíveis na Blueticket e nas bilheterias dos teatros Pedro Ivo, Álvaro de Carvalho e do Centro Integrado de Cultura

Realização: Elefants Núcleo de Arte

Apoio: UFSC, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina, Parlenda e Rolimã

Informações para imprensa: Marina Veshagem / 9167-4158

Ficha Técnica

Direção Geral: Márcio Cabral

Elenco:

Romeu – Willian Mario

Julieta – Paula Dias

Ama – Marina Veshagem

Frei Lourenço– Lorenzo Lombardi

Concepção do Cenário; Concepção e Confecção dos Figurinos; Concepção do Som: Márcio Cabral

Iluminação: Gabriel Guedert

Fotografia e diagramação: Larissa Nowak

Ilustração: Ismael Martinez Pascoal

Realização: Elefants Núcleo de Arte