Agenda Cultural: 21º Açor promove desfile etnográfico no Centro Histórico neste sábado

21/08/2014 22:01

Um grande cortejo pelas ruas do Centro Histórico, neste sábado, 23 de agosto, apresenta aos moradores de Florianópolis as delegações participantes do 21º Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina. Cerca de 700 pessoas são esperadas no desfile etnográfico de apresentação dos grupos folclóricos e das manifestações representativas da cultura de base açoriana que fazem a festa no distrito de Santo Antônio de Lisboa. A saída dos grupos acontece às 10 horas, da rua em frente à Casa da Memória de Florianópolis, no Centro.

Com acesso gratuito e aberto ao público, a Açor será realizada de 22 a 24 de agosto, em Santo Antônio de Lisboa, promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos Açorianos (NEA/UFSC), Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com apoio da Santur, Funcultural e Governo dos Açores.

2ª parte da programação

Como ocorre em todos os municípios que sediam o Açor, as delegações catarinenses participam do desfile com grupos de ternos de reis, pau de fitas, danças açorianas, bois de mamão, cortes do Divino Espírito Santo, artesãos e pescadores, entre outras representações culturais. Confirmaram presença no cortejo grupos de Governador Celso Ramos, Barra Velha, , Garopaba, Jaguaruna, Itapema, Araquari, Palhoça, São Francisco do Sul, Barra do Sul, São João Itaperiu, Balneário Rincão, Camboriú, Içara, Biguaçu, Laguna, Sombrio, Criciúma Porto Belo, Bombinhas e Florianópolis. O evento terá ainda uma delegação da Casa dos Açores de São Paulo.

A concentração dos participantes inicia às 9h30min, em frente à Casa da Memória, na Rua Padre Miguelinho, de onde sairá o cortejo pela região central, com paradas para algumas apresentações. O roteiro inclui passagem pelo Largo da Catedral e pelas ruas Arcipreste Paiva, Felipe Schmidt (calçadão) e Sete de Setembro, retornando pelas ruas Conselheiro Mafra e João Pinto, até o Terminal Cidade de Florianópolis, de onde partem os ônibus com destino a Santo Antônio de Lisboa, sede da festa.

Serviço: 

O quê: Desfile etnográfico do 21º Açor / Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina
Quando: sábado, 23 de agosto, às 10 horas
Onde: Centro Histórico de Florianópolis. Concentração dos participantes em frente da Casa da Memória/FCFFC. Rua Padre Miguelinho, 58, Centro
Quanto: gratuito
Mais informações: www.nea.ufsc.br /www.pmf.sc.gov.br/entidades/cultura

Programação do desfile de sábado (23) 

8h30  – saída das caravanas de Santo Antônio de Lisboa para o Centro
9h30 – concentração dos grupos em frente da Casa da MemóriaRua Padre Miguelinho nº 58 – Centro
10h – desfile pelas ruas do Centro Histórico de Florianópolis com paradas em alguns pontos para apresentação dos gruposRoteiro: Largo da Catedral / Rua Arcipreste Paiva / Rua FelipeSchmidt (calçadão) / Rua Sete de Setembro / Rua Conselheiro Mafra /Rua João Pinto / Terminal Cidade de Florianópolis / retorno para o distrito de Santo Antônio de Lisboa, sede da festa

Participantes: 

  • Fanfarra Municipal (Governador Celso Ramos)
  • Grupo Participantes:

Grupo Folclórico Alma Açoriana (Barra Velha) / Grupos São Luiz Gonzaga e Abraço Fraterno (Garopaba) / Grupo Cru de Teatro e Boi de Mamão (Jaguaruna) / Boi Mamão Mirim (São João Itaperiú) / Boi Mamão Raízes da Terra, Terno de Reis Filhos da Terra e Boi Mamão Infantil da Escola Osvaldo Reis (Itapema) / Boi Mamão Juvenil (Araquari) e Grupo Mocinhas da Cidade (Araquari)/ Grupo Filhos da Terra e Boi de Mamão (Palhoça)/ Grupo 25 de Dezembro Boi de Mamão e Grupo do Vilão (São Francisco do Sul) / Terno de Reis, artesãos e Departamento de Cultura (Barra do Sul) / Terno de Reis União das Famílias, Colônia de Pescadores Z33, Departamento de Cultura (Balneário Rincão) / terno de Reis Adoradores do Grande Rei Titican e Fundação Cultural (Camboriú) / Associação Cultural Açoriana, Projeto Etnias nas Escolas e Fundação Cultural (Içara) / Grupos Arcos (Biguaçu) / Grupo Casa da Dindinha (Laguna) / Grupo Folclórico Açor Sul e Grupo Pacheco (Sombrio) / Grupo Rancho Açoriano (Criciúma) / Grupo Folclórico Alegria (Porto Belo) / Associação Folclórica Mixtura, Grupo Roda de Eira e Terno de Reis Estrela do Oriente (Bombinhas) / Casa dos Açores de São Paulo / Grupo Folclórico Alegria de Viver, Grupo Raízes Açorianas e grupos folclóricos escolares das creches Diamantina, Paschoal Apóstolo, Rosa Maria e Waldemar da Silva (Florianópolis)

  • Irmandade do Divino Espírito Santo (Barra Velha)
  • Rainhas da Festa Nacional do Pirão (Barra Velha)
  • Cortes do Divino Espírito Santo (Florianópolis)