Abertura da exposição “A herança negra na cultura brasileira” de Tercília dos Santos no CIC

08/05/2023 09:49

Tercília dos Santos. Foto: Divulgação

A artista Tercília dos Santos apresenta sua exposição “A herança negra na cultura brasileira” de 11 de maio e 16 de junho na Sala Lindolf Bell do Centro Integrado de Cultura (CIC). A noite de abertura, a partir das 19h30, terá show e feita de artigos afro-brasileiros. A entrada é gratuita com visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Tercília dos Santos apresenta telas inéditas que retratam memórias da infância no interior de Santa Catarina. A exposição destaca manifestações da cultura negra por todo Brasil, em especial nas comunidades rurais por meio da pintura naif que se caracteriza pelo uso intuitivo da cor, sem formalismos acadêmicos.

As telas retratam das festas à culinária, da religiosidade à cultura, da lida na roça ao protagonismo feminino, marcante nas atividades comunitárias do interior. Tudo emoldurado pelo colorido das flores e da paisagem campestre pontuada por pássaros e animais de criação.

Um resgate da presença negra em Santa Catarina, que vai além da grandeza de um Cruz e Sousa na poesia e de Antonieta da Barros na educação e na política – e tem na arte de Tercília dos Santos, o registro de lembranças que remetem às comunidades quilombolas no Estado.

Acesse aqui o catalogo da exposição.

Sobre a Artista

Tercília dos Santos é considerada uma das grandes representantes da pintura naïf no país. Apoiada nas lembranças de infância, a artista constrói um rico universo em que a presença da cor nos conduz aos cenários de arvoredos, flores, casas, animais e crianças. Natural de Piratuba – SC, sua produção encontra na paisagem local e nos temas que a circundam os elementos necessários para sua concepção.

Sobre a Arte Naif

A arte naif brasileira está fortemente vinculada à arte popular nacional, mas ainda não é devidamente valorizada internamente. Recebem essa denominação as obras criadas por artistas não-eruditos que enfocam os mais diversos temas, tanto rurais como urbanos. O termo significa “ingênuo”, em francês, e ganha especial relevância entre artistas que rejeitam as regras convencionais da pintura ou não tiveram acesso a elas.

O estilo, embora apresente ampla diversidade, tem, como elementos diferenciadores, cores vivas, imaginação, estilização e poder de síntese levados para diversos suportes com uma técnica que apresenta densas conexões com o inconsciente coletivo. Por isso mesmo, mantém-se em constante renovação e se deixa penetrar por influências eruditas, embora conserve sua própria natureza.

A exposição “A herança negra na cultura brasileira” conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

>> Serviço

O quê: Exposição “A herança negra na cultura brasileira”, de Tercília dos Santos
Abertura: 11/05/2023 | quinta-feira |19h30
Visitação: até 16/06/2023 | de terça-feira a domingo| das 10h às 21h.
Onde: Sala Lindolf Bell | Centro Integrado de Cultura (CIC) | Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis – SC
Quanto: entrada gratuita

Contatos: Odécio Visintin Rossafa Garcia – (61) 99661-1935 | Tercilia dos Santos – (48) 99971-7324 | Juliana C. Ferreira Candido – (49) 98865-2102

Texto: Divulgação SeCArtE/UFSC,  com informações dos organizadores da exposição e Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Tags: ArteCentro Integrado de CulturaCICCulturaexposição