Núcleo de Estudos Açorianos (NEA/UFSC) sedia exposição sobre o Folguedo do Boi de Mamão
Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove entre os dias 11 de abril a 13 de junho de 2014 a exposição “O Folguedo do Boi de Mamão”. Nesta exposição, Calazan Ribeiro nos mostra uma serie de pinturas em acrílico sobre tela com a temática do Folguedo do Boi de Mamão.
Clique aqui para acessar o convite.
O ritual dançante do folguedo do Boi de Mamão narra à morte e ressureição do Boi é dançado por muitos grupos em todo litoral do Estado de Santa Catarina. Os descendentes de açorianos catarinenses incorporam em sua cultura a brincadeira do boi de mamão. Este folguedo ainda não esta devidamente estudado. Várias pesquisas nos remetem à Espanha, Portugal Continental e até raízes a Africanas. A musicalidade contagiante nos remete aos Açores. Podemos comprovar que é um ritual único e muito característico aqui em Santa Catarina e que os descendentes de açorianos incorporam em sua cultura, inovando e dando vidas a muitos personagens do folguedo.
Esta rica tradição folclórica do litoral catarinense ganhará formas e cores na arte do artista Calazans Ribeiro. A partir do dia 10/04 ele expõem suas telas sobre o Folguedo do Boi de Mamão. A mostra “O Folguedo do Boi de Mamão” ocorre no Espaço Cultural do Núcleo e Estudos Açorianos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). A visitação será de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Nascido em Florianópolis, Marcelo Calazans Ribeiro iniciou nas artes plásticas aos 12 anos, mantendo em sua obra uma forte ligação com temas e paisagens do cotidiano da cidade, em especial, relacionados à identidade cultural de base açoriana. Autodidata, Calazans realizou a primeira exposição artística por meio do projeto “Intercâmbio Cultural”, em 1975, promovida pela antiga Diretur, hoje absorvida pela Fundação Franklin Cascaes.
Entre mostras individuais e coletivas realizadas ao longo da carreira destacam-se ‘Salão de Novos Artistas’, no Centro Integrado de Cultura – CIC (1999) e ‘Minha Terra’, realizada de 2000 a 2004 em vários locais, marcando o retorno às artes plásticas após 25 anos. Seguiram-se outras participações como a exposição alusiva ao ‘Aniversário de Florianópolis’, no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE (2005) e na Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (2005).
Em 2012, , Marcelo Calazans Ribeiro escolheu a temática do boi de mamão para mais uma vez declarar amor à cidade onde nasceu. O local da exposição não foi a sede da Fundação Franklin Cascaes. Agora em 2014 com uma nova serie sobre o Boi de Mamão abre a Exposição no Espaço Cultural do NEA.
Com entrada gratuita, a exposição será aberta à visitação no dia 10 de abril, às 19h, no Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos, campus da UFSC em Florianópolis.
Serviço:
Exposição: “O folguedo do Boi de Mamão”
Abertura: 10 de abrilde 2014 às 19 horas.
Local: Espaço Cultural do NEA – Universidade Federal de Santa Catarina.
Período: 11 de abril a 13 de junho de 2014.
Visitação: Segunda à sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 17h.
Informações manezinho@manezinhodailha.com.br (48) 3721-8605 ou (48)9641.4007
Promoção: UFSC/SECULT e DRC/Governo dos Açores.
Apoio: Cultura: casa dos Açores Ilha de Santa Catarina
Realização: Núcleo de Estudos Açorianos (NEA)












