Fortaleza de Anhatomirim passa a aceitar pagamento via PIX

06/08/2025 12:18

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim. Foto: Reprodução fortalezas.ufsc.br.

A partir da próxima segunda-feira, 11 de agosto, os visitantes da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim passam a contar com uma nova opção para o pagamento da taxa de entrada: o sistema de pagamentos instantâneos PIX.

A iniciativa visa proporcionar maior comodidade e segurança aos visitantes, eliminando a necessidade de portar dinheiro em espécie. Para efetuar o pagamento, o visitante deverá dirigir-se à bilheteria, informar a quantidade e o tipo de taxa (inteira ou meia-entrada), escanear o QR Code disponibilizado e concluir a transação por meio do aplicativo bancário de sua preferência. Ressalta-se que o sistema PIX é operado por plataformas externas, podendo apresentar instabilidades ocasionais.

O valor de taxa de entrada é de R$16,00 e a meia entrada custa R$8,00, o valor deve ser pago em dinheiro ou em PIX. A meia-entrada é concedida a estudantes, professores da rede básica, doadores de sangue, pessoas com deficiência, entre outros grupos previstos em legislação vigente. A isenção da taxa é garantida para crianças de até 5 anos, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, estudantes de escolas públicas em visita de estudo (mediante solicitação prévia), guias turísticos em serviço e membros da Marinha do Brasil.Além do pagamento em dinheiro, o sistema PIX também está disponível na Fortaleza de São José da Ponta Grossa desde o ano de 2023.

A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa (CFISC), ao longo dos anos, vem implantando ferramentas de gestão e aprimorando processos administrativos a fim de se promover um melhor atendimento ao público e atingir uma gestão mais eficiente e inclusiva dos espaços públicos sob sua responsabilidade.  A importância da adoção do PIX como forma de pagamento para entrada em atrações e espaços públicos representa um avanço na modernização dos serviços oferecidos ao cidadão. Essa modalidade de recebimento garante mais praticidade, agilidade e segurança nas transações financeiras, além de facilitar o acesso do público em geral evitando filas e burocracias associadas a métodos tradicionais de meios de pagamento. O uso do PIX também contribui ainda para a transparência na arrecadação dos recursos públicos, já que os valores coletados são instantaneamente depositados na conta de poderes público da União. Declara o coordenador das Fortalezas da Ilha de Senta Catarina, Juan Airton Santos.

 >> Horário de Funcionamento

Até 24 de novembro as Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim permanecem abertas à visitação de terça-feira a domingo, incluindo feriados, no horário das 8h30 às 18h30. A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones encontra-se fechada por tempo indeterminado.

>> Dia de Gratuidade

Entre os meses de março e novembro, no último domingo de cada mês, é promovido o Dia de Gratuidade, com acesso livre para visitantes de todas as idades.

>> Sobre as Fortalezas

As Fortalezas da Ilha de Santa Catarina são bens culturais administrados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC).

As três fortificações integram o sistema defensivo estabelecido pela Coroa Portuguesa a partir de 1739, com o objetivo de proteger a entrada da barra norte da Ilha de Santa Catarina. Declaradas Patrimônio Histórico Nacional em 1938, sua preservação também é responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Mais informações sobre visitas de estudo, taxas de pagamento, horários de funcionamento, transporte marítimo e demais orientações estão disponíveis na página oficial da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (fortalezas.ufsc.br), e-mail fortalezas@contato.ufsc.br, no perfil do Instagram @fortalezasdaufsc e pelo telefone (48) 3721-8302.

Tags: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha da Santa CatarinaFortaleza de Santa Cruz de AnhatomirimFortaleza de São José da Ponta GrossaFortalezas UFSCpatrimônio históricoPixUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina