9º FITA: Grupo Giramundo abre Festival Internacional de Teatro de Animação neste sábado

22/05/2015 14:19

A nona edição do Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA) será realizada de 23 a 30 de maio, em Florianópolis e outras sete cidades catarinenses. Além do circuito itinerante, também está programado o 2º Colóquio Internacional FITA, oficinas e exposição.

A abertura do festival terá o espetáculo “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, do grupo Giramundo Teatro de Bonecos, de Belo Horizonte, um dos maiores do país. O evento será no sábado, 23 de maio, às 20h, no Teatro Ademir Rosa do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis — haverá reapresentação do espetáculo dia 24 de maio, às 16 horas.

Baseado no texto clássico de Lewis Carroll, a montagem promove um diálogo entre o teatro de bonecos com as artes plásticas, vídeo arte, música e cinema. A apresentação ganha um tom contemporâneo neste espetáculo com uma trilha sonora especialmente composta por John Ulhoa. Criado em 1970, o Giramundo Teatro de Bonecos já se apresentou em todo o Brasil e em mais de dez países da Europa e das Américas.

Direção e adaptação: Marcos Malafaia
Duração: 76 min.
Técnica: Fios, manipulação direta, máscara corporal, varas com gatilho.

FITA 2015

O objetivo principal do festival é disseminar a linguagem do teatro de animação em Santa Catarina para o público em geral e possibilitar o intercâmbio cultural entre artistas, teóricos e estudantes das Artes Cênicas, permitindo o contato com as inúmeras técnicas de manipulação de bonecos, objetos, sombras, máscaras, gestos, movimentos corporais e imagens que compõem o universo da animação. São oito dias de programação com espetáculos de companhias nacionais e internacionais. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Inglaterra, Itália, Peru e França formam o grande mapa do festival.

Esse ano também acontece o 2º Colóquio Internacional FITA, onde a pesquisa, a prática e os estudos do teatro de animação são debatidos com o intuito de fortalecer e desenvolver a área. O circuito itinerante do FITA 2015 vai passar pelas cidades de Araranguá, Balneário Camboriú, Biguaçu, Criciúma, Joinville, São José e Tijucas.

Também está programada para esta edição do evento a exposição “Teatro Feito a Mão”, organizada pelo Grupo Turma do Papum, de Florianópolis. Nela, o público tem a oportunidade de participar ativamente das obras expostas, intervindo através da manipulação de bonecos e cenários sem a necessidade de ter qualquer conhecimento prévio da arte teatral. A exposição acontece no Hall da Reitoria, na segunda-feira das 13h às 18h e de terça a sexta-feira das 9h às 18h. Escolas públicas poderão dispor de monitores para visitar a exposição, nesse caso devem agendar a visita monitorada pelo telefone (48) 3721-2384.

O festival é organizado pela professora Sassá Moretti, do Curso de Artes Cênicas (DALi/CCE) da UFSC, responsável pela coordenação geral do festival em parceria com a cenógrafa Zélia Sabino, do Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCult)) da UFSC, também responsável pela coordenação executiva do evento. O festival é uma realização da “Fazendo FITA Cia. Artística” e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e a correalização itinerante do SESC. Tem ainda o apoio institucional da Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (Secult/UFSC).
Confira mais informações e a programação completa no site do FITA 2015:  www.fitasc.com.br *

SERVIÇO:
O QUÊ: Abertura do 9º FITA, com o espetáculo Aventuras de Alice no País das Maravilhas, do grupo Giramundo Teatro de Bonecos.
QUANDO: 23 de maio, às 20h e 24 de maio, às 16 horas.
ONDE: Teatro Ademir Rosa – Centro Integrado de Cultura (CIC). Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Florianópolis, SC.
QUANTO: R$20,00 (inteira) / R$10,00 (meia-entrada*)

*Meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos, classe artística (com apresentação de DRT), funcionários e clientes da CAIXA (mediante apresentação de cartão).

Joelson Cardoso/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCult/UFSC

(*Nota: a página anterior do festival estava com problemas técnicos, todo conteúdo migrou para o novo endereço)