23º AÇOR – Itajaí será o cenário da cultura açoriana de Santa Catarina

09/11/2016 13:40
Divulgação - Foto: Joi Cletison

Divulgação – Foto: Joi Cletison

De 11 a 13 de novembro, a cidade de Itajaí, litoral norte catarinense, será o palco das manifestações culturais e folclóricas mais representativas da Cultura de Base Açoriana do nosso Estado. Às 19:00 horas de sexta-feira (11/11), no parque da Marejada, inicia o 23º Açor, a maior Festa da Cultura Açoriana do Brasil. Durante os três dias de festa o publico confere uma mostra do que há de mais autêntico da cultura açoriana no folclore, artesanato, gastronomia e religiosidade. A entrada é franca.

Na Abertura do 23º AÇOR na sexta feira será entregue o Troféu Açorianidade 2016, esta homenagem é feita anualmente a pessoas e instituições que se destacaram na pesquisa, divulgação, valorização e principalmente do fortalecimento desta identidade cultural de base Açoriana.

Neste ano, mais de 40 apresentações folclóricas constam da programação da festa, que pode ser conferida no site www.nea.ufsc.br. Destaca-se uma área com 30 Estandes Culturais apresentando o artesanato regional de influência açoriana dos municípios litorâneos. Nesse espaço, artesões vão produzir ao vivo e comercializar suas peças.

A Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina acontece a cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense. A sede do evento é escolhida pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, NEA/UFSC é o realizador do evento.

O AÇOR já foi realizado nas cidades de, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Itajaí, Palhoça, Sombrio, Florianópolis e Bombinhas. “Queremos em breve ter no litoral de Santa Catarina um corredor turístico-cultural com várias festas apresentando a nossas raízes e, principalmente, a cultura popular”, relembra Francisco do Vale Pereira, Coordenador do NEA/UFSC. Atualmente o NEA atua em 46 municípios do litoral de Santa Catarina, promovendo palestras, cursos, exposições e desenvolvimento de pesquisas que buscam preservar e divulgar a cultura açoriana.

O 23º AÇOR é uma promoção da Prefeitura Municipal de Itajaí em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, com apoio do Governo dos Açores.

PROMOÇÃO; Universidade Federal de Santa Catarina (Secretaria de Cultura e Arte da UFSC) – Prefeitura Municipal de Itajaí
REALIZAÇÃO: Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC (NEA)Secretaria Municipal de Turismo de Itajaí – Conselho Deliberativo do NEA
APOIO CULTURAL: Direção Regional das Comunidades/Governo dos Açores
INFORMAÇÕES: Núcleo de estudos Açorianos/UFSC (48) 3721.8605