No próximo dia 3 de setembro, as três fortalezas sob a gestão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa, terão entrada gratuita novamente. Na edição anterior do “Dia de Gratuidade”, um número recorde de 1.378 pessoas passaram pelas três fortificações. A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina estima que esse número seja ainda maior nesse próximo domingo.
A isenção se refere à Taxa de Visitação dos monumentos, que é sempre gratuita no primeiro domingo dos meses de março a novembro. No entanto, a UFSC não é responsável pelo transporte marítimo até as ilhas de Anhatomirim e Ratones Grande, o que é realizado por empresas privadas. Apenas a Fortaleza de São José da Ponta Grossa é acessível por terra.
(mais…)
Sete
mbro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.
Na UFSC, a Coordenadoria de Promoção e Vigilância em Saúde (CPVS/DAS/PRODEGESP) está distribuindo cartilhas, adesivos e promovendo uma palestra alusiva ao tema no dia 05/09/2017 às 14 horas e convida toda a comunidade universitária para prestigiar.
(mais…)
O ciclo de palestras “Museu em Curso” retoma as atividades em setembro com a palestra “Educação em museus: um mosaico da produção brasileira”, ministrada pela museóloga Ana Carolina Gelmini. O encontro será no dia 4 setembro, às 15h, no auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE). Será entregue declaração de participação.
A palestrante convidada, Ana Carolina Gelmini de Faria, é museóloga pela Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com especialização em Psicopedagogia Institucional e Educação Especial pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). É mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
(mais…)
No dia 5 de setembro às 18h30, o Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC recebe uma nova exposição. Elias Andrade, em “Luzes da primavera”, retrata a cultura de Florianópolis em seus quadros. Nativo da cidade, representa da maneira mais diversa e colorida as peculiaridades que compõem a ilha.
Encontro:
No dia 07 de novembro de 2017 às 14h30, haverá um encontro com Elias Andrade no Espaço expositivo. Durante o evento o artista estará pintando uma obra no local, o que possibilita que os participantes conheçam suas técnicas de pintura e sua trajetória.
(mais…)
A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, vinculada à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC , iniciou na quinta-feira, dia 24 de agosto de 2017, o projeto de educação patrimonial “Aprender sobre história também é coisa de criança!”, voltado às crianças/estudantes da educação infantil e do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino fundamental.
Em seu primeiro dia de atividade, o projeto recebeu um grupo de crianças da Creche Poeta João da Cruz e Souza, da rede municipal de educação de Florianópolis, acompanhado por suas professoras: Raquel Nunes de Oliveira, Elisabete Corrêa Carvalho e Manuela Catarina Gomes.O objetivo do projeto é aproximar as crianças/estudantes dos conhecimentos relacionados à história das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa, e sua vinculação com a história de Florianópolis, e sensibilizá-las para a importância de valorizar e preservar o Patrimônio Histórico Nacional.
(mais…)
O projeto Cineclube Sessão de Arte: Cinema de Arte da UFSC retorna neste semestre com três filmes como opção: o mais votado será exibido. Para votar é só entrar na página do evento no Facebook e escolher entre Shane – Os brutos também amam, Moulin Rouge – Amor em vermelho e Memórias de uma gueixa.
A sessão será no Laboratório de Projeção do Cinema, Bloco D do CCE 1º Andar, nesta terça-feira, 29 de agosto, às 14h30.
Mais informações pelo Facebook.
Nessa sexta-feira, 01 de setembro, às 20h, o projeto Cine Paredão apresenta o filme BR716, no Bosque do CFH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas).
Sinopse
Este é um filme onde os personagens principais estão quase o tempo todo totalmente bêbados. É a fabula da fase do álcool, da mais intensa boêmia copacabanense que termina no golpe de 64. Era o auge do samba-canção de Antonia Maria e Dolores Duran em reação talvez ao cinema americano, onde depois do primeiro beijo aparecia “The End” na tela e todos eram felizes para sempre. Uma boêmia apaixonada e desvairada como nunca houve outra.
Ficha técnica
Direção: Domingos de Oliveira
Roteiro: Domingos de Oliveira
Elenco: Caio Blat, Aleta Valente, Alamo Facó, Sophie Charlotte, Maria Ribeiro, Lívia de
Bueno, Matheus Souza, Glauce Guima, Gabriel Antunes, Pedro Cardoso
(mais…)
A Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), por meio do Departamento de Cultura e Eventos (DCEVen), divulga o resultado do EDITAL Nº 002/SeCArte/2017.
Para conferir a relação dos projetos aprovados, acesse: Projetos aprovados para 2018
Atenção!
Projetos APROVADOS tem até 10 (dez) dias úteis para comparecerem à Coordenadoria de Infraestrutura e Logística, para assinatura do Termo de Compromisso de Uso;
Projetos APROVADOS COM RESSALVA tem até 5 (cinco) dias úteis para comparecerem à Coordenadoria de Infraestrutura e Logística, para confirmarem o interesse em utilizar os espaços com as ressalvas estabelecidas;
Para RECURSOS, prazo de até 5 (cinco) dias úteis conforme item 13 do EDITAL Nº 002/SeCArte/2017.

Até dia 31 de agosto, nessa quinta-feira, a Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) recebe as inscrições para a quarta edição do Festival de Música da UFSC. O evento que acontece nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no Cento de Cultura e Eventos, busca estimular a música e a integração entre a comunidade cultural.
A participação no evento é aberta para músicos, compositores e intérpretes da Grande Florianópolis e para comunidade universitária da UFSC, de todos os campi, desde que satisfaçam as condições previstas no regulamento do Festival. Para realizar a inscrição é necessário entregar na SeCArte o formuláriopreenchido junto com a letra da música e um CD/DVD, devidamente identificado, contendo a gravação de uma composição em formato de áudio (CDA) ou formato digital (MP3).
(mais…)