10º FITA: Teatro da UFSC recebe o espetáculo “Poses Para Não Esquecer” neste domingo, dia 15/5

13/05/2016 18:00

O espetáculo “Poses para (Não) esquecer” da atriz Heloísa Mariana, de Florianópolis-SC, será apresentado neste domingo, 15 de maio, às 20h, no Teatro da UFSC. A atração, gratuita e aberta à comunidade, faz parte da programação do 10º Festival Internacional de Teatro de Animação – FITA 2016.

O espetáculo
A fusão entre histórias de guerra contadas por uma imigrante polonesa, fábulas familiares, intimidade e coletividade é apresentada no espetáculo solo “Poses para (Não) esquecer”, protagonizado pela atriz catarinense Heloísa Mariana.

Em Poses Para (Não) Esquecer, a atriz Heloisa Marina confronta as lembranças das histórias de guerra contadas pela avó imigrante polonesa com suas diversas versões, fundindo os fatos e fábulas de sua família com questões íntimas e coletivas. Através do jogo entre realidade e ficção, atriz, boneco e imagens, o espetáculo propõe revelar o ontem que insiste em ser esquecido, para pensar o hoje.

O espetáculo será reapresentado na segunda-feira, 16, às 20h no mesmo local.

Direção: Elisza Peressoni Ribeiro
Duração: 60 minutos
Faixa Etária: A partir de 12 anos
Técnica: Animação à vista do público com boneco do tipo Bocón

SERVIÇO 1:

O QUÊ: espetáculo “Poses para (Não) esquecer”, no 10º FITA
QUANDO: 15 e 16 de maio de 2016, às 20h
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade
Reapresentação de “El Avaro, de Molière”

No domingo também acontece a reapresentação do espetáculo “El Avaro, de Molière”, da companhia espanhola “Tàbola Rassa”, às 16h no teatro “Ademir Rosa” do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis-SC.

Os protagonistas dessa comédia visionária são torneiras, tubos e mangueiras, recipientes manipulados, à vista, por dois atores que animam nada menos que nove personagens e dão lugar a uma atípica e divertida adaptação do clássico “O Avarento” de Molíère, no qual a água é objeto de cobiça.

SERVIÇO 2:

O QUÊ: espetáculo “El Avaro, de Molière”, no 10º FITA
QUANDO: 15 de maio de 2016, domingo, às 16h
ONDE: Teatro Ademir Rosa do Centro Integrado de Cultura (CIC), Florianópolis-SC
QUANTO: R$20,00 e R$10,00 (meia*). GRATUITO para organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de ensino, mediante reserva de vagas através de agendamento prévio.

Meia-entrada é destinada a estudantes, pessoas acima de 60 anos, classe artística (com apresentação de DRT), funcionários e clientes da CAIXA (mediante apresentação de cartão)

Mais informações no fitafloripa.com.br

Lembretes:

– Os caixas das bilheterias darão prioridade a aposentados, portadores de necessidades especiais e gestantes;
– Não aceitamos cheques e cartões de débito/crédito;
– Não realizamos trocas nem devoluções de ingressos;
– Não realizamos reservas de ingressos;
– Proibida a entrada nos teatros com alimentos e bebidas.

Confira mais informações e a programação completa no site do FITA 2016 www.fitafloripa.com.br. Horários sujeito a alterações.

FITA 2016
O festival tem o objetivo principal de disseminar a linguagem do Teatro de Animação em Santa Catarina, para o público em geral, e possibilitar o intercâmbio cultural entre artistas, teóricos e estudantes das Artes Cênicas, permitindo o contato com as inúmeras técnicas de manipulação de bonecos, objetos, sombras, máscaras, gestos, movimentos corporais e imagens que compõem o universo da animação.

Serão ao todo 36 apresentações de 11 espetáculos de grupos catarinenses (5), nacionais (3) e internacionais (3). As apresentações acontecerão na UFSC (Concha Acústica, Varandão do CCE, Centro de Cultura e Eventos e Teatro da UFSC), no Teatro Ademir Rosa (Centro Integrado de Cultura), no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Teatro do SESC Prainha e na Casa de Repouso Asilo Irmão Joaquim (Centro).

O FITA é organizado pela professora Sassá Moretti do Curso de Artes Cênicas (DALi/CCE) da UFSC, responsável pela coordenação geral do festival, em parceria com a cenógrafa Zélia Sabino do Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCult) da UFSC, responsável pela coordenação executiva do evento. Na coordenação, ao lado de Sassá e Zélia, está ainda o produtor Gustavo Bieberbach.

Clara Comandolli de Souza /Estagiária de Jornalismo/DAC/SeCult/UFSC