10º FITA: Espetáculo “Viejos de mi…”, da Argentina, encerra festival nesta sexta-feira, 20/5

19/05/2016 09:53

Depois de passar por cinco cidades catarinenses e promover 36 apresentações teatrais, a décima edição do Festival Internacional de Teatro de Animação chega ao fim nesta sexta-feira, 20 de maio. O encerramento será realizado às 20h no Teatro Ademir Rosa no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com o espetáculo “Viejos de mi…” do titereiro e diretor teatral argentino, Sérgio Mercúrio.

Viejos de Mi_Foto-Pablo Gonzales WEB800

“Viejos de Mi…” Foto: Pablo Gonzales

Ainda na tarde desta sexta-feira acontecem duas reapresentações, “Tecnópolis – Sem livro pra contar história” no Teatro Álvaro de Carvalho e “Clownti” no Teatro de UFSC, ambos com duas sessões, às 10h e às 15 horas.

O Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA), já consagrado como um dos grandes festivais do gênero do Brasil, traz à Santa Catarina espetáculos inéditos e importantes grupos nacionais e internacionais. No palco do FITA, ganharam vida bonecos, objetos, máscaras e sombras, tudo animado pela imaginação de quem produz e do público espectador.

Os espetáculos

VIEJOS DE MI…

Local: Teatro Ademir Rosa do Centro Integrado de Cultura (CIC) – Florianópolis

Horário: às 20 horas

Quanto: R$20,00 inteira e R$10,00 meia*

Juárez e Juanito são amigos, vivem juntos em uma pensão. Uma tarde Juárez descobre que seu amigo começou a perder a memória. A perda da memória na velhice e a amizade são os temas que atravessam esta obra, na qual Sérgio Mercúrio manipula o boneco de um dos personagens, além de desenvolver uma técnica de desenho com erva mate. Aqui, o mate que tantas vezes serviu para selar amizades se transforma em ferramenta para imaginar e recordar.

Direção: Sérgio Mercúrio (Argentina)

Duração: 80 minutos

Classificação: A partir de 14 anos

Técnica: Manipulação à vista

TECNÓPOLIS – SEM LIVRO PRA CONTAR HISTÓRIA

Local: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) – Florianópolis

Horário: às 10h e às 15 horas (reapresentação)

Quanto: R$20,00 inteira e R$10,00 meia*

Maurinho só pensa em tecnologias, e como habitante de Tecnópolis, nunca abriu um livro na vida. Preocupados, os pais lhe mandam passar as férias no sítio da avó. O menino fica aterrorizado. Será que ele vai suportar um mês “olhando pro teto”? Embarque nessa história e conheça a Ana, o Pássaro Azul e a D. Aranha Viúva, vivendo junto deles toda a aventura do caminho.

Grupo: Teatrando Por Aí (Florianópolis-SC)

Direção: Aline Maya

Duração: 50 minutos

Faixa Etária: De 5 a 11 anos

Técnica: Manipulação a vista do público

CLOWNTI

Local: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade

Horário: às 10h e às 15 horas (reapresentação)

Quanto: Gratuito e aberto à comunidade

Nesta peça, cinco quadros narram a história de um menino órfão, que as únicas pistas que conhece de seu passado estão dentro de uma maleta que pertencia ao seu pai.

Grupo: Jabrú Teatro de Títeres (Bogotá/Colômbia)

Direção: Jorge Andres Libreros

Duração: 42 minutos

Classificação: Livre

Técnica: Títere de mesa

OBS.: *Meia-entrada é destinada a estudantes, pessoas acima de 60 anos, classe artística (com apresentação de DRT), funcionários e clientes da CAIXA (mediante apresentação de cartão).

Mais informações no WWW.fitafloripa.com.br

Lembretes:

– Os caixas das bilheterias darão prioridade a aposentados, portadores de necessidades especiais e gestantes;

– Não aceitamos cheques e cartões de débito/crédito;

– Não realizamos trocas nem devoluções de ingressos;

– Não realizamos reservas de ingressos;

– Proibida a entrada nos teatros com alimentos e bebidas.

Confira mais informações e a programação completa no site do FITA 2016 www.fitafloripa.com.br. Horários sujeitos a alterações.

FITA 2016

O festival tem o objetivo principal de disseminar a linguagem do Teatro de Animação em Santa Catarina, para o público em geral, e possibilitar o intercâmbio cultural entre artistas, teóricos e estudantes das Artes Cênicas, permitindo o contato com as inúmeras técnicas de manipulação de bonecos, objetos, sombras, máscaras, gestos, movimentos corporais e imagens que compõem o universo da animação.

Serão ao todo 36 apresentações de 11 espetáculos de grupos catarinenses (5), nacionais (3) e internacionais (3). As apresentações acontecerão na UFSC (Concha Acústica, Varandão do CCE, Centro de Cultura e Eventos e Teatro da UFSC), no Teatro Ademir Rosa (Centro Integrado de Cultura), no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Teatro do SESC Prainha e na Casa de Repouso Asilo Irmão Joaquim (Centro).

A 10ª edição do Festival é patrocinada pela CAIXA Econômica Federal, tem o apoio institucional da UFSC/SeCult e é uma realização da Fazendo Fita Cia. Artística.

O FITA é organizado pela professora Sassá Moretti do Curso de Artes Cênicas (DALi/CCE) da UFSC, responsável pela coordenação geral do festival, em parceria com a cenógrafa Zélia Sabino do Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCult) da UFSC, responsável pela coordenação executiva do evento. Na coordenação, ao lado de Sassá e Zélia, está ainda o produtor Gustavo Bieberbach.

Clara Comandolli de Souza /Estagiária de Jornalismo/DAC/SeCult/UFSC