10º FITA: Centro de Cultura e Eventos da UFSC recebe o espetáculo “#Mergulho” nesta segunda-feira, dia 16/5

15/05/2016 21:00

O espetáculo “#Mergulho” – uma experiência teatral para crianças, do coletivo de artistas “Eranos Círculo de Arte”, de Itajaí-SC, será apresentado nesta segunda-feira, 16 de maio em duas sessões, às 10h e às 15h, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atração, gratuita e aberta à comunidade, faz parte da programação do 10º Festival Internacional de Teatro de Animação – FITA 2016.

O espetáculo
O espetáculo “#Mergulho”, voltado especialmente para crianças de 1 a 6 anos, conta a história de duas pessoas que vivem em universos diferentes, ele na terra e ela no mar, e que buscam se encontrar com a ajuda da plateia. O espetáculo será reapresentado na terça-feira, dia 17, também às 10h e às 15h no mesmo local.

Direção: Max Reinert
Duração: 30 minutos
Faixa Etária: Livre
Técnica: Projeção digital manipulada via computador

SERVIÇO 1:

O QUÊ: espetáculo “#Mergulho”, no 10º FITA
QUANDO: 16 e 17 de maio de 2016, às 10h e às 15h
ONDE: Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade

Veja abaixo a programação e a sinopse de outros espetáculos desta segunda- feira na região:

POSES PARA (NÃO) ESQUECER
Local: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade (Reapresentação)
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade

A fusão entre histórias de guerra contadas por uma imigrante polonesa, fábulas familiares, intimidade e coletividade é apresentada no espetáculo solo “Poses para (Não) esquecer”, protagonizado pela atriz catarinense Heloísa Mariana. Em Poses Para (Não) Esquecer, a atriz Heloisa Marina confronta as lembranças das histórias de guerra contadas pela avó imigrante polonesa com suas diversas versões, fundindo os fatos e fábulas de sua família com questões íntimas e coletivas. Através do jogo entre realidade e ficção, atriz, boneco e imagens, o espetáculo propõe revelar o ontem que insiste em ser esquecido, para pensar o hoje.

Direção: Elisza Peressoni Ribeiro
Duração: 60 minutos
Faixa Etária: A partir de 12 anos
Técnica: Animação à vista do público com boneco do tipo Bocón

TECNÓPOLIS – SEM LIVRO PRA CONTAR HISTÓRIA
Local: Teatro Sesc Prainha
Horário: às 10h e às 15h
Quanto: Gratuito

Maurinho só pensa em tecnologias, e como habitante de Tecnópolis, nunca abriu um livro na vida. Preocupados, os pais lhe mandam passar as férias no sítio da avó. O menino fica aterrorizado. Será que ele vai suportar um mês “olhando pro teto”? Embarque nessa história e conheça a Ana, o Pássaro Azul e a D. Aranha Viúva, vivendo junto deles toda a aventura do caminho. O espetáculo é do grupo “Teatrando Por aí”, de Florianópolis-SC.

­Direção: Aline Maya
Duração: 50 minutos
Faixa Etária: De 5 a 11 anos
Técnica: Manipulação a vista do público

Lembretes:

– Os caixas das bilheterias darão prioridade a aposentados, portadores de necessidades especiais e gestantes;
– Não aceitamos cheques e cartões de débito/crédito;
– Não realizamos trocas nem devoluções de ingressos;
– Não realizamos reservas de ingressos;
– Proibida a entrada nos teatros com alimentos e bebidas.

Confira mais informações e a programação completa no site do FITA 2016 fitafloripa.com.br.
Horários sujeitos a alterações.

FITA 2016
O festival tem o objetivo principal de disseminar a linguagem do Teatro de Animação em Santa Catarina, para o público em geral, e possibilitar o intercâmbio cultural entre artistas, teóricos e estudantes das Artes Cênicas, permitindo o contato com as inúmeras técnicas de manipulação de bonecos, objetos, sombras, máscaras, gestos, movimentos corporais e imagens que compõem o universo da animação.

Serão ao todo 36 apresentações de 11 espetáculos de grupos catarinenses (5), nacionais (3) e internacionais (3). As apresentações acontecerão na UFSC (Concha Acústica, Varandão do CCE, Centro de Cultura e Eventos e Teatro da UFSC), no Teatro Ademir Rosa (Centro Integrado de Cultura), no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Teatro do SESC Prainha e na Casa de Repouso Asilo Irmão Joaquim (Centro).

O FITA é organizado pela professora Sassá Moretti do Curso de Artes Cênicas (DALi/CCE) da UFSC, responsável pela coordenação geral do festival, em parceria com a cenógrafa Zélia Sabino do Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCult) da UFSC, responsável pela coordenação executiva do evento. Na coordenação, ao lado de Sassá e Zélia, está ainda o produtor Gustavo Bieberbach.

Clara Comandolli de Souza /Estagiária de Jornalismo/DAC/SeCult/UFSC