Instituto de Estudos Africanos da UFSC promove minicurso sobre a Língua Kikongo e suas Poéticas

04/05/2023 09:01

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, formado por pesquisadores de diversos Centros de Ensino da UFSC, promove, em homenagem ao mês que celebra o dia de África, em 25 de maio, o minicurso “A Língua Kikongo e suas Poéticas”. A duração é de 20 horas, com aulas nos dias 8, 9, 15 e 16 de maio, às 18h30. O local está sendo definido e será comunicado aos estudantes inscritos. A língua kikongo é uma das línguas bantu que influenciou a formação do português brasileiro, além das manifestações artísticas e simbólicas afro-brasileiras.

As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo site. O curso tem 40 vagas disponíveis. O ministrante será o professor Nsimba José, doutorando em Literatura na UFSC e vinculado ao Departamento de Línguas e Literaturas Africanas da Faculdade de Humanidade/Universidade Agostinho Neto (Angola).

O minicurso visa divulgar e apresentar a língua kikongo no que se refere aos seus aspectos ortográficos, morfológicos, fonéticos e tonológicos. Pretende-se contribuir para um maior conhecimento de manifestações estéticas e simbólicas atravessadas pelo uso verbal/gesto-visual da palavra. Marcados por padrões rítmicos que facilitam a sua memorização, os textos orais a serem estudados (cantos, contos, mitos, preces, provérbios, entre outros) circulam nos múltiplos suportes, como escultura, poesia, música, literatura, tambores, etc., o que caracteriza a sua elasticidade, como narrativas entrelaçadas, revelando sempre a potência do seu fluxo transitório.

Sobre o Instituto Kadila

O Instituto Kadila reúne um grupo de professoras/es e pesquisadoras/es da UFSC e colaboradoras/es de outras universidades nacionais e estrangeiras, cujo interesse comum é a área estudos africanos e das diásporas. Participam ainda da equipe, pesquisadoras/es em estágio de pós-doutorado e estudantes de pós-graduação e bolsistas de doutorado, mestrado e de iniciação científica. O Instituto conta com a parceria de vários laboratórios e núcleos vinculados aos diferentes centros da UFSC, tais como: Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interénicas/NUER (CFH), Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura/LHSTC (CFH), Laboratório de Estudos do Espaço Rural/LabRural (CFH), Alteritas (CED), Núcleo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos/PoLiTicas (CCE), LITERATUAL – Núcleo de Estudos de Literatura Atual (CCE), NECLA, Núcleo de Estudos Comparados de Literaturas Africanas (CCE) e o Eirenè (CCJ).

Mais informações: NUER

Texto: Agecom/UFSC