‘Escrita de Mulheres nas Rotas do Atlântico Negro’ é tema de oficina de leitura com encontros quinzenais

29/04/2024 12:33

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC), promove, de 2 de maio até 19 de setembro, a oficina de leitura Escritas de Mulheres nas Rotas do Atlântico Negro. Os encontros ocorrem quinzenalmente, nas quintas-feiras, das 15h às 17h, no bloco A do CFH, em Florianópolis. Para participar das oficinas é necessário realizar as inscrições enviando um e-mail para: atendimentoinstitutokadila@gmail.com, informando o nome completo, CPF e um telefone para contato, até 1° de maio. Os participantes têm direito a certificado de 42 horas.

Segundo a organização da atividade, “os encontros têm como intuito conhecer mais profundamente as vozes das mulheres que fizeram ecoar, nos desdobramentos espaço-temporais do Atlântico Negro, as suas experiências, as dores e alegrias do seu percurso”. A proposta é fazer a leitura de escritoras africanas, afro-brasileiras, caribenhas e afro-estadunidenses, para ouvir e compreender o que disseram, seu testemunho histórico e sua criação literária.

Sobre o instituto

O Instituto Kadila reúne um grupo de professores e pesquisadores da UFSC e colaboradores de outras universidades nacionais e estrangeiras, cujo interesse comum é a área de estudos africanos e das diásporas. Participam ainda da equipe, pesquisadoras em estágio de pós-doutorado e estudantes de pós-graduação e bolsistas de doutorado, mestrado e de iniciação científica. O Instituto conta com a parceria de vários laboratórios e núcleos vinculados aos diferentes centros da UFSC.

Para mais informações, acesse o site ou o Instagram do Instituto Kadila.

 

>> Serviço

O quê: Oficina de Leitura II – ‘Escrita de Mulheres nas Rotas do Atlântico Negro’
Quando: De 2 de maio até 19 de setembro – quinzenalmente
Horário: Quintas-feiras de 02/05/2024 a 19/09/2024
Onde: Bloco A do CFH

Tags: afro-brasileirasafro-estadunidensesKADILAOficina de leituraUniversidade Federal de Santa Catarina