Encontro na UFSC discute o movimento “Democracia Corinthiana”

30/09/2022 12:00

O Departamento de Esporte da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte de UFSC (SeCArtE), promove na sexta-feira, 30 de setembro, encontro com o tema “A Democracia Corinthiana e sua importância como fato histórico para o futebol, o esporte e o Brasil”. O evento contará com a participação virtual do jornalista e sociólogo Juca Kfouri, e presencial do professor Dr. João Batista Freire, pesquisador e estudioso da pedagogia dos esportes e do jogo de futebol do Brasil.

A ação é um bate-papo com formulação de questões aos convidados/palestrantes, que objetiva refletir sobre o contexto, os atores e os desdobramentos do movimento intitulado “Democracia Corinthiana” para o futebol, o esporte e o Brasil. A expectativa é de tratar o tema da democracia no âmbito do esporte e do “jogar”, a partir da compreensão do prof. João Batista Freire, estabelecendo um diálogo com o reconhecido conhecimento histórico quanto ao tema do jornalista e sociólogo Juca Kfouri.

O encontro será às 19h30 no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, com transmissão simultânea no canal YouTube – DCEven UFSC

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no formulário digital, acesse aqui. Haverá emissão de certificado de participação de 15h.

Movimento Democracia Corinthiana

A Democracia Corinthiana foi um movimento ocorrido no início da década de 1980, que teve a luta pelo fim da ditadura militar no Brasil como uma das principais bandeiras. Sócrates, Wladimir, Casagrande, Zenon e outros ex-atletas do time participaram da campanha pela volta do direito ao voto para presidente, o que não acontecia desde 1960.

Além disso, o movimento permitiu que os jogadores ganhassem o direito de escolher, por voto, coisas como horário dos treinos e detalhes da concentração, decisões que tradicionalmente são tomadas por diretoria e comissão técnica.

Para saber mais sobre o movimento assista o documentário Democracia Corinthiana disponível no canal Corinthians TV no YouTube.

Participantes

Juca Kfouri é graduado em Ciências Sociais pela USP, trabalhou nos principais veículos de comunicação, como TV GloboSBTRede TV!, jornais O GloboFolha de S.Paulo e Lance!. Na carreira, desde 1979, já atuou como diretor, comentarista, colunista e apresentador esportivo, recebendo diversos prêmios nacionais pela sua atuação em crônica esportiva. Atualmente ele  é colunista da Folha de São Paulo, comentarista na Rádio CBN, e mantém o Blog do Juca Kfouri no portal UOL.

João Batista Freire possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (FEFISA), mestrado e doutorado em Psicologia Educacional pela Universidade de São Paulo (USP). Em 1991 foi aprovado em concurso de Livre Docente em Pedagogia do Movimento pela Faculdade de Educação Física da Unicamp. Atualmente é professor aposentado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordena o grupo de estudos Oficinas do Jogo em Florianópolis. É vinculado atualmente ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), na qualidade de professor visitante.

Serviço

O quê: encontro – A Democracia Corinthiana e sua importância como fato histórico para o futebol, o esporte e o Brasil
Quando: 30/09/2022 | sexta-feira | 19h30
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC | transmissão ao vivo no canal YouTube DCEven UFSC