Documentário “O Armário Não É o Nosso Lugar” será exibido nesta segunda-feira no Auditório da Reitoria da UFSC

11/06/2023 09:30

Em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+ o Circula UFSC apresentará nesta segunda-feira, 19 de junho, ás 18h no Auditório da Reitoria I da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis, o documentário O Armário Não É o Nosso Lugar. Além da exibição do longa metragem, haverá na sessão roda de conversa com a presença do cineasta e diretor do documentário Alexsandro Stenico e convidados. O evento é gratuito e abertas à comunidade, a classificação indicativa é 12 anos.

O Circula UFSC é a ação itinerante da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC, que objetiva promover a integração dos campi da Universidade por meio de atividades artístico-culturais.

Sobre o filme

Wendy Moretti – entrevistada do documentário. Foto: divulgação.

Há um período que marca a vida de grande parte daqueles que integram a comunidade LGBTQIA+: a “saída do armário”. Com o objetivo de reunir diversas histórias de pessoas que passaram por este momento, o documentário longa-metragem O Armário Não É o Nosso Lugar, contemplado pelo edital do ProAC Nº 25/2020 – Desenvolvimento de Longas, busca explorar e entender como se dá este processo de aceitação e de expressão da sexualidade e identidade de gênero.

Dessa forma, a obra apresenta uma diversidade de “armários”, cada um com sua própria história. Estas são únicas e encontram também ecos em outras vivências. Pessoas cis e trans, mulheres, homens e não-binárie, de diferentes sexualidades, raças, naturalidades e faixas etárias relembram os momentos em que assumiram suas identidades para o mundo.

Contudo, ao aliar entrevistas à performances artísticas, o documentário demonstra que apesar das singularidades das pessoas e de seus diferentes processos, existem semelhanças que as aproximam enquanto comunidade. A valorização da produção cultural e artística da comunidade, além da visibilidade das vivências, conflitos e histórias de pessoas LGBTQIA+, podem ajudar as pessoas que estão passando ou irão passar pelo processo de “saída do armário” e faz o público em geral conhecer (ao menos uma parte) desse processo.

Assista o trailer do documentário O Armário Não É o Nosso Lugar.

Os convidados

Rodrigo Sartoti

Rodrigo Sartoti – advogado. doutor e mestre em direito pela UFSC. Especialista em Direito Público pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – CESUSC. Bacharel em Direito pela UFSC. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SC. Professor da Escola Superior da Advocacia da OAB/SC. Foi professor substituto de Direito Penal e Direito Constitucional na UFSC entre 2021 e 2022. Autor do livro “Juristas e Ditadura”, pela Editora Insular.

Leonel Camasão

Leonel Camasão – é pai, bissexual, mestre em jornalismo e vegetariano. É vereador suplente em Florianópolis e presidente municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Lumen Lohn Freitas

Lumen Lohn Freitas – travesti, Major da Polícia Militar de SC, bacharela em direito e professora de matemática no Projeto Integrar.

Mariana Franco Fuckner

Mariana Franco Fuckner – discente de Serviço Social na UFSC. Pesquisadora em direitos humanos, pluralismo e democracia no Programa de Pós-graduação no Serviço Social da UFSC. Conselheira Nacional no Ministério dos Direitos Humanos.

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O quê: documentário O Armário Não É o Nosso Lugar | exibição do filme e debate  
Quando: 19/06/2023 | segunda-feira | 18h
Onde: Auditório da Reitoria I | UFSC Florianópolis
Quanto: evento gratuito e aberto à comunidade
Classificação indicativa: 12 anos
Informações: Secretaria de Cultura, Arte e Esporte | secarte.ufsc.br | 48 3721-2376

Texto: divulgação SeCArtE/UFSC, com informações do projeto O Armário Não É o Nosso Lugar e cultura.uol.com.br