Cine Paredão exibirá mostra em homenagem a atriz Léa Garcia no mês de setembro

31/08/2023 06:00

O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibirá no mês de setembro a Mostra “Celebração de Léa Garcia”. As sessões ocorrem todas às sextas-feiras, às 20h no Bosque do CFH, ou no Auditório do CFH em caso de chuva. Haverá sessão na quarta-feira, dia 06 de setembro, devido ao feriado do Dia da Independência.

>> Programação

01/09 | Orfeu Negro (1959)
06/09 | quarta-feira | Compasso de Espera (1973)
15/09 | Feminino Plural (2004)
22/09 | As Filhas do Vento (2004)
29/09 | Um Dia com Jerusa (2020)

“Léa Garcia Lucas de Aguiar nasceu no Rio de Janeiro em 11 de março de 1933 e estreou no Teatro Experimental Negro (TEN) em 1951. Em sessenta e sete anos de carreira, atuou em dezenas de peças de teatros, longas e curta-metragens, bem como em novelas de televisão. Com expressão e olhar marcantes, protagonizou uma das mais conhecidas antagonistas da televisão brasileira, a escrava Rosa, em ‘A Escrava Isaura’, uma das novelas mais reprisadas da teledramaturgia brasileira e exibida em mais de 80 países. Tornou-se conhecida internacionalmente com a atuação em seu primeiro filme, ‘Orfeu Negro’ (1959), pelo qual ficou em segundo lugar como Melhor Atriz no Festival de Cinema de Cannes. Mesmo após profissionalizar-se, atriz retornou a uma entidade do movimento negro, O Instituto de Pesquisa de Culturas Negras (IPCN), onde atuou como Diretora de Divulgação entre 1978 e 1980.” (SILVA, 2020).

A atriz é pioneira no enfrentamento do racismo no meio artístico e na abertura de espaços para atrizes negras no cinema e na televisão. Seu legado receberia mais um prêmio em Gramado, onde ela faleceu no dia 15 de agosto de 2023, antes de receber essa homenagem. O seu filho, Marcelo Garcia, recebeu a honra do troféu Oscarito no Festival de Cinema de Gramado em seu lugar.

O Cine Paredão é um projeto que busca difundir diversas manifestações audiovisuais de difícil acesso ao público. As obras apresentadas têm caráter não comercial e proporcionam pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação. Realizadas ao ar livre, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, às 20h, no Bosque do CFH/UFSC.

>> Serviço

O quê: Cine Paredão | Mostra “Celebração de Léa Garcia”
Quando: 01, 06, 15, 22 e 29 de setembro
Onde: Bosque do CFH (em caso de chuva, no Auditório do CFH)