Agenda Cultural
De 11 a 14 de agosto, das 9h às 19h, o hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus Trindade, em Florianópolis, sediará um dos mais importantes eventos literários do calendário acadêmico: a Feira do Livro da UFSC. A iniciativa tem como principal objetivo fortalecer o intercâmbio entre editoras universitárias de todo o Brasil e promover a democratização do acesso à leitura, oferecendo livros com descontos de 50% ou mais.
O evento, organizado pela Editora da UFSC (EdUFSC) em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e o III Festival Literário da UFSC (Flufsc), contará com a presença de renomadas editoras, como as da UFPR, UFMG, Unesp, Fiocruz, Unicentro, Unifesp, UFABC, Edusp, Eduem, Editus, Eduepa, Edufscar, PUCPress e Caminho de Dentro.
Além da ampla oferta de livros, a programação da feira inclui lançamentos de obras, palestras, apresentações culturais e homenagens. Entre os destaques estão a apresentação dos atores Ney Piacentini e Alexandre Rosa, que interpretarão trechos da obra Infância, de Graciliano Ramos, seguida de um debate sobre literatura e teatro. Também haverá discussões sobre literatura e cinema, com Fernando Oriente, e literatura e música, com Carlos Eduardo Martins. Uma homenagem especial será dedicada ao escritor, jornalista e ex-diretor da EdUFSC, Salim Miguel, em celebração ao seu centenário, comemorado em 2024.
Com atividades para todos os públicos, a Feira do Livro da UFSC promete ser um ponto de encontro entre literatura, cultura e conhecimento, promovendo o diálogo entre leitores, autores e editoras.
Programação (sujeita a alterações):
11/08 (segunda)
9h: Abertura oficial
12h30: Pagode do Aplicação
14h: Literatura e Cinema (Fernando Oriente)
17h30: Lançamento de livros
12/08 (terça)
Manhã: Atividade cultural
12h30: Companhia de dança
17h30: lançamento de livros
13/08 (quarta)
10h30: Aula “Lendo Salim Miguel para o Vestibular da UFSC”, com a professora Luciana Rassier, voltada para candidatos ao vestibular da UFSC/IFSC 2026
12h30: Geosamba
14h: Literatura e Música (Carlos Eduardo Martins)
18h: Arrasta ilha
14/08 (quinta)
13h: Orquextra
14h: Espetáculo “Infância”, de Graciliano Ramos (Ney Piacentini e Alexandre Rosa) e posterior debate sobre Literatura e Teatro, com os artistas.
17h30: Apresentação do Coral da UFSC
19h: Encerramento
>> Sobre a EdUFSC
Fundada em 1980, consolidou sua marca no mercado editorial nacional disseminando o conhecimento científico, cultural e artístico desenvolvido nas universidades ou fora delas, por meio da produção e comercialização de livros a preços acessíveis, especialmente aos acadêmicos, mas também ao público interessado em geral. Entre seus principais autores, estão professores e pesquisadores da UFSC, das diversas áreas – Filosofia, Literatura, Engenharia, Física, Matemática, entre tantas outras –, e artistas catarinenses, como Salim Miguel e Silveira de Souza. Embora valorize o conhecimento produzido na UFSC e a cultura catarinense, a Editora da UFSC busca também o intercâmbio de conhecimento com outras universidades e com escritores de destaque no cenário nacional e internacional.
Para mais informações, acesse o Site e Instagram da Editora da UFSC.
Serviço:
O quê: Feira do Livro da UFSC
Quando: de 11/08/2025 a 14/08/2025, das 9h às 19h
Onde: Hall e Auditório da Reitoria | UFSC – Florianópolis
Entrada: Evento gratuito com entrada franca
Mais informações: Site da Editora da UFSC | Instagram
O Ebó Epistêmico, em parceria com o NUER (Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas) e a Lupa (Laboratório Universitário de Política, Direitos, Conflitos e Antropologia), promove no dia 20 de agosto, quarta-feira, a 6ª edição do Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias – Performances e narrativas negras em movimento. Nesta edição, serão abordados temas concernentes à aula “Teatro Experimental do Negro (TEN) e Projeto Unesco”, que trata do contexto de mobilização de artistas negros na elaboração de um modo afrocentrado de produção teatral através do TEN, liderado por Abdias do Nascimento em companhia de figuras como Léa Garcia, Ruth de Souza e Guerreiro Ramos, e que teve grande importância política tanto na sua época de maior atuação entre os anos 1944 e 1968, quanto como vanguarda das artes cênicas; e das contribuições e controvérsias no campo de produção acadêmico-cientifica, em particular das ciências sociais, na definição de um racismo à brasileira. O evento irá ocorrer nos espaços do Centro De Filosofia e Ciências Humanas (CFH), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Sobre o Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias – Performances e narrativas negras em movimento:
O Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias é um evento periódico sediado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC) que reúne pesquisadores, professores, estudantes, artistas, comunicadores, ativistas e militantes antirracistas na construção de uma atividade que visa promover saberes afirmativos de forma inovadora e criativa. O principal objetivo é desestabilizar formatos e modelos de transmissão de conhecimento no ambiente universitário que reproduzem padrões eurocêntricos e coloniais, dispondo de outras formas de produção e circulação de saberes que trazem expressões artísticas, políticas e culturais. A partir da feitura de cruzos, a abordagem transdisciplinar do projeto promove a elaboração de novos modos de ser e construir coletivamente no fazer universitário.
>> Sobre o Ebó Epistêmico:
O Ebó Epistêmcio é um projeto de pesquisa, ensino e extensão coordenado pelas professoras Flávia Medeiros Santos, Alexandra Eliza Vieira Alencar e Thainá Castro Costa, que visa a transposição didática dos conteúdos ministrados na disciplina Estudos Afro-Brasileiros, disciplina obrigatória na Licenciatura do curso de Ciências Sociais da UFSC, para a comunidade universitária e a sociedade em geral.
>> Sobre o NUER:
O Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER) surgiu em novembro de 1986 a partir de um projeto de pesquisa sobre territorialidade negra e invisibilidade no sul do Brasil. Durante esses anos de sua existência, vem realizando pesquisas, consultorias, criação de acervos para consulta bibliográfica e projetos editoriais em sua maioria voltados para estudos sobre populações afro-brasileiras. Na interface dos estudos afro-brasileiros, diversas pesquisas foram realizadas sobre identidades étnicas, contextos migratórios, patrimônio cultural, expressões artísticas e performáticas, etnicidades e nacionalismos. As pesquisas realizadas no NUER objetivam conhecer, compreender e, sobretudo, problematizar as identidades étnicas e as suas interfaces no âmbito das políticas culturais e dos direitos sociais.
>> Sobre a LUPA:
A Lupa – Laboratório Universitário de Política, Direitos, Conflitos e Antropologia, coordenado pela Profª. Dra. Flavia Medeiros (ANT/CFH/UFSC) e vinculado ao Programa de Pós Graduação em Antropologia Social (PPGAS/CFH/UFSC), faz parte da rede do INCT (InEAC) – Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos e da REMA – Rede Transnacional de pesquisas sobre Maternidades destituídas, violadas e violentadas. Criada oficialmente no final de 2023 com registro no Diretório dos grupos de pesquisa do CNPq, a Lupa reúne atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação com instituições públicas, agentes estatais, organizações civis e integrantes de movimentos sociais com foco nas relações que envolvem conflitos, poder, regras e normas. Nossa produção se dedica à construção de conhecimento etnográfico, refletido e aprofundado na perspectiva antropológica sobre política, direitos e conflitos. Nosso objetivo é aproximar percepções e elaborar descrições a partir de processos de demanda e reconhecimento de direitos e nas interações com burocracias estatais, regulações normativas e morais e mecanismos de controle social.
Para mais informações, acesse o Instagram do Ebó Epistêmico e o site do evento.
>> Serviço:
O quê: 6ª ed. Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias – Performances e narrativas negras em movimento
Quando: 20/08/2025 | quarta-feira | evento de dia inteiro
Onde: Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito e aberto à comunidade
Informações: Site | Instagram
O Departamento de Esporte, Cultura e Lazer, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (DECL/SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa que estão abertas as inscrições para a quinta edição dos Jogos de Integração dos Servidores da UFSC – 5º JIS.
Poderão participar dos jogos os/as servidores/as docentes e técnico-administrativos/as da UFSC, ativos/as ou aposentados/as desde que devidamente inscritos/as. Nesta edição também poderão participar trabalhadores/as terceirizados/as devidamente registrados/as, dentro dos limites estabelecidos no regulamento específico de cada modalidade.
>> Acesse:
Regulamento Geral e Específico
Formulário de Inscrição – JIS 2025
Termo de Responsabilidade – JIS 2025
As atividades serão realizadas entre os meses de setembro e novembro de 2025. Com 12 modalidades esportivas, o evento tem como principal objetivo fortalecer os laços entre os segmentos da comunidade universitária, estimular valores de cooperação, trabalho em equipe e inclusão, assim como da prática esportiva e de lazer como forma de promoção da saúde, além de propor novas modalidades e formas de participação, sem o foco exclusivo na competição.
A inscrição para participação no 5º JIS deverá ser realizada pelo/a responsável de cada equipe, entre os dias 20 de agosto e 21 de setembro de 2025, exclusivamente por meio de formulário de inscrição específico, que deverá posteriormente ser enviado para o e-mail decl.secarte@contato.ufsc.br.
Para a inscrição ser efetivada, será requerida a entrega de 1 kg de alimento não perecível por atleta. Os alimentos deverão ser entregues no Núcleo de Integração Multicultural Popular e Esportivo (NIMPE) até o dia da primeira participação da equipe no evento/modalidade.
Modalidades esportivas oferecidas – 5º JIS:
- Basquetebol 3×3 Feminino
- Basquetebol Masculino
- Bocha Trio Feminino
- Bocha Trio Masculino
- Canastra Duplas Livre
- Corrida Rústica de Revezamento Mista
- Dominó Duplas Livre
- Futebol Sete Masculino Categoria Livre
- Futsal Feminino
- Voleibol Masculino
- Voleibol Feminino
- Xadrez Livre
Além das modalidades esportivas tradicionais, serão apresentadas ainda outras atividades esportivas, culturais e de lazer, para as quais as/os trabalhadoras/es e seus familiares serão convidados a participar tanto como espectadoras/es quanto como participantes.
Mais informações estão disponíveis na página do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer: decl-secarte.ufsc.br ou no telefone 48 3721-9628.
A quinta edição dos Jogos de Integração dos Servidores da UFSC – 5º JIS é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte por meio do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL/SeCArtE), com apoio do Centro de Desportos (CDS), Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina (SINTUFSC), Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Catarina (ASSUFSC), Laboratório de Avaliação e Estudos em Promoção da Saúde e Epidemiologia do Centro de Ciências da Saúde (LAEPE/CCS), Centro Acadêmico de Educação Física e Associação Atlética do Curso de Educação Física.
>> Serviço
O quê: Inscrições – Jogos de Integração dos Servidores da UFSC – 5º JIS
Quando: de 20/08/2025 a 21/09/2025
Onde: Por meio do Formulário de Inscrição – JIS 2025
Informações: Departamento de Esporte, Cultura e Lazer – decl-secarte.ufsc.br | decl.secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-9628
A 1ª Caravana Cultural Indígena da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocorre nos dias 22 e 23 de agosto, sexta-feira e sábado, no Espaço do Fogo e no Centro Socioeconômico (CSE), no campus da Trindade. A atividade é promovida pelo projeto UFSC com as Aldeias, pelos estudantes indígenas da UFSC, e pelo Comitê de Cultura de Santa Catarina. Serão dois dias de vivências culturais, formação e mobilização, reunindo estudantes, lideranças indígenas e quilombolas em um espaço de escuta, troca e fortalecimento das culturas originárias. O objetivo da atividade é estimular os caminhos da cultura, da ancestralidade e do direito à expressão. As inscrições devem ser feitas pelo formulário on-line.
>> Programação:
Para mais informações, acesse o Instagram do UFSC nas Aldeias.
>> Serviço:
O quê: 1ª Caravana Cultural Indígena da Universidade Federal de Santa Catarina
Quando: 22/08/2025 (sexta-feira, das 14 às 18h30) e 23/08/2025 (sábado, das 14h às 17h30)
Onde: Espaço do Fogo e Centro Socioeconômico (CSE) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito, com vagas limitadas
Informações: Instagram
O projeto transmídia Purpurina lança no mês de agosto a segunda edição do Festival Purpurina, todo dedicado à cultura queer. O evento ocorre em 30 de agosto, sábado, a partir das 19h no Boulevard 14/32 do Aeroporto de Florianópolis, que patrocina o Festival. O projeto é uma realização do Laboratório em Design, Audiovisual e Transmídia (LAB DAT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A produção conta ainda com o apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArtA) por meio do Edital Bolsa Cultura, da produtora Joy Studios e da Colore & Pinta.
No line-up do Festival Purpurina, estão os cantores André Schuck e Rivero, as drags A Nova Hera e Gigi Gemini, o coletivo ballroom Floripa Kunt e Purpurina Show, um grupo formado pelo elenco do espetáculo Purpurina – O Musical, que retorna ao teatro em setembro deste ano. O evento também será palco da Grande Final da segunda edição do #ConcursoPurpurina, com Bruaka Budá, Nit Nit Picky e Paulão Rego, que concorrem à premiação em dinheiro e kits de maquiagem. As drags Kandy Cooper, Jô Juba e Ororo, participantes da edição, também marcarão presença. Os diretores André Sens e Jamil Vigano assinam a direção artística e executiva do Festival Purpurina que conta ainda com Perla Purple e Gab Gab no comando da apresentação.
Mais informações no Instagram @lab_dat e @casapurpurina.
O XI Colóquio Kant Multilateral, com o tema Esclarecimento: Ciência e Ética, ocorre de 29 de setembro a 3 de outubro, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. A abertura será segunda-feira, às 18h30. Abordando aspectos centrais do pensamento iluminista, o evento explorará temas como a relação entre o Iluminismo e a religião. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio de formulário.
Sessões dedicadas ao direito, à educação, à arte e à política terão como objetivo examinar de que modo a filosofia de Kant influenciou as estruturas sociais. Questões contemporâneas também serão abordadas, incluindo fake news, teorias da conspiração e as implicações do aquecimento global a partir de uma perspectiva kantiana.
A iniciativa também se dedica às questões de gênero, raça e à relevância dos ideais iluministas na América Latina, estabelecendo conexões entre conceitos históricos e os desafios globais atuais, como o cosmopolitismo e a irracionalidade nos discursos contemporâneos. “Essa rica variedade temática promete fomentar discussões profundas sobre como os princípios do Iluminismo continuam a influenciar as práticas científicas, éticas e sociais da atualidade”, afirma a organização.
Os palestrantes principais são Heiner Klemme, da Universidade Martin-Luther Halle-viittenbero, Alemanha; Helga Varden, da Universidade de Illinois, EUA; Luigi Caranti, da Universidade de Catania, Itália; e Patrícia Kauark Leite da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
A participação dá direito a certificado de 40 horas. Programação e mais informações no site do colóquio.
O Mulherio das Letras é um movimento literário feminista que reúne mulheres escritoras, poetas, editoras, pesquisadoras e todas aquelas que têm a literatura como forma de expressão e resistência. Com o objetivo de promover a visibilidade e valorização das produções literárias femininas, o Mulherio das Letras realiza anualmente o Encontro Nacional, que, em sua 8ª edição, promete ser um marco na história do movimento. O evento ocorre entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, no Auditório e Hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento contará com uma programação diversificada, que contempla mesas de debate, lançamentos de livros, saraus, oficinas de escrita, performances literárias e muito mais. A diversidade de atividades é um dos pontos altos do Encontro, que busca dar voz e espaço para as diferentes formas de expressão das mulheres na literatura.
As mesas de debate abordarão temas como a representatividade feminina na literatura, a importância da sororidade entre escritoras, a luta contra o machismo e a misoginia no meio literário, entre outros assuntos relevantes para as mulheres que escrevem. Além disso, os lançamentos de livros serão uma oportunidade para conhecer as novas vozes femininas que estão emergindo no cenário literário nacional.
Os saraus e performances literárias prometem emocionar e encantar o público presente, com leituras e interpretações de textos que expressam toda a diversidade e potência da escrita feminina. Já as oficinas de escrita serão uma oportunidade para as participantes aprimorarem suas habilidades e compartilharem experiências criativas em um ambiente acolhedor e estimulante.
Para participar do 8º Encontro Nacional do Mulherio das Letras, as interessadas devem realizar a inscrição exclusivamente na plataforma da Even3. Os ingressos são gratuitos. Caso a participante queira contribuir com o projeto, é possível fazer doações pela plataforma. As inscrições se encerram no dia 29 de outubro.
>> Programação:
30/10 – Auditório da Reitoria
09h-10h: Café da Manhã e Acolhimento
10h-12h: Acorda Corpo
13h30-14h: Abertura
14h-16h: Nós, elas, as letras e o feminismo
16h30-17h: Dicionário de Mulheres Poetas do RS
17h-18h: Sarau de Lançamentos – Hall da Reitoria
31/10 – Auditório da Reitoria
10h-12h: Mulheres de Clarice – Apresentação teatral
10h-12h: Narrar sem medo
10h-12h: Oficina de Cordel para Mulheres Escritoras
10h-12h: Traduzir poesia
14h-16h: Publicação e Tradução
16h30-17h30: Insurrectas: a literatura independente feita por mulheres do ABC paulista
20h30-23h: Show Musical
01/11 – Auditório da Reitoria
09h-10h: Publicar, publicar, publicar
10h30-11h30: Ecofeminismo: uma visão holística do fazer poético das mulheres
11h30-12h30: Som, poesia e ancestralidade
13h30-17h: Almoço e Passeio
19h-20h: Sarau do Mulherio – Porongo | Rua Doutor Ylmar Corrêa, n. 80 – Santa Monica | Florianópolis – SC
Para mais informações, acesse o Instagram do Mulherio das Letras de Santa Catarina ou o site do evento.
>> Serviço:
O quê: 8º Encontro Nacional do Mulherio das Letras
Quando: De 30/10/2025 a 01/11/2025 | das 9h às 23h
Onde: Auditório e Hall da Reitoria | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Site do evento | Instagram








