Agenda Cultural
Estão abertas as inscrições para as bandas e artistas interessados em participar das atividades do Projeto 12:30 em 2024. A partir da primeira semana do ano letivo, serão realizadas, quinzenalmente, apresentações musicais no campus da UFSC na Trindade, com previsão de alguns shows a serem realizados também no Centro de Ciências Agrárias (CCA), no bairro Itacorubi, em Florianópolis.
Para participar, os interessados devem preencher o formulário de inscrição online, com o envio de informações básicas sobre o artista e/ou integrantes da banda, release, fotos em alta resolução e dados técnicos, como rider e mapa de palco. O período de inscrições é de 26 de fevereiro a 20 de maio de 2024.
Sobre o Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 realiza, quinzenalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Os shows iniciam sempre às 12h30 e têm duração de uma hora.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC, no Instagram do Projeto 12:30 (@projeto1230.ufsc). A gravação das apresentações fica disponível no Canal do YouTube do Projeto 12:30.
>> Serviço
O quê: Inscrições para apresentações musicais do Projeto 12:30
Quando: até 20/05/2024
Onde: no formulário de inscrição – acesse aqui
Quanto: gratuito
Contato:
WhastApp do Projeto 12:30: (48) 3721-2497
Mais sobre o Projeto 12:30: dac.ufsc.br | @projeto1230.ufsc | youtube.com/Projeto1230UFSC
Texto: Coordenação do Projeto 12:30/DAC/SeCArtE/UFSC.
O X Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (X SLIJ) e do VII Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (VII SELIPRAM): Viver espaços e tempos de mediação acontecerá na Universidade Federal de Santa Catarina, no campus da Trindade, Florianópolis, no período de 05 a 07 de junho de 2024, congregando pesquisadores envolvidos com o estudo da leitura, das práticas educativas construídas em diálogo com a literatura infantil e juvenil e formação do leitor literário.
O evento é organizado pelo LITERALISE – Grupo de Pesquisa em Literatura Infanil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (UFSC/CNPq), com envolvimento do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/UFSC), Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP/UFSC), e do Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia/UFSC. Conta com o apoio institucional dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC) e Programas de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PPGET/UFSC), grupos de pesquisa e projetos de extensão da UFSC, UDESC, Faculdade Municipal de Palhoça e o com o apoio de editoras locais e nacionais.
Objetivos
Objetivo Geral
Congregar professores de Educação Básica, em formação continuada e inicial, bem como pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos em pesquisas sobre literatura infantil e juvenil, em particular aqueles cujas investigações relacionam-se à produção literária para crianças e jovens, às práticas educativas construídas em diálogo com a literatura infantil e juvenil em às práticas de mediação da leitura literária.
Objetivos Específicos
- Fomentar a cultura, produção científica e artística no campo da literatura infantil e juvenil na UFSC e na comunidade externa a ela, por meio de um evento de visibilidade internacional.
- Propiciar a reflexão e a análise de questões teórico-práticas e aplicadas relacionadas à pesquisa em literatura infantil e juvenil.
- Possibilitar a divulgação de estudos teóricos e de práticas que possam contribuir para releituras com diferentes enfoques e abordagens postos sobre esse objeto de pesquisa.
- Aproximar o professor-leitor de escritores e suas respectivas produções literárias para ampliação de conhecimentos sobre a literatura infantil e juvenil.
A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa que o prazo para inscrições na 9ª Edição do Experimentar – Cirandar as Ruas, foi prorrogado para o dia 01 de setembro. As inscrições visam selecionar propostas artísticas e culturais, nas mais diversas linguagens, para que sejam realizadas de maneira não remunerada, nos campi da UFSC. Este ano o Experimenta será realizado entre os dias 22 a 27 de setembro de 2024.
>> Acesse
Chamada Pública 001/SeCArtE/2024
1ª Retificação da Chamada Pública 001/SECARTE/2024
Podem participar os servidores docentes e técnico-administrativos integrantes do quadro de pessoal permanente da UFSC, no efetivo exercício de suas atividades e discentes regularmente matriculados. As inscrições são realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível aqui.
A proposta deverá contemplar uma das seguintes atividades: artes visuais, audiovisual, dança, exposição, literatura, oficina, palestra, roda de conversa ou teatro.
O Experimenta – aberto ao público e gratuito – objetiva incentivar a participação e o envolvimento de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores efetivos em atividades artístico-culturais desenvolvidas pela UFSC.
>> Cronograma atualizado
Período para inscrição das propostas artísticas: 22/07/2024 a 01/09/2024
Divulgação do resultado preliminar: 02/09/2024
Período para recurso: 03/09/2024
Divulgação do resultado final: 04/09/2024
>> Serviço
O quê: seleção de propostas artísticas para compor a programação do evento Experimenta – Cirandar as Ruas
Quando: 22 de julho a 30 de agosto de 2024
Acesse: secarte.ufsc.br/experimenta
Contato: experimenta.secarte@contato.ufsc.br
Atualizado: 05/08/2024 – 1ª Retificação do Edital | 13/08/2024 – 2ª Retificação do Edital
A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Coordenadoria do Departamento Artístico Cultural (CDAC), lança o Edital nº014/SeCArtE/2024. O documento estabelece normas e divulga as informações para inscrição e participação nos cursos, oficinas livres e workshops de arte, para comunidade em geral, oferecidas no semestre 2024/2, por maio do Programa de Extensão Cursos e Oficinas Livres de Artes do DAC.
O edital visa propiciar à comunidade uma formação inicial e continuada nas áreas de artes visuais, artes cênicas, audiovisual, literatura, música, entre outras, promovendo a capacitação de estudantes, professores e do corpo técnico-administrativo da Universidade, bem como da comunidade externa local, sem vínculo com a UFSC.
Conforme o Edital, as inscrições permanecem abertas de 29 de julho até 23 de agosto de 2024, sendo realizadas exclusivamente por meio Formulário de Eletrônico, disponível no endereço eletrônico dac.ufsc.br. A participação é aberta para servidores técnico-administrativos, docentes e discentes da UFSC, bem como para pessoas da comunidade externa. Será também destinada uma vaga com bolsa integral em cada atividade para pessoas com cadastro socioeconômico comprovado.
>> Acesse
– Edital nº014/SeCArtE/2024
– 1ª Retificação do Edital nº 014/2024/SeCArtE
– 2ª Retificação do Edital nº 014/2024/SeCArtE
– Formulário de Inscrição Eletrônica
2ª Retificação do Edital nº 014/2024/SeCArtE
>> Cursos, oficinas livres e workshops oferecidos:
Artes Visuais
- Aquarela: Inventário das Águas
- Expressão Criativa com a Argila e a Cerâmica: Estimulação da Potencialidade Criativa para uma Expressão Poética e Desenvolvimento de Projeto
- Linguagens Visuais no Processo Criativo
- Manutenção do Mural de Intercâmbio Cultural na UFSC
- Na pesquisa da Imagem Própria
- Oficina de Fotografia: a Composição Prática
Artes Cênicas
- Bordando Existências
- OPT: Teatro de Máscaras
- OTA: A Personagem que Habita em Ti
- Oficina de Iniciação ao Teatro
Audiovisual
Música
- Explorando o Universo do Samba: samba de roda, partido alto e outras batucadas
- Piano
- Ukulele: Iniciante e Intermediário
- Violão e Prática de Grupo
Literatura
- Os Espaços na Literatura: Oficina de Escrita Criativa
- Workshop: O Cotidiano Quanto Elemento Literário
>> Cronograma
Período de Inscrições: 29/07/2024 a 23/08/2024
Período de ajustes de matrícula: 26/08/2024 a 30/08/2024
Início das oficinas: A partir de 26/08/2024
As Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, patrimônio administrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, dia 28 de julho. A iniciativa visa ampliar o acesso cultural e histórico, e abrange as Fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santo Antônio de Ratones e Santa Cruz de Anhatomirim. A ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).
>> Como Funciona a Entrada
Os portões estarão abertos das 8h30 às 18h30 e a visita é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia.
>> Formas de Locomoção
A Fortaleza de São José da Ponta Grossa pode ser acessada por via terrestre, e se situa na rua Serv. da Carioca, Praia do Forte. Já a Fortaleza de Santa Cruz e a Fortaleza de Santo Antônio ficam localizadas, respectivamente, nas ilhas de Anhatomirim e Ratones Grande, na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina. A UFSC não é responsável pelo traslado a essas ilhas, serviço prestado pelas empresas de transporte náutico que atuam na região.
>> Próximas Oportunidades
Não perca as próximas datas de gratuidade nas Fortalezas, sempre no último domingo de cada mês.
- 25 de agosto
- 29 de setembro
- 27 de outubro
Mais informações sobre horários, acessibilidade e eventos, estão disponíveis página da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) ou diretamente com a equipe de atendimento, por meio do e-mail fortalezas@contato.ufsc.br.
>> Serviço
Quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 28/07/2024 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC | Fortaleza de Santo Antônio de Ratones – localizada na ilha de Ratones Grande na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Florianópolis – SC | Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC
Transporte: é necessário pegar barco, serviço não fornecido pela Universidade (clique aqui para saber mais)
Mais informações: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina | fortalezas.ufsc.br | (48) 3721-8302
O Palco Giratório Sesc, maior projeto de circulação de artes cênicas do país, está de volta a Santa Catarina com uma extensa programação gratuita durante o mês de agosto. De 1 a 27/08, Florianópolis recebe o Festival Palco Giratório, que traz à capital os 17 espetáculos do circuito nacional e dois convidados locais, além de debates temáticos e intercâmbios entre grupos. O evento chega também a Criciúma, Itajaí e Lages com as Mostras Palco Giratório.
Na Universidade Federal de Santa Santa Catarina (UFSC), o Palco Giratório traz o espetáculo Leci Brandão – Na palma da mão, com o Grupo Lapilar Produções Artísticas (RJ), vencedor do Prêmio Shell 2024 na categoria direção. O espetáculo conta a trajetória da sambista carioca em um musical a partir das histórias de seus orixás, Ogum e Iansã, e, por meio do doce olhar de sua mãe, Dona Leci e um de seus grandes aliados nessa trajetória Zé do Caroço. O caminho trilhado pela artista, da ala de compositores da Mangueira à Assembleia Legislativa de São Paulo, é mostrado em cena ao som de sucessos como Isso é fundo de quintal e Zé do Caroço.
A apresentação na UFSC será no sábado, dia 17 de agosto, às 20h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.
>> Entrada gratuita com ingresso social
Como ingresso social, o público é convidado a doar itens de higiene pessoal na entrada. As doações são direcionadas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina, atendidas pelo Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Os ingressos poderão ser retirados 1h antes do espetáculo no local da apresentação.
Há 26 anos na estrada, o Palco Giratório Sesc já contou com a participação de 380 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo aproximadamente 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores. Mais informações sobre a programação do Palco Giratório está disponíveis na página do festival na Internet.
A apresentação do espetáculo “Leci Brandão – Na palma da mão” na UFSC conta com o apoio institucional da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC.
>> Serviço
O quê: espetáculo Leci Brandão – Na palma da mão, com o Grupo Lapilar Produções Artísticas (RJ)
Quando: 17/08/2024 | sábado | 20h
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Quanto: ingresso social – o público é convidado a doar itens de higiene pessoal na entrada | ingressos disponíveis 1h antes do espetáculo no local
Gênero: Musical
Classificação: 14 anos
Duração: 85 min.
Informações: Festival Palco Giratório
Texto: divulgação SeCArtE/UFSC, com informações Sesc-SC
As Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, patrimônio administrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, dia 25 de agosto. A iniciativa visa ampliar o acesso cultural e histórico, e abrange as Fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santo Antônio de Ratones e Santa Cruz de Anhatomirim. A ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).
>> Como Funciona a Entrada
Os portões estarão abertos das 8h30 às 18h30 e a visita é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia.
>> Formas de Locomoção
A Fortaleza de São José da Ponta Grossa pode ser acessada por via terrestre, e se situa na rua Serv. da Carioca, Praia do Forte. Já a Fortaleza de Santa Cruz e a Fortaleza de Santo Antônio ficam localizadas, respectivamente, nas ilhas de Anhatomirim e Ratones Grande, na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina. A UFSC não é responsável pelo traslado a essas ilhas, serviço prestado pelas empresas de transporte náutico que atuam na região.
>> Próximas Oportunidades
Não perca as próximas datas de gratuidade nas Fortalezas, sempre no último domingo de cada mês.
- 29 de setembro
- 27 de outubro
Mais informações sobre horários, acessibilidade e eventos, estão disponíveis página da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) ou diretamente com a equipe de atendimento, por meio do e-mail fortalezas@contato.ufsc.br.
>> Serviço
Quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 25/08/2024 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC | Fortaleza de Santo Antônio de Ratones – localizada na ilha de Ratones Grande na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Florianópolis – SC | Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC
Transporte: é necessário pegar barco, serviço não fornecido pela Universidade (clique aqui para saber mais)
Mais informações: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina | fortalezas.ufsc.br | (48) 3721-8302
II Festival Literário da UFSC – Flufsc – Travessias Literárias, evento Internacional, a ocorrer na Universidade Federal de Santa Catarina, no campus da Trindade, Florianópolis, no período de 14 a 16 de outubro de 2024. Neste ano de 2024 o Festival homenageia o Centenário de Salim Miguel (1924-2016): escritor, editor, jornalista, roteirista e gestor cultural, grande expoente da literatura brasileira e catarinense contemporânea.
Até o dia 30 de setembro, o Festival receberá inscrições para Feira de Livros com mesas de lançamentos e sessão de autógrafos, além de participação de editora/es na exposição de obras literárias. As mesas de lançamentos e sessão de autógrafos serão realizadas nos dias 14 e 15 de outubro (segunda-feira e terça-feira). Para as editoras será disponibilizado um espaço com mesas para uso compartilhado. A programação e as inscrições para o Festival estão disponíveis na página do evento na internet: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc.
A segunda edição do Flufsc oferecerá uma programação diversificada atendendo ao público infantil, jovem e adulto, com foco na leitura e formação do público leitor, por meio do empenho de trazer ao público as novidades da produção recente em literatura, com a presença de autores da cena literária contemporânea nacional e internacional.
Os resultados, seguramente, intentam contribuir para uma visão mais ampla sobre leitura e literatura e as possibilidades do seu ensino e aprendizagem em diferentes espaços educativos institucionais ou fora deles.
>> Sobre Salim Miguel
Nascido em Kfarssouron, no Líbano, o escritor chegou com três anos de idade ao Rio de Janeiro, cidade onde morou com a família durante um ano. Já em Santa Catarina, após residir em São Pedro de Alcântara e Antônio Carlos, sua família fixou residência em Biguaçu, onde se estabeleceu com um pequeno comércio. Salim Miguel foi um ícone da literatura brasileira contemporânea. Com mais de 30 livros publicados, é reconhecido como um ficcionista brilhante, destacando-se também como contista, cronista e ensaísta. Entre suas obras mais notáveis estão NUR na Escuridão e A Voz Submersa. Além disso, o autor exerceu o cargo de diretor da Editora da UFSC entre 1983 e 1991 e deixou um legado como jornalista, roteirista e crítico literário.
O II Festival Literário da UFSC – Flufsc – Travessias Literárias é uma realização da Secretaria de cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), a ação objetiva provocar um espaço de debate sobre a produção literária contemporânea nos aspectos de sua produção, circulação e recepção, contemplando a vivência com diferentes gêneros literários produzidos por escritores nacionais e internacionais em diálogo com as diferentes artes.
>> Serviço
O quê: Inscrições – II Festival Literário da UFSC – Flufsc – Travessias Literárias – Homenagem Salim Miguel
Quando: até 30 de setembro de 2024
Onde: na página do evento na internet – II Festival Literário da UFSC – Flufsc
Informações: Secretaria de cultura, Arte e Esporte da UFSC – SeCArtE | secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-2376
A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), divulga edital de seleção de estudantes para bolsas do Programa de Bolsas de Extensão Vinculadas às Ações de Arte e Cultura (BEAC), para o ano de 2024.
O Edital objetiva incentivar a participação e o envolvimento dos estudantes de graduação da UFSC nas ações e projetos de Arte e Cultura desenvolvidos na SeCArtE.
>> Acesse
Anexo II – Formulário de Inscrição
A seleção destina-se a discentes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, que tenham afinidade e interesse no setor cultural, para atuar no Departamento Artístico Cultural (DAC), na Secretaria de Cultura, Arte e Esporte e no Departamento de Cultura e Eventos (Dceven). Ao todo o processo de seleção oferece 13 (treze) vagas para atividades as áreas de música, design, operacional (mestre de cerimônias) e (audiovisual).
A bolsa será concedida a estudantes que preencherem os seguintes requisitos:
- Possuir disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais;
- Estar regularmente matriculado(a) e frequente em curso de graduação da UFSC;
- Ter Índice de Aproveitamento Acadêmico (IAA) maior ou igual a 6 (seis), para alunos da 1ª fase não será exigido Índice de Aproveitamento Acadêmico.
A UFSC concederá ao(à) bolsista aprovado(a), mensalmente, uma bolsa no valor de R$700,00 (setecentos reais).
As propostas para inscrição no Edital deverão ser enviadas exclusivamente por e-mail no período de 02 a 15 de setembro de 2024.
>> Serviço
O quê: processo seletivo para Bolsistas de Extensão Vinculados a Ações de Arte e Cultura
Quando: de 02 a 15/09/2024
Onde: Edital 017/SeCArtE/2024
Informações: bolsacultura@contato.ufsc.br | 48 3721-2376
No dia 11 de setembro, quarta-feira, o palco do Projeto 12:30 recebe o show do músico Diogo Nestor. A apresentação tem início às 12h30. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade em Florianópolis. No evento haverá também a Atividade da Recepção de calouros do semestre de 2024.2, com a participação do reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza.
>> Diogo Nestor
Guitarrista, compositor e educador musical Diogo Nestor, nascido no Rio Grande do Sul e residente em Florianópolis há sete anos, traz ao público a sua arte representada pela guitarra elétrica. Com uma discografia composta por sete álbuns dedicados à música instrumental, Diogo explora a fusão de diferentes estilos, incluindo rock, blues, jazz e música brasileira.
No show do Projeto 12:30 da UFSC, Diogo Nestor se apresentará em formato clássico de trio, acompanhado pelos experientes músicos Gustavo Grillo na bateria e Fábio Costa no baixo. Esta formação promete uma experiência sonora única, onde o público terá a oportunidade de mergulhar no universo autoral de Diogo.
O repertório da apresentação é cuidadosamente selecionado para oferecer uma imersão nas composições do guitarrista, com um enfoque especial na interação musical entre os instrumentistas. A improvisação desempenha um papel central no espetáculo, permitindo que cada performance revele novas sonoridades e texturas, garantindo uma experiência singular e envolvente para os espectadores.
>> Sobre o Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30. Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.
>> Serviço
O quê: Apresentação musical com o músico Diogo Nestor
Quando: 11/09/2024 | quarta-feira | 12h30
Onde: Praça da Cidadania da UFSC, em frente ao prédio da Reitoria I
Quanto: Gratuito
Redes sociais do artista: diogonestor.com.br | Instagram
Contato: WhastApp do Projeto 12:30 (48) 3721-2497
Mais sobre o Projeto 12:30 em dac.ufsc.br e nas redes sociais (@projeto1230.ufsc).
O Projeto de Extensão Práticas de Cultura Popular e Digital do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) torna público o formulário de inscrição para:
Roda de Poesias Autorais. O evento é para toda a comunidade acadêmica e servidora e acontecerá no dia 13 de setembro de 2024, de 17h:30min a 18h:30min, no hall do bloco A do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), primeiro andar.
Para participar, se inscreva preenchendo o formulário. A atividade terá certificado de participação.
Centro Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá, no próximo domingo, 29 de setembro, às 19h, o concerto “Movimentos”, da Orquestra Filarmônica SCAR, com a participação especial da Companhia de Dança SCAR. Os ingressos são gratuitos e já estão disponíveis neste link.
Serão apresentadas músicas como “Bolero”, de Ravel, e a estreia mundial da composição “Imagens”, escrita por Fernando Deddos exclusivamente para a Orquestra. “Quando toca uma música, é praticamente impossível ficar parado. E essa junção, de música e dança, é o combustível da nova turnê da Orquestra Filarmônica SCAR”, afirmam os organizadores.
A turnê Movimentos da Orquestra Filarmônica SCAR é viabilizada por meio da Lei de incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
>> Serviço
O quê: concerto “Movimentos” – Orquestra Filarmônica SCAR
Quando: 29/09/2024 | domingo | 19h
Onde: Auditório Garapuvu – Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Ingressos gratuitos: eticketcenter.com.br
Informações: página da SCAR ou Instagram
Nesta quinta-feira, dia 03 de outubro, Zabeba e Banda sobem ao palco do Projeto 12:30, para show gratuito e com repertório autoral. A apresentação tem início às 12h30. É aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina, em frente ao prédio da Reitoria I, no campus da Trindade em Florianópolis.
Músico, compositor e produtor natural de Florianópolis, Zabeba é uma figura popular do litoral catarinense. Ele começou sua carreira como percussionista em bandas locais de Florianópolis. Influenciado pelo reggae e suas vertentes, promove um som dançante e atual. Suas letras falam sobre amor ao próximo, cotidiano, baladas e as belezas naturais do litoral brasileiro, criando um clima de verão.
Zabeba traz uma fusão musical inspirada no reggae, com letras que buscam o despertar do ser humano, misturando espiritualidade e irreverência ao cotidiano. Sua presença transforma cada apresentação em uma experiência de reflexão e celebração.
>> Sobre o Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30. Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.
>> Serviço
O quê: Apresentação musical – Zabeba e Banda
Quando: 03/10/2024 | quinta-feira | 12h30
Onde: Praça da Cidadania da UFSC, em frente ao prédio da Reitoria I
Quanto: Gratuito
Contato: WhastApp do Projeto 12:30 (48) 3721-2497
Mais sobre o Projeto 12:30 em dac.ufsc.br e nas redes sociais (@projeto1230.ufsc).
📚 II Festival Literário da UFSC – Flufsc: Homenagem a Salim Miguel – Travessias Literárias, evento Internacional, a ocorrer na Universidade Federal de Santa Catarina, no campus da Trindade, Florianópolis, no período de 14 a 16 de outubro de 2024.
O objetivo do II FLUFSC é provocar um espaço de debate sobre a produção literária contemporânea nos aspectos de sua produção, circulação e recepção, contemplando a vivência com diferentes gêneros literários produzidos por escritores nacionais e internacionais em diálogo com as diferentes artes.
O festival oferecerá uma programação diversificada atendendo ao público infantil, jovem e adulto, com foco na leitura e formação do público leitor, por meio do empenho de trazer ao público as novidades da produção recente em literatura, com a presença de autores da cena literária contemporânea nacional e internacional.
A programação e as inscrições para escolas e participantes individuais estão disponíveis na página do evento na internet: Festival Literário da UFSC.
O II Festival Literário da UFSC – Flufsc: Homenagem a Salim Miguel – Travessias Literárias é uma realização da Secretaria de cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), o evento visa provocar um espaço de debate sobre a produção literária contemporânea nos aspectos de sua produção, circulação e recepção, contemplando a vivência com diferentes gêneros literários produzidos por escritores nacionais e internacionais em diálogo com as diferentes artes.
Os resultados, seguramente, intentam contribuir para uma visão mais ampla sobre leitura e literatura e as possibilidades do seu ensino e aprendizagem em diferentes espaços educativos institucionais ou fora deles. Neste ano de 2024 o Festival homenageia o Centenário de Salim Miguel (1924-2016): escritor, editor, jornalista, roteirista e gestor cultural, grande expoente da literatura brasileira e catarinense contemporânea.
A bailarina e coreografa, Jussara Miller, apresentará no sábado, 19 de outubro, às 20h no Teatro Carmen Fossari, o espetáculo “Difícil não Dançar”. O espetáculo é uma das ações do evento integrado “VI Mostra Rosa Teatral – corpo em arte. corpo em movimento. corpo em pesquisa”, que ocorre de 18 a 21 de outubro simultaneamente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
“Difícil não Dançar” é um solo de dança que apresenta um diálogo improvisacional entre a bailarina Jussara Miller com as provocações musicais de Christian Laszlo. A bailarina pesquisa a Técnica Klauss Vianna de dança e educação somática e pauta-se, nesta apresentação de dança, em um dos procedimentos de sua pesquisa: a improvisação cênica a partir do estado depresença que é priorizado durante toda a dança, afirmando a processualidade do corpo que dança na cena ao vivo. A trilha sonora emerge da improvisação nas escolhas musicais de Christian Laszlo no momento presente da dança que parte de um ecletismo musical com variadas vertentes de gêneros, texturas e vibrações musicais para provocar a expressividade dançante da bailarina, preenchendo a cena com uma paisagem sonora coerente com o diálogo construído no mo(vi)mento presente.
Jussara Miller é bailarina, coreógrafa e professora graduada em Dança pela Unicamp. É Mestre e Doutora em Artes da Cena pela mesma instituição. É docente da Pós-Graduação em Técnica Klauss Vianna da PUC-SP e diretora do Salão do Movimento, um espaço de dança e educação somática em Campinas-SP. É autora dos livros: A Escuta do Corpo e Qual é o corpo que dança?, obras publicadas pela Editora Summus.
O espetáculo “Difícil não Dançar” é aberto ao público, com ingressos gratuitos e limitados, disponíveis no local da apresentação a partir das 19h. A classificação indicativa é livre.
A programação da “VI Mostra Rosa Teatral – corpo em arte. corpo em movimento. corpo em pesquisa” reúne atividades culturais como oficinas, palestras e espetáculos. As inscrições para as oficinas serão realizadas entre os dias 9 a 15 de outubro, com vagas limitadas. As pessoas inscritas receberão um e-mail de confirmação até o dia 17. As palestras, oficinas e o espetáculo são gratuitos, não havendo pré-requisitos para participação. Serão emitidos certificados de presença.
A ação é promovida pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArte) e pelo programa de extensão “Flauta Doce – performance e formação”, com o apoio do Departamento de Artes (ART), Curso de Artes Cênicas e Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC).
Programação | “VI Mostra Rosa Teatral – corpo em arte. corpo em movimento. corpo em pesquisa”
18/10 – Palestras de abertura
Local: UDESC – Auditório do DMU | Aberto ao público
18h30 – 19h30 | “A Escuta do Corpo – Técnica Klauss Vianna”, com Jussara Miller
19h30 – 20h30 | “Qi Gong: Sistema de Práticas Corporais Taoistas nos caminhos das artes”*, com Luciana de Carvalho
20h30 | Mesa-Redonda seguida de roda de conversa
19/10 – Espetáculo
Local: UFSC – Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC | Classificação Livre | Aberto ao público
20h | “Difícil não Dançar” – Jussara Miller
19 A 21/10 – Oficinas
Local: CCE/UFSC – Sala 208 – bloco D
Sinopse: dirigida a todas as pessoas interessadas na experiência, no estudo, na pesquisa e no conhecimento do corpo, como também, especificamente às áreas das artes, da saúde e educação. A oficina trabalhará a técnica Klauss Vianna como veículo de percepção e sensibilização corpórea, podendo auxiliar também a atuação, performance, a interpretação e a expressão nas artes em geral a partir do reconhecimento perceptivo do corpo cotidiano.
Público alvo: estudantes, educadores, artistas da cena e pessoas interessadas na pesquisa do movimento.
Datas: 19, 20 e 21 de outubro
Horário: 9h – 12h
Inscrições: formulário online – Para possibilitar um maior número de participantes cada interessado poderá participar de apenas um dia de oficina. Caso sobrem vagas, é possível participar nas demais datas.
Informações: corpoempesquisa.udesc.ufsc@gmail.com
Não há pré-requisito para participação. Vestir roupas confortáveis para não restringir os movimentos. Serão emitidos certificados de presença.
Oficina Qi Gong: Sistema de Práticas Corporais Taoistas – com Luciana de Carvalho*
Sinopse: com ênfase no Qi Gong, Luciana de Carvalho trabalhará os fundamentos de diferentes escolas dessa prática milenar taoista, em diálogo com a educação somática e as artes presenciais como a dança, o teatro e a música.
Público-alvo: estudantes, educadores, artistas da cena, pessoas interessadas na pesquisa do movimento, nas práticas taoístas do bem-viver.
Datas: 19 e 20 de outubro das 15h às 18h e 21/10 das 13h30 às 16h30 – Vagas limitadas.
Inscrições: formulário online – Obs.: As oficinas são complementares, assim a inscrição contempla a participação nas três datas.
Contato: corpoempesquisa.udesc.ufsc@gmail.com
Mais informações: acesse aqui
>> Serviço
O quê: espetáculo Difícil não Dançar – VI Mostra Rosa Teatral – corpo em arte. corpo em movimento. corpo em pesquisa”
Quando: 19/10/2024 | sábado | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: aberto ao público – ingressos gratuitos e limitados, disponíveis no local da apresentação a partir das 19h
Informações: corpoempesquisa.udesc.ufsc@gmail.com
Ficha técnica:
Dança: Jussara Miller
Música: Christian Laszlo
Produção: Salão do Movimento
Duração: 40 minutos
A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), divulga edital de seleção de estudantes para bolsas do Programa de Bolsas de Extensão Vinculadas às Ações de Arte e Cultura (BEAC), para o ano de 2024.
O Edital objetiva incentivar a participação e o envolvimento dos estudantes de graduação da UFSC nas ações e projetos de Arte e Cultura desenvolvidos na SeCArtE.
>> Acesse
A seleção destina-se a discentes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, que tenham afinidade e interesse no setor cultural, para atuar no Departamento Artístico Cultural (DAC). Ao todo o processo de seleção oferece 04 (quatro) vagas para atividades na área de música, participando nos ensaios e nas apresentações como músico/a na Orquestra de Câmara da UFSC e em outros grupos musicais formados no setor, além de auxiliar nas atividades administrativas e nos eventos culturais.
A bolsa será concedida a estudantes que preencherem os seguintes requisitos:
- Possuir disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais;
- Estar regularmente matriculado(a) e frequente em curso de graduação da UFSC;
- Ter Índice de Aproveitamento Acadêmico (IAA) maior ou igual a 6 (seis), para alunos da 1ª fase não será exigido Índice de Aproveitamento Acadêmico.
- Boa capacidade de comunicação, pró-atividade, organização.
- Ter experiência de, no mínimo, 2 (dois) anos no instrumento musical.
- Disponibilidade para trabalhar, obrigatoriamente, no período vespertino.
A UFSC concederá ao(à) bolsista aprovado(a), mensalmente, uma bolsa no valor de R$700,00 (setecentos reais).
As propostas para inscrição no Edital deverão ser enviadas exclusivamente por e-mail no período de 21 a 28 de outubro de 2024.
>> Serviço
O quê: processo seletivo para Bolsistas de Extensão Vinculados a Ações de Arte e Cultura
Inscrições: de 21/10 a 28/10/2024
Onde: Edital 022/SeCArtE/2024
Informações: bolsacultura@contato.ufsc.br | 48 3721-2376
As Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, patrimônio administrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, dia 27 de outubro. A iniciativa visa ampliar o acesso cultural e histórico, e abrange as Fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santo Antônio de Ratones e Santa Cruz de Anhatomirim. A ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).
>> Como Funciona a Entrada
Os portões estarão abertos das 8h30 às 18h30 e a visita é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia.
>> Formas de Locomoção
A Fortaleza de São José da Ponta Grossa pode ser acessada por via terrestre, e se situa na rua Serv. da Carioca, Praia do Forte. Já a Fortaleza de Santa Cruz e a Fortaleza de Santo Antônio ficam localizadas, respectivamente, nas ilhas de Anhatomirim e Ratones Grande, na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina. A UFSC não é responsável pelo traslado a essas ilhas, serviço prestado pelas empresas de transporte náutico que atuam na região.
Mais informações sobre horários, acessibilidade e eventos, estão disponíveis página da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) ou diretamente com a equipe de atendimento, por meio do e-mail fortalezas@contato.ufsc.br.
>> Serviço
Quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 27/10/2024 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC | Fortaleza de Santo Antônio de Ratones – localizada na ilha de Ratones Grande na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Florianópolis – SC | Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC
Transporte: é necessário pegar barco, serviço não fornecido pela Universidade (clique aqui para saber mais)
Mais informações: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina | fortalezas.ufsc.br | (48) 3721-8302
No dia 07 de novembro, quinta-feira, o palco do Projeto 12:30 recebe o show da banda Jandaia. A apresentação tem início às 12h30. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade em Florianópolis. Na mesma semana estará ocorrendo a 21ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (SEPEX) da UFSC.
>> Banda Jandaia
A banda Jandaia, formada em Florianópolis em 2019 por Murilo Salazar, Idyan Lopes, Victor Fabri e Lucas Prá, vem se destacando no cenário musical brasileiro. O grupo define sua sonoridade como “pop brasileiro” e incorpora influências de indie, hip hop, brega e funk.
Após lançar alguns singles, o Jandaia apresentou seu primeiro álbum, intitulado “Estrago”, em abril de 2022. O projeto foi viabilizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo e rapidamente alcançou um bom número de ouvintes. O álbum se tornou capa da playlist ‘Indie Brasil’ do Spotify logo após seu lançamento.
A banda realiza shows ao vivo com foco em envolver o público e promover uma interação através da música. O Jandaia utiliza suas apresentações para destacar a cultura brasileira e seu desenvolvimento musical durante a pandemia. O grupo continua a buscar ampliação de sua base de fãs e a consolidar sua presença no cenário do indie pop nacional.
>> Sobre o Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da UFSC.
O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30. Acesse também o canal do YouTube do Projeto 12:30.
>> Serviço
O quê: Apresentação musical – banda Jandaia
Quando: 07/11/2024 | quinta-feira | 12h30
Onde: Praça da Cidadania da UFSC, em frente ao prédio da Reitoria I
Quanto: Gratuito
Contato: WhastApp do Projeto 12:30 (48) 3721-2497
Mais sobre o Projeto 12:30 em dac.ufsc.br e nas redes sociais (@projeto1230.ufsc).
05/12/2024 – quinta-feira | 19h30
Auditório Garapuvu – Cento de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Entrada: 1kg de alimento não perecível – sal e açúcar não serão aceitos
Classificação: livre
Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br
O Projeto Práticas Corporais e Cia de Dança da UFSC apresentam o espetáculo “Salim: Memórias em Movimento – Uma jornada artística e poética em homenagem ao renomado escritor líbano-catarinense“.
Salim: memórias em movimento – O espetáculo é uma jornada artística e poética em homenagem ao renomado escritor catarinense de ascendência libanesa. A complexidade da alma humana, revelada em suas narrativas, e a busca por identidade e pertencimento são temas principais da obra de Salim. Entre a velhice, a inocência da infância, força feminina, a introspecção, a solidão e as relações humanas, o espetáculo oferece uma celebração da vida em todas as suas nuances onde através da dança, o público será transportado para o universo poético do autor, experimentando as alegrias, as tristezas e as complexidades da existência.
11/12/2024 – quarta-feira | 19h
Igrejinha da UFSC – Rua Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Entrada gratuita por ordem de chegada a partir das 18h – capacidade 80 lugares
Classificação: livre
Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br
A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFIC) começou a ser criada em 2023, a partir do início do processo seletivo para a seleção de músicos. Em 2024, seu concerto inaugural “Lumina Ignis – Luz e Transformação” foi um marco para a cultura de Santa Catarina e do Brasil que receberam, de braços abertos, a mais nova orquestra nacional no Teatro Ademir Rosa.
A OFiC acredita que somar é a solução mais inteligente para criar um futuro melhor para a humanidade. Diante desse cenário, está criando ações que serão capazes de incentivar mais Inclusão e Sustentabilidade, usando a Música e as Artes como ferramentas.
Entre elas, a orquestra desenvolve oficinas de musicalização e informação contra o coral, chamada de Música para o Amanhã, uma iniciativa de terapia de som hospitalar no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Na atuação direta com músicos, a OFiC realiza apresentações didáticas e apresentações extramuros em seus diversos núcleos sociais em Palhoça, local onde se encontra a sede da orquestra.
As atividades musicais têm como objetivo a formação de novas plateias e a democratização de acesso à cultura por meio de performances voltadas a escolas municipais e estaduais da região, além do público sênior residente de asilos da cidade. Até outubro de 2024, foram 84 apresentações sociais para mais 5.040 pessoas, entre crianças, jovens e idosos. Quatro apresentações a 500 estudantes da rede pública de ensino e, 200 horas de aulas musicalização e canto de coral para 50 meninos e meninas em vulnerabilidade social.
A Filarmônica Catarinense promove a excelência musical por meio de um padrão internacional na seleção de músicos e uma carga horária semanal completa, incluindo ensaios de naipe e prática orquestral. Oferece intercâmbio artístico com uma variedade de maestros e solistas convidados, de carreira internacional, enriquecendo a diversidade de ideias.
A OFiC inova no formato dos programas musicais temáticos, envolvendo a plateia e convidando os ouvintes a participarem no processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.
Desse forma, 0a Orquestra valoriza a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solo e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.
17/12/2024 – terça-feira | 20h
Auditório Garapuvu – Cento de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Abertura do auditório: 19h30
Ingresso solidário: a apresentação terá caráter solidário, promovendo a arrecadação de itens de higiene pessoal para doação.
Cada ingresso poderá ser retirado mediante a entrega de um donativo (sabonete, shampoo, condicionador, absorvente, desodorante, pasta de dente, escova de dente, escova de cabelo, entre outros).
Os ingressos serão distribuídos somente de forma antecipada de 09 de dezembro, segunda-feira até 17 de dezembro, terça-feira, ou enquanto houver disponibilidade.
A retirada ocorre das 9h às 17h na Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), localizada nos fundos do Centro Cultura e Eventos da UFSC.
Atenção: Excepcionalmente, na quarta-feira, 11 de dezembro a entrega ocorrerá no balcão de informações localizado no piso térreo do Centro de Cultura e Eventos.
Será permitida a retirada de até duas entradas por pessoa e não serão permitidas reservas.
Mais informações: Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) | 48 3721-2376
Classificação: livre
👍 Evento acessível: intérprete de Libras
Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br
Uma das bandas mais respeitadas de Santa Catarina, Dazaranha, celebra os 64 anos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a apresentação de sua nova turnê, “Ícones”, um show que promete revisitar as músicas que marcaram sua trajetória e apresentar novas composições que refletem a evolução do grupo.
Formada pelos músicos Chico Martins, Moriel Costa, Gerry Costa, Fernando Sulzbacher, Dinho Stormowsky, Adauto Charnesky e JC Basañez, a banda teve seu hit “Vagabundo Confesso”, de 1998, regravado por diversos artistas.
A canção se tornou um verdadeiro hino catarinense e projetou Dazaranha além das fronteiras do estado, consolidando seu reconhecimento musical brasileiro. Ao longo de sua carreira, a banda Dazaranha construiu um legado de sucessos e parcerias de peso como Lenine, Digão (Raimundos) e mais recentemente, Vitor Kley.
A parceria com a Midas Music, iniciada em 2020 sob a tutela de Rick Bonadio, rendeu sucessos como “Flutuar”, “Deixa Acontecer”, “Navegador” e “Como o Céu e o Mar”, consolidando ainda mais o nome Dazaranha no mercado. O álbum “Dazaranha 30 Anos”, lançado em 2022, celebrou suas três décadas nos palcos e pavimentou o caminho para o próximo capítulo da banda.
Agora, a turnê “Ícones” surge como uma homenagem às raízes do grupo e às influências que formaram seu estilo único. A apresentação incluirá músicas que são pilares de sua identidade musical. Os fãs podem esperar novidades ainda este ano, com um novo álbum e novas composições.
18/12/2024 – quarta-feira | 19h
Igrejinha da UFSC – Rua Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Entrada gratuita por ordem de chegada a partir das 18h – capacidade 50 lugares
Classificação: livre
Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br
O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na quarta-feira, dia 18 de dezembro, às 19h, o recital do violinista Pedro Bernardo. O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Pedro Bernardo é violista em formação pelo Bacharelado em Viola na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com conclusão prevista para 2025, sob orientação do professor Leonardo Piermartiri. Também é formado no Curso de Prática de Orquestra do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), onde atuou de 2017 a 2023 e permanece como integrante da Orquestra Experimental. Atualmente, Pedro é chefe de naipe nas Orquestras de Câmara do CESCB e Sinfônica de Caçador, onde coordena a seção de violas e realiza solos, incluindo a interpretação da “Sinfonia Concertante” de Mozart. Sua carreira inclui apresentações como músico na Orquestra Blumenau Filarmônica, na Orquestra Acadêmica da Udesc e no Quarteto de Cordas Cruz e Sousa, além de colaborações como convidado em grupos como Camerata Florianópolis e Orquestra Sinfônica de Santa Catarina. Como solista, destacou-se nas execuções da Sonata Arpeggione (2022) e do Concerto de Hoffmeister (2023). Participou de festivais nacionais e internacionais, como FEMUSC, Festival Internacional Música na Serra e Fiato al Brasile, onde foi bolsista em 2020. Também é professor de violino e viola em projetos e aulas particulares, unindo sua experiência artística à educação musical.
>> Programa
Rebecca Clarke, “Sonata para Viola e Piano” (1919)
A Sonata para Viola e Piano de Rebecca Clarke (1919) é uma das obras mais importantes do repertório de música de câmara do século XX. Com influências do impressionismo e do pós-romantismo, foi composta para um concurso da Elizabeth Sprague Coolidge Foundation. Dividida em três movimentos, a peça explora o diálogo entre viola e piano, destacando as possibilidades expressivas e técnicas de ambos os instrumentos. Com contrastes de intensidade e riqueza harmônica, a sonata mostra o estilo único e criativo de Clarke
Johannes Brahms, “Sonata n.1 para Viola e Piano”, op. 120 n.1 (1894)
A Sonata n.º 1 para Viola e Piano, Op. 120, de Johannes Brahms, foi composta em 1894 como parte de um conjunto de duas sonatas originalmente escritas para clarinete e adaptadas para viola pelo próprio compositor. Estruturada em quatro movimentos, a obra segue o modelo clássico: Allegro appassionato, Andante un poco Adagio, Allegretto grazioso e Vivace. Escrita em fá menor, a sonata apresenta uma escrita detalhada que explora as capacidades técnicas da viola, equilibrada com a riqueza harmônica do piano. Foi dedicada a Richard Mühlfeld, clarinetista que inspirou Brahms em suas últimas obras de câmara.
Radamés Gnattali, “Concerto para viola e Orquestra de Cordas” (1967)
O Concerto para Viola e Orquestra de Cordas de Radamés Gnattali, composto em 1967, é uma obra que mescla elementos da música erudita com estilos populares brasileiros. Caracterizada por sua instrumentação reduzida — viola solo e orquestra de cordas —, a peça explora uma linguagem musical que integra influências como o tango, a seresta, o jazz e ritmos tradicionais brasileiros, como a marchinha de carnaval. Gnattali utiliza a viola de forma expressiva e técnica, destacando sua capacidade de diálogo com as cordas e criando passagens rítmicas e melódicas sofisticadas. A obra representa uma importante contribuição para o repertório de viola, celebrando a interação entre a tradição clássica e os gêneros populares no estilo único do compositor.