Agenda Cultural
O Ciné-club Lumière promove a exibição da comédia As Aventuras de Molìere, dirigida por Laurant Tirard, na próxima terça-feira, 18 de abril, às 19h, na sala 108 do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no Campus de Florianópolis. O evento, que inclui também um debate, faz parte do projeto de extensão O cineclube como espaço de formação em língua e cultura estrangeiras, que tem como proposta promover a língua francesa por meio do cinema. A sessão é gratuita, e será dado certificado de participação de três horas.
Molière é um jovem dramaturgo que zomba da nobreza em suas peças teatrais, entretendo a baixa classe francesa. O tempo passa, e, a cada dia, sua trupe se torna mais popular entre os pobres. Ele acaba sendo preso por não pagar as taxas obrigatórias ao governo. Seu destino muda quando um aristocrata, Monsieur Jourdain, paga sua dívida em troca do uso dos talentos do escritor para cortejar a bela jovem Célimène.
O Ciné-club Lumière busca criar um espaço de discussão e construção de conhecimentos a partir de questões culturais presentes nos filmes, da reflexão sobre elementos artísticos e formais da linguagem cinematográfica e do contato com a diversidade da língua francesa, presente em diferentes países, cada um com suas particularidades e identidades. O projeto também serve como um meio de divulgação e facilitação de acesso a obras que não figuram no circuito comercial de cinemas da região nem na programação televisiva e de streaming.
:: Serviço
Quê: Ciné-club Lumière exibe As Aventuras de Molìere
Quando: terça-feira | 18/04/2023 | 19h
Onde: sala 108 | bloco D | Centro de Comunicação e Expressão (CCE)
Mais informações: cine_club_lumiere
Texto: Agecom/UFSC
O filme faz parte da programação dos eventos do Abril Indígena UFSC 2023, em diálogo com o movimento de luta “Abril Indígena”, que ocupa Brasília todos os anos para reivindicar os direitos garantidos aos povos originários pela Constituição Federal de 1988. O direito à educação é uma das pautas fundamentais e a UFSC visa fomentar neste mês o debate, fortalecendo as ações institucionais para a permanência estudantil e a interculturalidade.
Sinopse:
Uma imersão na espiritualidade presente no cotidiano dos Mbya-Guarani da aldeia Koenju, em São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul.
Para comemorar o Dia Internacional da Dança (29 de abril) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte, juntamente com o Departamento de Artes do Centro Comunicação e Expressão (CCE) e com o Departamento de Educação Física do Centro de Desportos (CDS), promovem na próxima quinta-feira, 27 de abril, o acesso livre e gratuito a oficinas que contemplam diversas linguagens da dança.
São diversas oficinas livres que serão oferecidas gratuitamente no CDS, CCE, além de espaços alternativos no campus da UFSC. A ação objetiva promover a interação e difusão de saberes e fazeres no campo da dança, buscando contribuir para o enriquecimento das experiências corporais e o compromisso com à pluralidade cultural.
Programação especial Dia Internacional da Dança | 27/04 | quinta-feira:
Programação especial Dia Internacional da Dança | 27/04 | quinta-feira:
>> 10h às 11h30min. | Introdução ao Contato Improvisação | Sala 208 Bloco D – CCE | com: Kelly Elizabeth Lincoln
>> 12h às 13h15min. | Jazz Funk| espaço aberto – Varandão do CCE | com: Bruna Letícia de Borba
>> 13h30min. às 14h45min. | Floorwork | Sala de Dança A (CDS) | com: Luisa Krakhecke Amaro
>> 14h30min. às 15h45min. | Sapateado | Sala de Dança B (CDS) | com: Aurora De Santis
>> 15h às 16h | Samba no Pé | espaço aberto – Reitoria I | com: Vanderlan da Costa Júnior
>> 16h às 17h | Forró | espaço aberto – Varandão do CCE | com: Bruna Fernandes e Iana de Araújo Fonteles
>> 17h às 17h10min | Ensaio aberto | espaço aberto – Varandão do CCE | com: Projeto de extensão Compondo Gestos
>> 17h15min. às 18h45min. | FrutÁfrica corpos que pulsam na conexão da dança e percussão! | Hall externo do Centro de Cultura e Eventos | com: Abou Sidibèu
Origem do Dia Internacional da Dança
O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês. Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.
Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.
A data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança!
A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia Internacional da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.
:: Serviço
O quê: Dia Internacional da Dança na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Quando: 27/04/2023 | quinta-feira | a partir dás 10h
Onde: diversos locais da UFSC
Informações: diadadancaufsc2023@gmail.com
Texto: divulgação SeCArtE/UFSC, com informações dos organizadores e CALENDARR Brasil
Dando continuidade à curadoria sobre pós-humanismo, o Cinema Mundo exibirá em 27 de abril, quinta-feira, às 18h30, no Auditório Elke Hering, o filme High Life: uma nova vida (Claire Daines, 2018). Neste longa-metragem de ficção científica, a narrativa gira em torno de um grupo de criminosos que aceitam trocar suas respectivas penas pela participação em uma missão que estuda fontes de energias alternativas. Em meio à missão, no entanto, o número de tripulantes vai diminuindo, deixando um pai e sua filha isolados no espaço sideral. A atividade é gratuita e aberta à comunidade.
Sobre os convidados para o debate:
Cristiano dos Passos
É doutor em Estudos da Tradução pelo Programa de Pós-graduação em Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo obtido o título de mestre em Literatura e o grau de licenciatura em Letras pela mesma instituição. Trabalha como revisor e tradutor na Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC). É baterista e cantor do grupo D’Bregas Drama Band.
George Ayres Mousinho
É professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Inglês e Literatura Correspondente da Universidade Federal de Santa Catarina. Seus trabalhos como artista digital podem ser vistos no site Art Station.
:: Serviço
O quê: Cinema Mundo exibe o filme High Life: uma nova vida
Quando: quinta-feira | 27/04/2023 | 18h30
Onde: Auditório Elke Hering | Biblioteca Universitária Central (BU)
Informações: cinemamundo.cce.ufsc.br | instagram.com/cinemamundo.ufsc
O Cine Paredão exibe, nesta sexta-feira 28/04, uma mostra de curta-metragens da diretora Sara Gómez, e reprisa seu único longa-metragem, “De Cierta Manera”. O filme faz parte da mostra “O Cinema Cubano de Sara Gómez”, que está sendo exibida durante o mês de abril.
Apresentação da mostra de curtas:
Sara Gómez, também conhecida como Sarita, foi uma brilhante e precoce diretora de cinema cubana. Seus primeiros curta-metragens são expressão de sua visão dos impactos da revolução cubana sobre o seu território-casa. Foram lançados quando Sarita estava na faixa dos 20 anos: fortes e politizados, são marca do tempo em que viveu. Em tela, as transformações de tradições e valores de uma Cuba em movimento. Ainda que com um foco difuso, a Sarita lhe importava observar o papel da mulher na sociedade, por isso, seu cinema nos soa tão atual.
Sinopse – De Cierta Manera:
De Cierta Manera é um filme de drama romântico cubano de 1974. Dirigido por Sara Gómez, o filme mistura cenas documentais com uma história fictícia que aborda os bairros pobres de Havana logo após a Revolução Cubana de 1959. O filme ilustra a história antes do processo de desenvolvimento em Cuba. Demonstra como demolir favelas e construir assentamentos modernos não muda imediatamente a cultura dos habitantes. Gómez concluiu as filmagens com Mario Balmaseda e Yolanda Cuellar pouco antes de sua morte; o trabalho técnico foi finalizado por Tomás Gutiérrez Alea, Julio García-Espinosa e Rigoberto López antes de seu lançamento póstumo.
O quê: Cine Paredão apresenta MOSTRA DE CURTAS + DE CIERTA MANERA, de Sara Gómez
Onde: Bosque do CFH/UFSC (Em caso de chuva, no Auditório do CFH)
Quando: Sexta-feira | 28/04 | 19h
O curso de Letras Alemão exibe, nesta sexta-feira, 5 de maio, o filme Gundermann (2018). A sessão ocorre a partir das 18:45, de maneira gratuita e aberta a toda a comunidade, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no Campus de Florianópolis. A atividade faz parte do Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino).
O Filme em questão, é um musical biográfico baseado na vida do cantor e compositor da Alemanha Oriental Gerhard Gundermann. Dirigido por Andreas Dresen e escrito por Leila Stiehler, Gundermann estreou em 23 de agosto de 2018 e ganhou seis prêmios no German Film Awards 2019, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator. Assista ao trailer do filme.
Sinopse:
Da aclamação artística como músico até problemas judicias por envolvimento com organizações perigosas, o músico Gerhard Gundermann (Alexander Scheer) passou por histórias inacreditáveis durante toda sua vida. Considerado um poeta idealista, ele chegou ao estrelato em passos curtos, e na trajetória foi espião do Serviço de Inteligência da Alemanha Oriental e esteve também sob duras investigações.
Ficha técnica:
Duração: 2h 07min
Gênero: Drama, Biografia
Direção: Andreas Dresen
Roteiro: Laila Stieler
*Legendado em português
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
Nesta terça-feira, 09/05, será exibido o quarto filme do “Festival Fora do Padrão”, do projeto Fora do Circuito. A exibição contará com o crítico filme soviético “Nós somos do Jazz” (1983). Contrários à repressão ao estilo originário dos EUA, um grupo de soviéticos realiza turnês do estilo representante das classes trabalhadoras estadunidenses. A sessão é gratuita e inicia às 19h no auditório localizado no segundo piso da Biblioteca Universitária (BU).
Ficha técnica:
Duração: 89 minutos
Gênero: Comédia Musical
Direção: Karen Shakhnazarov
Roteiro: Aleksandr Borodyansky e Karen Shakhnazarov
Sobre o projeto
De 28 de março a 4 de julho, o auditório da Biblioteca Universitária da UFSC (BU) recebe o Festival Fora do Padrão, em que são apresentados filmes que abordam o tema da divergência comportamental. Da recusa ao casamento forçado, até o assassinato em série, passando por temas como a homossexualidade, traição e bigamia, o festival procura apresentar a diversidade de ações possíveis, sob uma miríade de possibilidades narrativas.
Fora do Circuito é um projeto de exibição gratuita de filmes fora do circuito comercial de cinema. Nele, são exibidos filmes de diversos países, com diversas temáticas e linguagens. Os filmes são selecionados dentro de festivais temáticos, que podem ser acessados através do site.
O filmes são exibidos no Auditório Elke Hering, no segundo piso da Biblioteca Central do campus Trindade da UFSC. O ingresso é por ordem de chegada e o espaço abriga confortavelmente até 80 pessoas.
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O projeto de extensão O cineclube como espaço de formação em língua e cultura estrangeiras promove exibição e debate do filme Madame Bovary, no dia 9 de maio, terça-feira, das 19h às 21h30, na Sala de projeção do LEC (Sala 108), Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Bloco D, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Campus de Florianópolis. O projeto de extensão tem como proposta promover a língua francesa por meio do cinema. A sessão é gratuita, e será dado certificado de participação de três horas.
Sinopse
Emma (Isabelle Huppert) é uma jovem camponesa que aspira coisas melhores na vida. Ela então se casa com um rico médico, Charles Bovary (Jean-François Balmer), que conheceu quando ele foi cuidar de seu pai quando este quebrou a perna, apenas para obter ascensão social. Charles, além de ser mais velho, é bem metódico. À medida que cresce a intimidade de suas vidas, um crescente desapego distancia Emma do marido, pois as conversas dele eram planas como o chão e isto a entedia. Sentindo um claro desprezo por seu marido, Emma passa a ter amantes e fazer grandes dívidas. Adaptação cinematográfica da magnum opus de Gustave Flaubert.
O cineclube como espaço de formação em língua e cultura estrangeiras configura-se como um espaço de debate e formação, no qual se cria um espaço de discussão e construção de conhecimentos, seja a partir de questões culturais presentes nos filmes, da reflexão sobre elementos artísticos/formais da linguagem cinematográfica, ou do contato com a diversidade da língua francesa, presente em diferentes países, cada um com suas particularidades e identidades. Por fim, o cineclube também serve como um meio de divulgação e facilitação de acesso a obras que não figuram no circuito comercial de cinemas da região nem na programação televisiva/streaming.
Ficha técnica:
Direção: Claude Chabrol
Gênero: Drama
Ano: 1991
Duração: 136 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
*Filme legendado em português
Mais informações: @cine_club_lumiere
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O Serviço de Apoio à Amamentação da Universidade Federal de Santa Catarina (SAAM/UFSC) é responsável pelo evento CineMãe – Entretenimento para mães com bebês pequenos, que fará a exibição do longa-metragem “Radioactive” na próxima quinta-feira, 11 de maio, às 9h, no Auditório Bloco E do Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
A sessão de cinema é para mães de bebês pequenos, até 12 meses. O filme é de temática adulta, o entretenimento é para as mães, mas em ambiente especialmente preparado para receber os bebês. O auditório contará com um trocador de fraldas e estacionamento de carrinhos, ar condicionado em temperatura amena, som em volume adequado e ambiente com luz indireta. Crianças maiores também podem participar, conforme a classificação etária do filme. Mais informações no site do SAAM.
O filme narra a vida de Marie Curie, “mãe” da radiação, e mostra as dificuldades e genialidade da trajetória de uma das cientistas mais importantes da história. A biografia aborda o papel das mulheres nas ciências as consequências da descoberta de Curie para a medicina, a indústria e a guerra.
Sinopse:
Devota da ciência, Marie (Rosamund Pike) sempre enfrentou dificuldades em conseguir apoio para suas experiências devido ao fato de ser uma mulher. Ao conhecer Pierre Curie (Sam Riley), ela logo se surpreende pelo fato dele conhecer seu trabalho, o que a deixa lisonjeada. Logo os dois estão trabalhando juntos e, posteriormente, iniciam um relacionamento que resultou em duas filhas. Juntos, Marie e Pierre descobrem dois novos elementos químicos, rádio e polônio, que dão início ao uso da radioatividade.
Ficha técnica:
Duração: 1h 50min
Gênero: Drama
Direção: Marjane Satrapi
Roteiro: Jack Thorne
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos
*Legendado em português
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O professor Howard J. Resnick, doutor em sânscrito e mestre em bhakti-yoga, estará em Florianópolis para lançar o programa de distribuição da literatura clássica da cultura indiana em Universidades Brasileiras. O projeto intitulado Bhagavad-Gita em Universidades Brasileiras, tem como objetivo promover intercâmbios éticos, sociais e espirituais, de modo a favorecer diálogos e leituras com algumas das heranças da cultura sincrética brasileira.
No dia 11 de maio, o professor irá ministrar a palestra A tradução dos escritos em sânscrito no século XXI na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), às 16h, no Auditório Elke Hering – Biblioteca Central UFSC. O professor é reconhecido por traduzir a obra Bhagavad Gita, livro sagrado do hinduísmo, a mais conhecida obra da literatura sânscrita.
Além da palestra na UFSC, o professor promove um debate no Museu da Escola Catarinense e participará do programa Mantra-Yoga. Ademais, o Centro Cultural Veras acolhe o professor em duas ocasiões para estudos sobre o contexto geopolítico da Bhagavad-Gita, assim como abordagens filosóficas dessa literatura multimilenar da Índia.
Sobre o autor
Howard J. Resnick tem acompanhado milhares de praticantes de bhakti-yoga em todas as partes do mundo. Depois de assistir à palestra de seu mestre, A.C. Bhaktivedanta Swami (Calcutá, 1896 – Vrindavana, 1977), na Universidade da Califórnia, no final da década de 1960, foi iniciado na tradição do vaishnavismo gaudiya. Em 1996, obteve o título de doutor em sânscrito e indologia pela Universidade de Harvard, quando iniciou a traduzir o Mahabharata, obra literária reconhecida como o maior poema épico da história da humanidade, dentro da qual a Bhagavad-Gita ocupa um capítulo central.
Sobre o projeto
Resultado de uma rede de colaboradores e membros da comunidade de bhakti-yoga do Brasil, em colaboração com o projeto editorial que publica as palestras e os escritos do professor Dr. Resnick em português, espanhol, hebraico, francês, alemão e italiano, o programa Vedas Veras inaugura sua principal missão, qual seja, distribuir conhecimento ancestral dos Vedas e, com isso, iniciar diálogos transculturais ancorados em debates contemporâneos. Trata-se de um programa editorial e educativo do Centro Cultural Veras, associação de direito privado sem fins lucrativos, reconhecida como utilidade pública no Município de Florianópolis. Estando em constante elaboração, a rede Vedas Veras conta com a presença de pesquisadores e agentes culturais de diferentes partes do mundo.
Confira a programação completa:
- A Bhagavad-Gita em contexto: geopolítica e filosofia de um clássico dos Vedas
10 de maio, 18h às 20h30
Museu da Escola Catarinense
Rua Saldanha Marinho, 196, Centro – Florianópolis – SC
12 de maio, 18h às 20h30
Sala Bhakti & Vedanta do Centro Cultural Veras
Rua Vera Linhares de Andrade, 2064, Córrego Grande – Florianópolis – SC
13 de maio, 18h às 20h30
Sala Bhakti & Vedanta do Centro Cultural Veras
Rua Vera Linhares de Andrade, 2064, Córrego Grande – Florianópolis – SC
- A tradução dos escritos em sânscrito no século XXI
11 de maio, às 16h
Auditório Elke Hering – Biblioteca Central da UFSC
Campus Universitário, Acesso Trindade (Rua Delfino Conti), Setor D – Florianópolis – SC
Mantra-Yoga Especial
14 de maio, a partir das 16h
Espaço de práticas de Yoga do Caapora
Av. Pequeno Príncipe, 1202, Campeche – Florianópolis – SC
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Na próxima sessão do Cinema Mundo, a interface de aproximação proposta pela curadoria para tratar do pós-humanismo será a deficiência. O cineclube exibirá em 11 de maio, quinta-feira, às 18h30, o filme “37 segundos” (Hikari, 2019).
Neste longa-metragem de drama, feito pela diretora japonesa Hikari, acompanhamos a trajetória da jovem Yuma, artista gráfica de mangá que, vivendo com paralisia cerebral, busca uma vida mais autodeterminada e menos capacitista nos espaços em que transita.
Ficha Técnica:
Direção: Mitsuyo Miyazaki
Gênero: Drama
Ano: 2019
Duração: 1h 55 min
Sobre os/as convidados/as para o debate:
Lucas Vinicio Stank da Silva é pesquisador e jornalista. Atuou como assessor de comunicação social da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Bianca Costa Silva de Souza é mestre em Educação (UFSC), especialista em Educação Especial Inclusiva (Universidade Gama Filho) e licenciada em Pedagogia (UFSC). Atua na Coordenadoria de Acessibilidade Educacional/Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidades da UFSC.
Sobre o mediador:
Daniel Serravalle de Sá, coordenador convidado do Cinema Mundo, é professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisa na área de literatura e outras artes, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica literária e cultural, literatura e história, análise de filmes.
O Cinema Mundo há 11 anos promove debates interdisciplinares sobre curadorias diversas e instiga a produção de conhecimento horizontal em suas sessões comentadas. Para saber mais, acesse o site do projeto.
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>> Serviço
O Quê: Exibição do filme “37 segundos”
Quando: 11/05, quinta-feira
Onde: Auditório Elke Hering | BU
Quanto: evento gratuito e aberto à comunidade
Informações: @cinemamundo.ufsc
O projeto “Livro na Praça”, uma iniciativa da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), realiza nessa sexta-feira, 12 de maio, um encontro com a professora Zilma Gesser Nunes e o também professor Jair Fonseca, ambos do do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV). O tema é Cruz e Sousa: a negritude na obra do poeta negro.
A Professora e pesquisadora, Zilma, foi organizadora da obra “Negro – Cruz e Sousa”, lançada em 2019, um conjunto de textos nos quais o poeta simbolista exprime sua condição de negro e a consciência da negritude.
Além da conversa, também haverá uma apresentação musical com duo La guitarra Encantada, de Igor Tomé e Victor Carrara, e uma apresentação de poesia, com JB Costa. O evento é gratuito e aberto à comunidade, realizado na Igrejinha da UFSC, às 18h.
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O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o filme “Sweet Sweetback’s Baadasssss Song”, do diretor Melvin Van Peebles. A sessão será na sexta-feira, dia 12 de maio, às 20h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), ou no auditório do CFH em caso de chuva. A sessão faz parte da mostra Blaxploitation que está sendo exibida durante o mês de maio.
Sobre o projeto
O projeto Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes de difícil acesso ao público. As obras apresentadas têm caráter não comercial e proporcionam a pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizadas ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, no Bosque do CFH/UFSC.
Sobre o filme
Obra-prima e precursora do movimento blaxploitation, Sweet SweetBack, impressionou pela originalidade, dando a Melvin Van Peebles o status de “autor” de cinema independente. Ele dirigiu, escreveu, produziu, atuou e criou a trilha sonora. O filme de drama policial estadunidense, de 1971, apresenta Sweetback (Melvin Van Peebles), um malandro que ganha a vida como ator pornô, e que precisa fugir das autoridades após atacar dois policiais racistas que agrediam covardemente um jovem negro.
Ficha técnica
Duração: 97 min
Gênero: Drama Policial
Roteiro e Direção: Melvin Van Peebles
Classificação: 18 anos
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O projeto O cineclube como espaço de formação em língua e cultura estrangeiras (Ciné-clube Lumierè) exibirá o filme Hiroshima, meu amor (1959), na próxima terça-feira, 16 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A mostra será na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), às 19h. A proposta do projeto é promover o aprendizado da língua francesa por meio do cinema. Além da exibição, haverá um debate sobre o filme.
O filme conta a história de um caso amoroso entre um arquiteto japonês (Eiji Okada) e uma atriz francesa (Emmanuelle Riva), que está em Hiroshima participando de um filme sobre a paz. Além de amantes, eles também se tornam confidentes, o que traz a memória de uma história, nunca contada antes, do primeiro amor dela. O filme explora a natureza da memória, da experiência e da representação. Para mais informações, acesse o Instagram do Cinèclube Lumière.
O evento é aberto ao público e não é necessário realizar inscrições.
Ficha técnica:
Título: Hiroshima, mon amour
Ano: 1959
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 12 anos
Duração:1h 28min
Direção: Alain Resnais
Roteiro: Marguerite Duras
*Filme legendado em português
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A Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a sexta edição do “Cura ou Não Cura” na quarta-feira, 17 de maio. O evento contará com um debate após a exibição do filme “Selma depois da chuva”. A atividade terá participação especial de Selma Bastos, assessora de políticas públicas para pessoas LGBTQIA+ da Prefeitura Municipal de Florianópolis e inspiração para o filme.
No dia 17 de maio, é celebrado o Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia, data que marca a exclusão das homossexualidades da Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1992.
Sobre o filme
Selma é uma mulher trans que construiu sua vida afastada da família. Ela recebe um chamado para ir ao encontro de sua mãe, que sofre de Alzheimer. Nesse encontro, perdidas entre memórias confusas, as duas mulheres lembram dores e desejos esquecidos, e revisitam culpas e afetos perdidos.
Ficha técnica
Duração: 12 minutos
Direção: Loli Menezes
Roteiro: Renato Turnes
Classificação indicativa: livre
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O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta os filmes Coffy e Foxy Brown, do diretor Jack Hill. A sessão será na sexta-feira, dia 19 de maio, às 19h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), ou no auditório do CFH em caso de chuva. A sessão faz parte da mostra Blaxploitation que está sendo exibida durante o mês de maio. BLAXPLOITATION é o movimento cinematográfico estadunidense das décadas de 60-70 que buscava formar um cinema feito por negros, para negros e sobre negros.
Sobre o projeto
O projeto Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes de difícil acesso ao público. As obras apresentadas têm caráter não comercial e proporcionam a pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizadas ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, no Bosque do CFH/UFSC.
Sobre os filmes
Coffy (1973)
Depois de perder a irmã para as drogas, a enfermeira Coffy decide fazer justiça com as próprias mãos. Ela se disfarça como garota de programa para se aproximar do mundo do crime e eliminar os chefes do tráfico.
Direção: Jack Hill
Duração: 91 min
Classificação 16 anos
Foxy Brown (1974)
Após seu namorado policial ter sido assassinado por criminosos durante uma operação na qual estava infiltrado, Foxy Brown busca vingança. Ela se disfarça como garota de programa para acabar com os bandidos que fizeram isso com ele.
Direção: Jack Hill
Duração: 94 min
Classificação: 16 anos
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O documentário “O Fascismo de todos dias”, de Mikhail Romm, será exibido no dia 22 de maio, segunda-feira, às 18h30, pelo Cineclube 757 no Teatro Carmen Fossari, bairro Trindade, em Florianópolis. A exibição é parte da série de encontros sobre fascismos, que teve início com o debate sobre o documentário “Noite e Neblina”, de Alain Resnais, no dia 17 de abril.
Sobre o documentário
Intercalando imagens do presente (1965) e material capturado do arquivo do Ministério de Propaganda do III Reich, da coleção pessoal de Hitler e fotografias apreendidas de soldados alemães da SS, Mikhail Romm, diretor e também narrador do filme, desenvolve uma aguda reflexão sobre a natureza do fascismo, enquanto reconstrói a trajetória de sua ascensão e queda.
Sobre o Cineclube 757
O Cineclube 757 é Idealizado por servidores ligados à Secretaria de Educação a Distância (Sead), ao Departamento Artístico e Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professores da Apufsc-Sindical e Movimento Humaniza SC. A ideia é realizar mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas realizadas em audiovisual, lançamentos de obras fílmicas, debates, discussões e ciclos temáticos. Todas as exibições serão seguidas de debates sobre o filme.
Programação
22/05 | “O Fascismo de todos dias”, de Mikhail Romm (1965/2horas10min/PB)
19/06 | “O ovo da serpente”, de Ingmar Bergman (1977/120min/Cor)
10/07 | “De Caligari a Hitler”, de Rüdiger Suchsland (2014/1hora58min/PB)
O Projeto CineBuñuel retoma, no dia 22 de maio, às exibições de filmes hispânicos e latino-americanos, com o longa-metragem argentino Tempo de revanche (Tiempo de revancha – 1981), de Adolfo Aristarain. A sessão será na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A exibição será com áudio original e legendas em português, na segunda-feira, às 19:00, com entrada franca.
Tempo de revanche, lançado durante a última ditadura civil-militar, é uma alegoria sobre os presos políticos e desaparecidos naquela fase da história argentina. A denúncia que o filme realiza, face à censura e repressão política vigente na época, faz-se através da utilização de vários elementos simbólicos: desde o próprio título, às características do enredo e à aposta no confronto do protagonista com uma empresa poderosa, à presença de explosivos, morte e perda da fala.
Sobre o projeto
Sobre o filme
Pedro Bengoa é um trabalhador de mineração especializado em explosivos. Ex-sindicalista, ele é contratado numa pedreira que pertence a uma poderosa multinacional. Bengoa percebe que a empresa viola as leis impunemente, acabando com as vidas de muitos trabalhadores. Di Toro, um velho amigo e companheiro de trabalho, propõe um plano de vingança contra a empresa.
Ficha técnica
O projeto O cineclube como espaço de formação em língua e cultura estrangeiras (Ciné-clube Lumierè) exibirá o filme Germinal (1983) na próxima terça-feira, 23 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A mostra será na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), às 19h. A proposta do projeto é promover o aprendizado da língua francesa por meio do cinema. Após a exibição, haverá um debate sobre o filme.
A organização disponibilizará certificado de três horas aula.
Germinal conta a história de um jovem desempregado que se estabelece em Montsou, na Nova Aquitânia. Lá, o rapaz se torna mineiro e descobre um mundo de homens condenados a sofrer pela falta de dinheiro. Com os problemas, ele acaba se comprometendo com as causas socialistas.
Ficha técnica
Direção: Claude Berri
Ano: 1993
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 2h 40min
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
Em celebração aos 50 anos do filme Amarcord, dirigido por Federico Fellini, o Centro Integrado de Cultura (CIC), em colaboração com o departamento de Línguas e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe a versão restaurada do filme italiano (com legendas em português) em Florianópolis.
A sessão será na terça-feira, 23 de maio, às 19h30, no Cinema Gilberto Gerlach, no CIC. Para participar, basta retirar o ingresso no local meia hora antes da exibição. Após a projeção, haverá um debate com Antonio Cava, estudioso de Fellini e organizador de festivais cinematográficos em Curitiba. A data marca também a volta do Cineclub Italiano que, quinzenalmente, vai apresentar, ao público de Florianópolis, filmes, debates e encontros com representantes da cultura italiana. A iniciativa da colaboração entre CIC e departamento de Línguas e Literatura Estrangeira é do professor Sergio Romanelli.
Sobre o filme
Em uma cidade italiana, o jovem Titta está sempre aprontando com seus amigos e observa várias personalidades excêntricas locais que se comportam de forma absurda. Em constante conflito com seu pai severo e sempre defendido por sua adorada mãe, Titta é testemunha das ações de personagens variados, entre eles, membros de sua família, fascistas e mulheres sensuais.
Ficha técnica
Gênero: Comédia Dramática
Direção: Federico Fellini
Roteiro: Federico Fellini e Tonino Guerra
Duração: 2h 07min
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Na próxima sessão do Cinema Mundo, o pós-humanismo terá como ponto de foco as temporalidades de uma narrativa de drama distópico. O cineclube exibirá nesta quinta-feira, 25 de maio, às 18h30, o filme “Cities of last things” (Wi Ding Ho, 2018). Neste longa-metragem, um enredo distópico que se desenrola em cronologia inversa, um homem com um passado complicado vinga-se dos indivíduos que o prejudicaram décadas atrás. A exibição comentada será no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU), a atividade é gratuita e aberta à comunidade.
Sobre os/as convidados/as para o debate:
Atílio Butturi é professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. É doutor e mestre em Linguística (UFSC), com graduação em Letras (UEPG).
Sabrina Moura Aragão é professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina. É doutora em Estudos da Tradução (USP), mestra em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos (USP), com graduação em Letras (USP).
O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o filme “Ganja & Hess” do diretor Bill Gunn. A sessão será na sexta-feira, dia 26 de maio, às 20h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), ou no auditório do CFH em caso de chuva. O último filme integra a mostra Blaxploitation desse mês de maio. Blaxploitation é o movimento ciematográfico estadunidense das décadas de 60-70 que buscava formar um cinema feito por negros, para negros e sobre negros.
Sobre o filme
Com uma nova proposição narrativa e estética sobre o vampirismo como alegoria de classe e de raça, Ganja & Hess revela o horror da questão racial nos EUA; negros têm seu sangue sugado por seu trabalho, mas nunca o direito de morrer.
“Sempre estive levemente ciente da injustiça que o artista negro sofre ao tentar criar em um mundo branco. Mas eu estava enfurecido e perto da insanidade por causa das injustiças cometidas contra mim e outras pessoas na sociedade norte-americana, percebendo finalmente que não poderia funcionar em tal estado sem cometer um assassinato. Passei a usar a ambição pessoal como proteção contra o que acabaria por me destruir: minha aversão apaixonada por coisas como estupidez e pobreza de espírito.”
Bill Gunn, escritor e diretor, que lançou em Nova York no 20 de abril de 1973. O filme estreou no Festival de Cinema de Cannes em 1973 e foi selecionado como um dos “Dez Melhores Filmes Americanos da década de 1970”.
Apesar de ter sido louvado no exterior, foi fortemente criticado e discriminado pela crítica estadunidense. Como forma de manifesto, resposta à crítica, Gunn escreve a carta “To Be a Black Artist” (Ser um Artista Negro).
“Tem tempos em que a crítica branca deve se calar, sentar e ouvir. Se o crítico não é capaz de ouvir e aprender, então ele não deve nem mesmo se preocupar com a criatividade negra. (…) Seus jornais e críticos devem perceber que estão condicionando o teatro e a criatividade negra com a crítica branca. Talvez, se a moda do filme negro continuar, a imprensa branca se verá frente à necessidade de contratar críticos negros. Mas se vocês puderem parar a moda, nenhuma contratação será necessária.” Bill Gunn, autor e diretor de Ganja&Hess, na carta “To Be a Black Artist,” 1973, NY.
País: Estados Unidos
O livro “Filosofia Feminista” foi organizado pelas filósofas e professoras Maria de Lourdes Borges, Susana de Castro e Márcia Tiburi. É uma publicação da Editora SENAC SP. O lançamento será na Igrejinha da UFSC no dia 30 de maio, terça-feira, às 18h. O objetivo é apresentar correntes e temas da filosofia feminista. Em relação às diversas correntes, o livro aborda a filosofia feminista universalista, a ética do cuidado, o feminismo decolonial e entre outras. Foi dado ênfase também às versões feministas das divisões tradicionais da filosofia: ética feminista, epistemologia feminista, estética feminista.
A publicação é voltada para o público interessado em filosofia feminista e feminismo, tendo o propósito de apresentar esses temas numa linguagem acessível. Há capítulos escritos por várias docentes do Departamento de Filosofia da UFSC, bem como egressas e doutorandas, que estarão presentes no lançamento.
Sobre as organizadoras
Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Fez pós-doutorado na University of Pennsylvania (1999), na Humboldt Universität (2006) e na Columbia University (2014).Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Kant, Hegel, ética, emoções e filosofia feminista. Publicou “What can Kant teach us about emotions” no The Journal of Philosophy e “Physiology and the Controlling of Affects in Kant’s Philosophy” no Kantian Review, além de vários livros e artigos sobre Kant, Hegel, ética, emoções e filosofia feminista
É autora dos livros “História e Metafísica em Hegel”, “Amor”, “Tudo o que você precisa saber sobre Ética”, “Atualidade de Hegel”, “Body and Justice”, “Razão e Emoção em Kant”; Emotion, Reason and Action in Kant (Bloombury, 2019). É organizadora do livro Filosofia: machismos e feminismos, entre outros. Foi coordenadora da pós-graduação em Filosofia da UFSC. Participa das seguintes redes internacionais de estudos kantianos: Multilateral Kant, Contemporary Kant Project, Kant in South America (KANTINSA, Horizon/Marie Curie). Foi Secretária de Cultura e Arte da UFSC e atualmente é presidente da Sociedade Kant Brasileira.
Susana de Castro possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Filosofia – Ludwig Maximilian Universität München (2003) e pós-doutorado em filosofia na CUNY Graduate Center (2015). Professora Associada do Departamento de Filosofia e do Programa em Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da UFRJ. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente com os seguintes temas: metafísica antiga (esp. Aristóteles), filosofia da educação, neopragmatismo, estudos de gênero. Coordena o laboratório Antígona de Filosofia e Gênero. Coordena o projeto de pesquisa de extensão “temas filosóficos na literatura”. Autora dos livros “Filosofia e Gênero” (2014), “Ontologia” (2008), “As mulheres das tragédias gregas: poderosas?” (2011) e “Aristóteles: uma introdução”, entre outros livros e capítulos de livros.
Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) com ênfase em Filosofia Contemporânea. Pós-doutorado em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP. É professora convidada da Universidade Paris 8. Temas de interesse: filosofia contemporânea, filosofia da linguagem, ética, estética, política e feminismo.
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações extraídas do Curriculum Lattes das organizadoras.
A área de italiano do departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC, em colaboração com o Departamento Artístico Cultural (DAC), a Secretaria de Cultura e Arte (SeCArtE), o Cinema do CIC e o Círculo Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina, promove evento aberto ao público com palestras e apresentações artístico-musicais em italiano com entrada gratuita. A programação é em referência ao 2 de junho, que marca a Proclamação da República italiana.
Programação gratuita:
Sexta-feira | 02 de Junho | Igrejinha da UFSC
10h | Abertura do evento com a Palestra on-line do professor italiano Giorgio Massei da Universidade de Macerata e da Dante Alighieri, intitulada “La festa del due giugno, tra ingua e identità nazionale”. Mediação Sergio Romanelli (UFSC), Alessandra Carioni (CIB) e Cleide Giacomelli (CIB)
11h15 | Leitura dramatizada – “La Patria”, da poetisa italiana Patrizia Cavalli com os integrantes do projeto de extensão “Do texto à cena” do Curso de Letras Italiano: Amanda Bruno de Mello, Luciáh Tavares, Mariele Tortelli, Mônica Medeiros, Paulo Minardi, Sergio Romanelli e Soraia Fachini. Tal projeto de extensão, suspenso por causa do covid desde 2020, retomou suas atividades no semestre passado coordenado pelos professores Claudia Alves, Patrícia Peterle e Sergio Romanelli.
11h40 | “Censurate” (Clássicos italianos censurados) show musical com Dhanilo Macedo (voz), Michel Antoniolli (piano), Pedro Henrique Barbosa (violão) e Sergio Romanelli (voz).
O curso de Letras Alemão promove o Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino) no dia 2 de junho, sexta-feira, das 18h50 às 21h, na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis. A atividade é aberta a toda comunidade, com a exibição de filmes em língua alemão, com legendas em português.
Os filmes são exibidos alternadamente às segundas e sextas-feiras, a cada 15 dias. A sessão é gratuita. Os participantes ganharam certificado de duas horas complementares.
O filme exibido nesta semana será Milagre de Berna (Das Wunder vom Bern), do ano de 2003, dirigido por Sönke Wortmann. O elenco conta com Peter Lohmeyer e Johanna Gastdorf. “Dois eventos marcaram a história da Alemanha no pós-2ª Guerra Mundial: a queda do Muro de Berlim e a histórica vitória da Seleção da Alemanha na Copa do Mundo de 1954, que ficou conhecido como o milagre de Berna, numa referência à cidade suíça onde ocorreu o jogo. As lembranças do jogo, que deu à Alemanha seu 1º título mundial, são mostradas através da família Lubenski, que vive na pequena cidade de Essen-Katernberg”, diz a sinopse.
>> Serviço
O quê: Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino) – Milagre de Berna (Das Wunder vom Bern)
Quando: 02/06/2023 | sexta-feira | 18h50
Onde: sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC) | Bloco D | CCE
Quanto: sessão gratuita e aberta à comunidade
O CineBuñuel, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para diferentes debates, realiza um ciclo de cinema sobre o contexto laboral e exibe, nesta segunda-feira, 5 de junho, às 19h, o longa-metragem espanhol O Bom Patrão (El Buen Patrón), de Fernando León de Aranoa. A sessão será na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema, no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público, com entrada franca.Lançado em 2021, O Bom Patrão é uma espécie de “comédia moral” ou “crónica de costumes sobre o capitalismo voraz”, como a crítica o classificou em San Sebastián. O filme traz Javier Bardem interpretando o dono de uma empresa que adota um comportamento paternalista para beneficiar-se de seus empregados. Eles aguardam a iminente visita do comitê do trabalho que avalia se a empresa merece o prêmio de excelência: tudo tem que estar em perfeita ordem quando o dia chegar. Trabalhando contra o relógio, o patrão faz de tudo para tentar resolver os problemas com os seus funcionários, cruzando todas as linhas imagináveis nesse processo.
O Bom Patrão faz parte do ciclo Trabalho e Tormento, que exibirá filmes que trazem o contexto laboral para o centro de suas narrativas. Além do longa-metragem espanhol, integram esse ciclo o documentário A Dupla Jornada, da cineasta Helena Solberg, além do curta-metragem Fábrica de Tabacos de Sara Gómez.
Será lançando na próxima terça-feira, 06 de junho, às 18h30min na Igrejinha da UFSC o livro No dia molhado faz sol, obra literária de autoria da professora e atual secretária de cultura, arte e esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Eliane Debus.
O livro No dia molhado faz sol reúne 20 poemas de versos livres que (con)versam sobre o ser e estar negro em uma sociedade que, embora plural, é marcada pelo racismo estrutural. Da força ancestral que movimenta as palavras – do passado ao presente – memórias são des(a)fiadas e, entre a singularidade daquela que tece os dizeres e a coletividade que se desenha, prenunciam tempos outros.
Eliane Santana Dias Debus possui graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Fundação Educacional de Criciúma (1991), mestrado em Literatura pela UFSC (1996), doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Bolsa Recém-Doutor (PPGE/UFSC 2001-2004) e Pós-doutorado na Universidade do Minho (Braga/Portugal). Professora da UFSC no Departamento de Metodologia de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. Atualmente é secretária de cultura, arte e esporte da UFSC. A prof.a Eliane Debus atua em diversos grupos de pesqueis relacionados a educação, literatura Infantil e juvenil em instituições de ensino no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de educação e letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, temática africana e afro-brasileira na literatura infantil e juvenil, formação de leitores, formação de professores e leitura literária.
A área de italiano do departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC, em colaboração com o Departamento Artístico Cultural (DAC), a Secretaria de Cultura e Arte (SeCArtE), o Cinema do CIC e o Círculo Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina, promove evento aberto ao público com palestras e apresentações artístico-musicais em italiano com entrada gratuita. A programação é em referência ao 2 de junho, que marca a Proclamação da República italiana.
Programação gratuita:
Terça-feira | 06 de junho | Cinema do CIC
19h | Debate e Projeção do filme “Roma Città Aperta” de Roberto Rossellini com Anna Magnani e Aldo Fabrizi, mediação Prof. Sergio Romanelli. Entrada franca (retirada dos ingressos a partir das 18h30 no Cinema)
O curso de Cinema da UFSC lança na quarta-feira, 7 de junho, um novo episódio do Antropofonia, que integra um projeto de extensão de mesmo nome. Intitulado Subtexto, o episódio compõe um seriado musical e, no seu lançamento, haverá um pocket show com Rafael Minari, compositor e cineasta de São Paulo, que retorna às suas raízes musicais como DJ. A exibição ocorre às 19h, na sala de cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
A primeira temporada do projeto foi transmitida originalmente em 2019. A transmissão e o lançamento dos episódios da segunda temporada serão todas às sextas-feiras, às 21h, no canal do YouTube do Cinema UFSC. Aos sábados, os episódios serão veiculados na TV UFSC, também às 21h, com reprise aos domingos, às 19h. A coordenação é do professor Rodrigo Garcez e de Yusanã Mignoni.
Subtexto é o novo projeto de música eletrônica de Rafael Minari, compositor e cineasta de São Paulo, que retorna às suas raízes musicais como DJ. A motivação de estabelecer uma conexão com as pessoas através dos sons é um dos pilares do subtexto, projeto que nasceu após um longo período de amadurecimento. Durante os últimos anos, Minari estudou Cinema e trabalhou como diretor, sound designer e compositor de trilhas musicais para curtas e longa-metragens.